Quero ser Flash
Quero ser Flash
logo-flash-fgv

Engaja S/A: A nova edição do estudo pioneiro  de engajamento de trabalhadores do Brasil está no ar

A 3ª edição do Engaja S/A está ainda maior e mais completa. Ouvimos 5.397 profissionais de todas as regiões e trouxemos dados inéditos sobre saúde mental, turnover, produtividade e o verdadeiro custo do desengajamento para as empresas brasileiras.

logo-flash-fgv

Engaja S/A: A nova edição do estudo pioneiro  de engajamento de trabalhadores do Brasil está no ar

A 3ª edição do Engaja S/A está ainda maior e mais completa. Ouvimos 5.397 profissionais de todas as regiões e trouxemos dados inéditos sobre saúde mental, turnover, produtividade e o verdadeiro custo do desengajamento para as empresas brasileiras.

Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️ Entenda como engajar sua equipe e diminuir custos de turnover e presenteísmo ⚫️
Filled Icon Button

Aceito em +130 MILHÕES de estabelecimentos

Filled Icon Button-2

Reservas até 60% mais rápidas

Filled Icon Button-1

Elimine até 40% dos gastos com despesas corporativas

Engajamento no Brasil atinge o menor índice dos últimos 3 anos

Parágrafo A nova edição da pesquisa mostra que apenas 39% dos trabalhadores estão engajados, uma queda de 5 pontos percentuais em relação a 2024. Os números consideram não só o nível de motivação dos colaboradores, mas também da alta liderança. Um alerta importante para empresas que querem reter talentos e elevar a produtividade.

Com o Engaja S/A, você identifica quais são as melhores práticas organizacionais para virar o jogo e construir um ambiente de trabalho seguro e motivador.

Engajamento no Brasil atinge o menor índice dos últimos 3 anos

Parágrafo A nova edição da pesquisa mostra que apenas 39% dos trabalhadores estão engajados, uma queda de 5 pontos percentuais em relação a 2024. Os números consideram não só o nível de motivação dos colaboradores, mas também da alta liderança. Um alerta importante para empresas que querem reter talentos e elevar a produtividade.

Com o Engaja S/A, você identifica quais são as melhores práticas organizacionais para virar o jogo e construir um ambiente de trabalho seguro e motivador.

ENGAJA-MULHER

Desengajamento: quanto custa por ano às empresas?

Parágrafo: De forma inédita e exclusiva, o Engaja S/A calculou o impacto financeiro da falta de motivação  para as empresas: R$ 77 bilhões, com perdas relacionadas a baixa produtividade  e turnover. O prejuízo equivale a 0,66% do PIB do país, dado que nenhuma empresa pode ignorar. 

Entenda em detalhes como o desengajamento impacta nos resultados da sua empresa com o Engaja S/A.

Está na hora de investir em práticas que realmente engajam trabalhadores

Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa revela que as empresas estão desperdiçando recursos: entre as 5 práticas de RH mais comuns nas organizações nenhuma está entre as que elevam a satisfação dos trabalhadores.

O Engaja S/A traz um ranking completo com 40 práticas, mostrando quais delas movem (ou não) o ponteiro da motivação e por que iniciativas comuns não estão dando o retorno esperado.

Está na hora de investir em práticas que realmente engajam trabalhadores

Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa revela que as empresas estão desperdiçando recursos: entre as 5 práticas de RH mais comuns nas organizações nenhuma está entre as que elevam a satisfação dos trabalhadores.

O Engaja S/A traz um ranking completo com 40 práticas, mostrando quais delas movem (ou não) o ponteiro da motivação e por que iniciativas comuns não estão dando o retorno esperado.

O engajamento não é o mesmo em todo o país

Enquanto Nordeste e Norte lideram o engajamento nacional, o Sudeste apresenta o menor percentual do país com - 3 pontos abaixo da média brasileira e o maior índice de ativamente desengajados.

Encontre um raio-X regional detalhado que ajuda empresas com operações distribuídas a adaptar estratégias de RH, conforme a realidade de cada local. Baixe o Engaja S/A e saiba como enfrentar a crise de engajamento onde ela é mais crítica.

Inscreva-se e descubra as práticas que elevam a satisfação no trabalho e fortalecem o clima organizacional.

 
 

Apoio:

logos apoiadores

Não enviaremos Spam ✌️
FAQ

Ficou com alguma dúvida?

Confira as perguntas mais frequentes

O que a pesquisa Engaja S/A diz sobre o engajamento de colaboradores?

