Tudo sobre Ram Charan, guru que a Flash trouxe ao Brasil para o Flash Humanidades 2023
Entenda algumas das principais ideias defendidas por Ram Charan, guru de liderança que veio ao Brasil para o Flash Humanidades 2023.
Era o ano de 2014 quando Ram Charan, um dos maiores gurus de liderança do mundo foi taxativo: estava na hora do RH se dissolver. A afirmação era o título de um artigo escrito pelo consultor de liderança na HSM, uma das maiores revistas de negócios do mundo.
Quase dez anos depois, em agosto de 2023, Charan desembarcou no Brasil para ficar frente a frente com os maiores líderes de gestão de pessoas brasileiros e explicar o que esperava para o futuro da área — que não se dissolveu e ganhou ainda mais complexidade.
O guru foi entrevistado por Marcelo Tas durante o Flash Humanidades, evento da Flash que discutiu como recuperar o engajamento dos colaboradores e reinventar as organizações. Para entender quem é Ram Charan e quais as ideias do guru que trouxemos para o Brasil, elaboramos este artigo. Continue a leitura!
Quem é Ram Charan?
Nascido na cidade de Uttar Pradesh, no norte da índia, Charan é considerado um dos maiores consultores de liderança do mundo. Além de especialista em gestão empresarial é professor, palestrante e escritor.
Sua relação com administração de empresas começou na infância, uma vez que auxiliava seus pais e irmãos em um pequeno negócio da família, uma sapataria. Entre os intervalos da escola, Charan cuidava de atividades como abrir e fechar a loja e atender clientes.
Apesar de ter cursado engenharia, o gosto por gerenciar negócios sempre esteve presente na vida do indiano. E, após se formar, Charan foi cursar doutorado em administração de negócios na Universidade de Harvard.
Pioneiro, anos mais tarde, o consultor seria o primeiro indiano a lecionar na universidade da Ivy League. Ao longo da sua carreira, Charan conciliou a vida acadêmica com o dia a dia dentro das organizações.
Além de Harvard, também lecionou na Kellogg School of Management. Já em seu papel de consultor aconselhou a liderança das maiores empresas do mundo como Ford, Toyota, Bank of America, Novartis, entre outras. Também foi guru pessoal de líderes como Jack Welch, lendário ex-CEO da General Electric (GE).
No ano de 1998, Ram descobriu uma nova paixão: escrever. Desde então, coleciona uma lista de 35 livros, traduzidos para mais de doze idiomas e mais de 4 milhões de cópias vendidas. Algumas das suas obras, como o livro Pipeline da Liderança, se tornaram o livro de cabeceira de CEOs mundo afora.
Prestes a completar seus 84 anos, Charan continua sendo aclamado e respeitado por líderes de negócios pelo mundo todo — e continua rodando o mundo levando reflexões sobre as organizações.
5 lições de liderança de Ram Charan
1. A inovação deve ser ininterrupta
Em uma entrevista ao jornal Zero Hora, Charan declarou “se você não inova, você morre!”. Para Charan, com a ascensão da tecnologia, a maior parte das ideias acabam se tornando obsoletas rapidamente, o que exige inovação constante das empresas para continuar competitivas. Segundo ele, quanto maior for a experimentação e baixo custo para tirar as novas ideias do papel, melhor.
2. “A regra de três”
Em diversas ocasiões, Charan defendeu algo que ele chama de “regra de três”. Segundo o guru, para atingir as suas metas você precisa definir três prioridades dominantes e focar sua energia nelas. Em entrevista à Revista Exame, ele mesmo listou três ações-chave em que dedica a maior parte do seu tempo:
- Continuar aprendendo;
- Procurar novas tendências;
- Descobrir como desenvolver pessoas.
3. Aprenda com o fracasso
Outro tema recorrente para Charan é a necessidade de aprender com o fracasso. Uma das suas frases mais célebres é “ O Fracasso é uma plataforma para aprender o que deu errado”.
Para ele então, fracassar não deveria ser sinônimo de algo negativo, nem uma condenação definitiva, mas sim uma forma de aprendizado e algo esperado por organizações que buscam inovar e conquistar resultados.
