Jessica Sandin, do Nubank: "RH deve estar com o básico impecável antes de inovar"
No 3º episódio do Flash Talks, Jessica Sandin, diretora do Nubank, fala sobre a importância de construir um RH básico impecável antes de inovar.

As transformações do mundo pós-pandemia vêm acelerando o surgimento de novas tecnologias no RH. Isso significa rever estratégias, automatizar processos e preparar o ambiente para uma mudança de mentalidade.
Convidamos Jessica Sandin, diretora no Nubank e criadora do projeto Carreira sem Filtros, para debater com Alana Azevedo, diretora de pessoas e cultura da Flash, sobre esse novo momento da gestão 4.0. A conversa acontece no 3º episódio do Flash Talks, o programa de entrevistas da Flash.
Com mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos em empresas como Mastercard, Symantec e Basf, Jessica acredita que o RH está em fase de experimentação.
"O grande desafio no RH hoje é azeitar a tecnologia com o lado humano. Precisa haver uma combinação para que um potencialize o outro, e não um substitua o outro. Esse ponto de equilíbrio não é o mesmo para todas as indústrias. Precisamos conscientizar os líderes de que não existe receita de bolo e a dose deve ser ajustada caso a caso", diz Jessica.
Alana Azevedo concorda e aproveita para fazer uma ressalva: o grande desafio de aumentar a tecnologia e escalar os processos, como os de recrutamento e seleção, é não deixar que as pessoas se sintam desumanizadas.
"A tecnologia vem para simplificar processos complexos, mas essa implementação precisa reforçar o cuidado, a abordagem e a conexão humana", pontua Jessica.
Como exemplo, Alana Azevedo traz a tecnologia nos benefícios, que possibilita à empresa olhar de maneira mais humana e personalizada para as necessidades do colaborador. "Eu ouvia muitas pessoas falarem: 'Meu benefício não é benefício pra mim'. Com tecnologias como a da Flash, conseguimos proporcionar mais liberdade para que as pessoas usem seu saldo de maneira mais flexível dentro da sua individualidade", diz Alana.
Para Jessica, isso é o futuro do RH. “Precisamos aprender a diversificar e personalizar ferramentas de compensação, recompensa, retenção e fidelização. E isso só acontece entendendo quem é o nosso cliente interno, o que o motiva, o engaja e o impacta positivamente. O que mantém essa pessoa com a gente para além do trabalho?”
Antes de encerrar a conversa, as executivas apresentam práticas que podem ajudar empresas na transição para o RH 4.0. "Antes de pensar em ações disruptivas, assegure-se que o básico está impecável", aconselha a líder do Nubank.
Assista ao teaser do Flash Talks:
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Jornalista e graduanda em Comunicação Institucional pela Belas Artes, atua na produção de conteúdo e estratégias de SEO na Flash. Na equipe, é responsável por temas voltados à gestão de pessoas, produtos e comunicação institucional.