A 3ª edição do Engaja S/A revela que o engajamento dos trabalhadores no Brasil está no nível mais baixo dos últimos três anos. Apenas 39% dos profissionais estão engajados, enquanto mais de seis em cada dez não estão envolvidos com seu trabalho.

A pesquisa aponta que a queda é influenciada por uma menor satisfação com a flexibilidade, e pela queda em dimensões como "Significado no Trabalho" e "Ambiente de Trabalho Positivo". Além disso, o estudo identificou uma crise silenciosa na liderança, que, apesar de ser o grupo mais engajado, foi o que registrou a maior queda no envolvimento no último ano.

Qual é o principal resultado da 3ª edição da pesquisa de engajamento e como mensurar a motivação dos colaboradores usando os dados do índice?

O principal resultado da pesquisa de 2025 é a constatação de que o Brasil atingiu o menor nível de engajamento dos últimos três anos. A pesquisa também mostra que o percentual de profissionais desengajados e ativamente desengajados aumentou, chegando a 61%.

Para mensurar o engajamento, o Engaja S/A analisa seis dimensões, compostas por 33 atributos. Os trabalhadores avaliam seu nível de satisfação com cada atributo em uma escala de 1 a 5 e são classificados em três grupos:

  • Engajados: Comprometidos com os objetivos da empresa, com notas iguais ou superiores a 4.
  • Desengajados: Cumprem suas tarefas, mas não estão plenamente comprometidos, com notas entre 2 e 4.
  • Ativamente desengajados: Insatisfeitos e desmotivados, com notas iguais ou inferiores a 2.
Quanto o desengajamento custa para as empresas brasileiras?

De forma inédita, o Engaja S/A calculou o custo do desengajamento para a economia brasileira, sendo a única pesquisa nacional a trazer essa informação publicamente.

Após constatar que a falta de engajamento leva a perdas de produtividade (presenteísmo) e aumento de demissões (turnover), os pesquisadores estimaram que o desengajamento gera um prejuízo de aproximadamente R$ 77 bilhões por ano para as empresas do país. Esse valor representa cerca de 0,66% do PIB brasileiro. A maior parte desse custo, cerca de R$ 70,7 bilhões, está associada ao turnover.

Quais práticas são mais eficazes para o engajamento de colaboradores?

A pesquisa mostra um descompasso entre as práticas que as empresas mais oferecem e aquelas que os trabalhadores mais valorizam. As iniciativas mais eficazes para engajar os profissionais brasileiros, segundo o estudo, são:

  1. Modelo remoto ou híbrido de trabalho
  2. Day off de anivers
  3. Benefícios flexíveis
  4. Plano de carreira
  5. PLR (Planos de participação nos lucros e resultados)
Quais são os principais dados que a 3ª edição do Engaja S/A traz para as empresas?

A 3ª edição do Engaja S/A apresenta dados cruciais para a gestão de pessoas e estratégia de negócios. Os principais destaques são: 

  • Custo do desengajamento: prejuízo às empresas brasileiras, considerando perdas com produtividade (presenteísmo) e aumento de demissões (turnover).
  • Série histórica do engajamento: a pesquisa revela o menor nível de engajamento em três anos.
  • Crise na liderança: apesar de serem o grupo mais engajado, a alta liderança foi a que registrou a maior queda no envolvimento no último ano.
  • Desalinhamento de práticas de gestão: descompasso entre as práticas de RH mais oferecidas pelas empresas e as mais valorizadas pelos colaboradores.

Saúde Mental e engajamento: o estudo mostra que trabalhadores ativamente desengajados são até três vezes mais propensos a sofrer com os sintomas diariamente.

Quem são os realizadores do Engaja S/A?

O Engaja S/A é um índice idealizado pela Flash, plataforma de soluções para benefícios e gestão de pessoas. O estudo conta com o apoio acadêmico e metodológico da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas). Além disso, a pesquisa contou com os parceiros Cia de Talentos, Maturi, TotalPass e Grupo Talenses, que apoiaram na coleta de respostas e na divulgação do estudo.

Por que o Engaja S/A é o primeiro índice de engajamento de trabalhadores independente do país?

O Engaja S/A é um índice idealizado pela Flash, plataforma de soluções para benefícios e gestão de pessoas. O estudo conta com o apoio acadêmico e metodológico da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas). Além disso, a pesquisa contou com os parceiros Cia de Talentos, Maturi, TotalPass e Grupo Talenses, que apoiaram na coleta de respostas e na divulgação do estudo.