4. A importância da execução
Para Charan, a capacidade de execução é uma das grandes questões que precisam ser abordadas no mundo dos negócios hoje. O tema é tão importante que, em 2019, Charan publicou o livro “Execução”, junto com Larry Bossidy. Entre outras coisas, a obra defendia que a execução era essencial para a estratégia e a cultura de uma empresa e deveria ser a principal tarefa das lideranças.
5. Foco no cliente
Em seu livro, “O que o CEO quer que você saiba”, Charan defende que não importa o cargo que você esteja, para crescer dentro de uma organização, é preciso saber como ela ganha dinheiro. E, por isso, o cliente precisa estar no foco de todas as estratégias que você criar. Para Charan, é preciso ir a campo e entender como o produto que você vende é visto por clientes, distribuidores e fornecedores.
3 livros de Ram Charan que todo profissional deveria ler
Agora que você já conhece um pouco mais sobre quem é Ram Charan e suas ideias, listamos três das suas principais obras que abordam temas como liderança e gestão de pessoas. Confira a seguir:
1. Pipeline De Liderança (2000) | Autores: Ram Charan, Stephen Drotter, James Noel e Ivo Korytowski
O best-seller é uma das obras mais conhecidas de Ram Charan e considerado a “Bíblia” sobre liderança por muitos especialistas. A ideia principal do livro é a de que existem diferentes níveis de liderança e que cada um deles demanda diferentes habilidades.
O termo pipeline significa encanamento em inglês e serviu como metáfora para ilustrar que o caminho até a liderança possui várias possibilidades.
De acordo com a teoria de Charan, existem seis passagens diferentes na vida de um líder:
- De gerenciar a si mesmo para gerenciar outras pessoas;
- De gerenciar outras pessoas para gerenciar gerentes;
- De gerenciar gerentes para gerenciar uma função;
- De gerente operacional a gerente de negócios;
- De gerente de negócios a gerente de grupo;
- De gerente de grupo a gerentes de organizações.
2. Execução: A Disciplina Para Atingir Resultados (2004) | Autores: Ram Charan e Larry Bossidy
Neste outro best-seller, Ram Charan e Larry Bossidy (ex-executivo da General Electric) abordam a importância da disciplina para alcançar resultados. Também detalham o caminho para o funcionamento ideal de qualquer empresa: unir as pessoas, criar uma estratégia efetiva e executar.
No texto, Charan e Bossidy defendem que o sucesso de uma boa execução tem influência de uma liderança preparada, com planejamentos definidos e uma gestão de processos devidamente coordenada. Vale a leitura!
3. O que o CEO quer que você saiba (2019) | Autor: Ram Charan
Um dos livros mais recentes escritos por Charan, esta obra aborda os fundamentos para o sucesso de qualquer negócio independentemente do porte da organização.
Por meio da trajetória de empresas como Apple, Toyota, Starbucks, Netflix, Amazon, Uber, Walmart e GE, Charan destaca o que os CEOs destas empresas têm em comum: a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar na sua essência.
O autor traz insights sobre a importância de conhecer de maneira genuína a empresa da qual você faz parte. Além de resumir em quatro fundamentos essenciais o ciclo que deve ser acompanhado: base de clientes do negócio, geração de caixa, retorno do capital investido e o crescimento dos três indicadores.
Principais lições de Ram Charan no Flash Humanidades
Em tempos de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e expressivos, focar nas necessidades individuais dos funcionários ainda é um desafio.
O resultado disso pode ser visto nas dificuldades de manter os times envolvidos com o trabalho: dados preliminares de uma pesquisa desenvolvida pela Flash em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Grupo Talenses indicam que apenas 30% dos empregados estão engajados atualmente.
Os caminhos para enfrentar essa realidade foram o tema do Flash Humanidades 2023 — Construindo Empresas que Encantam. O evento, organizado pela Flash, aconteceu no dia 15 de agosto, em São Paulo, e sediou premiação do Think Work Flash Innovations.
A segunda edição do encontro, que reuniu mais de 450 líderes, contou com a presença ilustre de um dos principais gurus de negócios e formação de líderes do mundo, Ram Charan.
Em um papo com o jornalista Marcelo Tas, ele falou, entre outras coisas, sobre a importância do RH estar no mesmo nível dos CFOs nas empresas. "Vocês que vão entregar os talentos para a empresa, e são os talentos que vão determinar o sucesso", provocou.
