Com a Flash, a fintech Conta Azul trouxe flexibilidade e personalização para os colaboradores
Entenda os fatores que levaram a Conta Azul escolher a Flash como solução de benefícios flexíveis — mesmo depois de testar outros concorrentes.
Com 11 anos no mercado, a Conta Azul é uma empresa que oferece um ERP em nuvem de gestão financeira para empreendedores.
Quando fundaram a fintech, os empreendedores João Zaratine, José Carlos Sardagna e Vinícius Roveda tinham como foco usar a tecnologia para oferecer uma plataforma de gestão de negócios que simplificasse a vida de pequenos e médios empreendedores.
De lá para cá, a fintech evoluiu e passou a oferecer também serviços bancários, além de um cartão de crédito via link para os clientes. Em 2022, foram mais de R$ 50 bilhões em notas fiscais emitidas pela Conta-Azul. Neste mesmo ano, a empresa também ultrapassou a marca de R$ 100 milhões em receita gerada.
Tendo os colaboradores, chamados internamente de Azuis, como os principais ativos do negócio, um dos objetivos da Conta Azul é oferecer uma experiência excelente para os times.
“Uma vez o nosso CEO (Vinicius Roveda) disse algo que é muito verdadeiro: o produto da Conta Azul é um software, cabe em um pendrive. Então, o nosso diferencial, de fato, são os nossos funcionários”, diz Fábio Bolduan, coordenador de Recursos Humanos da Conta Azul.
E foi justamente na busca por uma melhor experiência para os funcionários, em meio às mudanças que o trabalho remoto trouxe, que nasceu a parceria com a Flash. “Sempre buscamos tratar as pessoas da melhor forma possível e o melhor jeito de fazer isso é oferecendo benefícios de qualidade”, ressalta Fábio.
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Por dentro da Conta Azul
Sediada em Joinville, município de Santa Catarina, a Conta Azul oferece um ERP que integra processos estratégicos para a saúde financeira dos negócios.
Por meio de uma única plataforma, os clientes da fintech conseguem gerir questões como contas a pagar e receber, emitir notas fiscais e boletos, controlar o estoque e até mesmo comparar extratos bancários com informações de entradas e saídas do negócio.
Com mais de 500 funcionários, em 2022 a fintech entrou para a lista de melhores empresas para trabalhar do Great Place To Work.
Também foi vencedora do prêmio Think Work Flash Innovations na categoria Remuneração e Benefícios e escolhida pelo público como destaque do ano com o projeto Pulpa, uma conta-poupança para os filhos dos funcionários.
Na ContaAzul o time responsável por benefícios foi apelidado internamente de Wall Street, uma alusão à rua conhecida por ser o centro financeiro de Nova Iorque. Como o nome sugere, a área compreende os times responsáveis pelas finanças da companhia como departamento pessoal, financeiro e facilities.
Fábio, porém, salienta que todas as decisões de benefícios são tomadas em conjunto com a área de People, que abrange os times de remuneração, treinamento, cultura e gestão de talentos.
“Somos os guardiões das finanças da Conta Azul. Temos de prestar contas para os nossos investidores e passar por auditorias regularmente. Então, na hora de contratar um novo prestador, nós avaliamos bem os riscos e tomamos um cuidado extra em relação à legislação”, diz Fábio.
O desafio
Em 2020, assim como muitas empresas, a ContaAzul teve de adotar o modelo de trabalho remoto por conta da pandemia de Covid-19.
Na ocasião, a empresa percebeu que o home office estimulou uma mudança de comportamento dos funcionários que, em vez de comer nos restaurantes próximos ao escritório, passaram a consumir em locais próximos às suas casas.
Porém, como o antigo fornecedor de benefícios operava no arranjo fechado, a utilização dos vale-refeição e alimentação era limitada e não atendia às necessidades dos funcionários plenamente.
Para trazer uma solução que atendesse às necessidades dos funcionários e permitisse mais opções de utilização tanto presencialmente quanto via delivery, a Conta Azul resolveu adotar o cartão de benefícios da Flash.
“Com a Flash, nossos benefícios ganharam escala. Também passamos a contar com uma plataforma integrada e de fácil utilização”, afirma Fábio.
“A Flash trouxe a nível nacional a vantagem de comprar em mais lugares com flexibilidade e segurança. Sem dúvida, foi uma forma de cativar ainda mais os nossos colaboradores”, afirma Aline Balsanelli, analista de departamento pessoal da Conta Azul.
A solução
Antes de optar pela Flash, a Conta Azul foi atrás de outras startups que também ofereciam benefícios flexíveis para entender qual delas oferecia a melhor solução.
Para isso, realizou um projeto-piloto com a Flash e as outras concorrentes. Depois de três meses de piloto, a Conta Azul decidiu que nós éramos era a plataforma de benefícios flexíveis que mais atendia às suas necessidades.
De acordo com Fábio, a plataforma de benefícios simples e intuitiva, que permite realizar pedidos de benefícios em até 30 segundos, foi decisiva na hora de escolher a Flash.
“As concorrentes tinham ferramentas com inúmeras funcionalidades, mas que no final do dia não atendiam o que precisávamos, além de tornar o processo mais complexo”, diz o executivo.
Outro ponto crucial para a escolha, segundo Fábio, foi a conexão com a missão da Flash de desburocratizar a vida dos profissionais de RH.
“O propósito do nosso negócio é simplificar a vida dos empreendedores. Então, também buscamos essa simplificação internamente, com os softwares e parceiros que utilizamos”, afirma Fábio.
A parceria deu tão certo que, apesar de ter deixado modelo home office e adotado o híbrido, a Conta Azul nem pensa em voltar para os benefícios anteriores. “A liberdade que os nossos colaboradores conquistaram com a Flash é algo que não se volta atrás”, diz Fábio.
Resultados
Após as últimas pesquisas de clima organizacional, a Conta Azul tem recebido bons feedbacks dos colaboradores em relação ao pacote de benefícios oferecido.
“Os comentários são muito positivos tanto no sentido da flexibilidade quanto na facilidade do sistema. Esses comentários sinalizam que estamos no caminho certo”, ressalta Fábio.
Palavra de funcionário
“A flexibilidade e a liberdade de comprar em qualquer lugar, sem precisar ficar perguntando ‘aceita meu cartão?’, é sensacional. Fora isso, a Flash otimiza a jornada de todo o setor de RH com a existência de recursos como o Flash Cash e uma plataforma simples de administrar”, diz Mayara Tank, assistente de Departamento Pessoal.
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Jornalista, atua na produção de conteúdo da Flash. Trabalhou em rádio web e como assessora de imprensa. Na equipe da Flash, se dedica aos conteúdos de gestão de pessoas, produtos e artigos institucionais.