Conduzido pela jornalista Izabella Camargo, a mestre de cerimônias da noite, as discussões do Flash Humanidades foram amarradas pelas “pílulas de descompressão” da influenciadora e humorista Viviane Miranda, conhecida por retratar de forma bem humorada os diversos comportamentos das lideranças no mundo corporativo.
A busca pelo encantamento
Na abertura do Flash Humanidades, os sócios-fundadores da Flash, Ricardo Salem (CEO), Pedro Lane (COO) e Guilherme Lane (CTO), também subiram ao palco para falar sobre a missão da empresa de seguir entregando praticidade aos departamentos de gestão de pessoas. “Na média, nossos clientes utilizam sete plataformas para cuidar da rotina de seus colaboradores”, disse Ricardo.
“Efetivamente, a gente mudou o padrão de mercado e do que é um cartão de benefícios, mas nossa grande visão, que a gente criou no último ano e vem trabalhando para isso, é endereçar essa dor de como fazer tudo em um só lugar e criar encantamento onde hoje se vê burocracia”, completou o CEO.
Encantamento também foi o termo escolhido para dar o tom do painel em que as CEOs Flavia Bittencourt (Adidas), Lídia Abdalla (Grupo Sabin) e Rachel Maia (conselheira de grandes empresas e fundadora da RM Consulting) discutiram sobre como criar culturas corporativas que favoreçam o engajamento dos times – e o impacto que isso tem para os resultados do negócio.
A noite foi finalizada com a entrega do Think Work Flash Innovations, principal prêmio do Brasil para reconhecimento de iniciativas inovadoras na área de recursos humanos. Realizado pela Think Work, plataforma de conhecimento em gestão de pessoas, e com a Flash como apoiadora exclusiva, o prêmio recebeu a inscrição de mais de 400 projetos em suas 12 categorias. Confira aqui os vencedores!
Provocações ao guru dos CEOs
Marcelo Tas, apresentador do talk show "Provoca" (TV Cultura), subiu ao palco do Flash Humanidades. O convidado da noite foi Ram Charan, autor de best sellers como "Pipeline de Liderança", "O que o CEO Quer que Você Saiba" e "Repensando a Vantagem Competitiva".
Considerado pela Forbes como o maior consultor vivo no planeta, Charan já apoiou executivos de empresas como Apple, GE, Toyota, Starbucks e Walmart.
Confira a seguir as respostas do guru a três “provocações” de Tas:
1. O que fazer quando as pessoas não estão felizes em uma empresa?“Eu sempre pergunto para os executivos qual o percentual de pessoas na empresa que eles acham que estão na função ou no lugar errado em suas empresas e a resposta costuma girar em torno de 25%. Por que essas pessoas que não estão no lugar certo estariam felizes?”
Para reverter um problema desses, segundo ele, o único caminho é conversar com vários membros do time até entender onde está a raiz do problema.
2. Como descobrir as perguntas certas a serem feitas“As empresas têm muitas pesquisas sobre engajamento, mas nem sempre são perguntas que revelam a realidade. Já vi muita empresa dizendo que o engajamento do time é alto, mas no balanço financeiro o negócio está quebrado. Isso não é possível.”
Para o guru, a base de todo diagnóstico é descobrir se as pessoas sentem que estão no trabalho correto e se a função está estruturada da melhor forma. Só a partir disso é possível descobrir as causas das insatisfações mais comuns.
3. O papel da liderança em manter funcionários engajado
Ram Charan ressaltou, ainda, a importância de os líderes descobrirem talentos e ajudarem as pessoas a descobrir o que gostam de fazer. Mas, segundo ele, conhecer seu papel não quer dizer que os gestores saberão executá-lo.
“A liderança é estudada desde tempos imemoriais e já sabemos muito das regras básicas sobre o papel de um líder, mas é justamente neste básico que eles acabam falhando, e não nas questões técnicas mais avançadas.”
Outro ponto destacado pelo guru é a necessidade de se entender o potencial de cada pessoa – e passar a ter uma visão mais individualizada de cada funcionário, algo que as empresas já dominaram na relação com os consumidores.
"A Amazon faz tanto sucesso com os clientes porque entende a importância da personalização. Por que ainda tão poucas empresas fazem o mesmo com os seus funcionários? Por que não tratar cada um como uma pessoa individual?”
Confira mais sobre o evento:
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