.webp?width=300&height=26&name=logo-flash-fgv%20(1).webp)
Engaja S/A: A nova edição do estudo pioneiro de engajamento de trabalhadores do Brasil está no ar
A 3ª edição do Engaja S/A está ainda maior e mais completa. Ouvimos 5.397 profissionais de todas as regiões e trouxemos dados inéditos sobre saúde mental, turnover, produtividade e o verdadeiro custo do desengajamento para as empresas brasileiras.
.webp?width=250&height=21&name=logo-flash-fgv%20(1).webp)
Engaja S/A: A nova edição do estudo pioneiro de engajamento de trabalhadores do Brasil está no ar
A 3ª edição do Engaja S/A está ainda maior e mais completa. Ouvimos 5.397 profissionais de todas as regiões e trouxemos dados inéditos sobre saúde mental, turnover, produtividade e o verdadeiro custo do desengajamento para as empresas brasileiras.
Aceito em +130 MILHÕES de estabelecimentos
Reservas até 60% mais rápidas
Elimine até 40% dos gastos com despesas corporativas
Engajamento no Brasil atinge o menor índice dos últimos 3 anos
Parágrafo A nova edição da pesquisa mostra que apenas 39% dos trabalhadores estão engajados, uma queda de 5 pontos percentuais em relação a 2024. Os números consideram não só o nível de motivação dos colaboradores, mas também da alta liderança. Um alerta importante para empresas que querem reter talentos e elevar a produtividade.
Com o Engaja S/A, você identifica quais são as melhores práticas organizacionais para virar o jogo e construir um ambiente de trabalho seguro e motivador.
Engajamento no Brasil atinge o menor índice dos últimos 3 anos
Parágrafo A nova edição da pesquisa mostra que apenas 39% dos trabalhadores estão engajados, uma queda de 5 pontos percentuais em relação a 2024. Os números consideram não só o nível de motivação dos colaboradores, mas também da alta liderança. Um alerta importante para empresas que querem reter talentos e elevar a produtividade.
Com o Engaja S/A, você identifica quais são as melhores práticas organizacionais para virar o jogo e construir um ambiente de trabalho seguro e motivador.

Desengajamento: quanto custa por ano às empresas?
Parágrafo: De forma inédita e exclusiva, o Engaja S/A calculou o impacto financeiro da falta de motivação para as empresas: R$ 77 bilhões, com perdas relacionadas a baixa produtividade e turnover. O prejuízo equivale a 0,66% do PIB do país, dado que nenhuma empresa pode ignorar.
Entenda em detalhes como o desengajamento impacta nos resultados da sua empresa com o Engaja S/A.
Está na hora de investir em práticas que realmente engajam trabalhadores
Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa revela que as empresas estão desperdiçando recursos: entre as 5 práticas de RH mais comuns nas organizações nenhuma está entre as que elevam a satisfação dos trabalhadores.
O Engaja S/A traz um ranking completo com 40 práticas, mostrando quais delas movem (ou não) o ponteiro da motivação e por que iniciativas comuns não estão dando o retorno esperado.
Está na hora de investir em práticas que realmente engajam trabalhadores
Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa revela que as empresas estão desperdiçando recursos: entre as 5 práticas de RH mais comuns nas organizações nenhuma está entre as que elevam a satisfação dos trabalhadores.
O Engaja S/A traz um ranking completo com 40 práticas, mostrando quais delas movem (ou não) o ponteiro da motivação e por que iniciativas comuns não estão dando o retorno esperado.
O engajamento não é o mesmo em todo o país
Enquanto Nordeste e Norte lideram o engajamento nacional, o Sudeste apresenta o menor percentual do país com - 3 pontos abaixo da média brasileira e o maior índice de ativamente desengajados.
Encontre um raio-X regional detalhado que ajuda empresas com operações distribuídas a adaptar estratégias de RH, conforme a realidade de cada local. Baixe o Engaja S/A e saiba como enfrentar a crise de engajamento onde ela é mais crítica.
Inscreva-se e descubra as práticas que elevam a satisfação no trabalho e fortalecem o clima organizacional.
Apoio:

Transforme dados em ação e eleve o engajamento na sua empresa
Os insights do Engaja S/A são só um ponto de partida. Com as soluções da Flash, você implementa estratégias eficazes para melhorar a satisfação no trabalho, tornar o RH mais estratégico e construir um ambiente verdadeiramente motivador.
Com nossa plataforma integrada de RH e DP, você coloca em prática iniciativas que mais engajam.

Ficou com alguma dúvida?
Confira as perguntas mais frequentes
O que a pesquisa Engaja S/A diz sobre o engajamento de colaboradores?
A 3ª edição do Engaja S/A revela que o engajamento dos trabalhadores no Brasil está no nível mais baixo dos últimos três anos. Apenas 39% dos profissionais estão engajados, enquanto mais de seis em cada dez não estão envolvidos com seu trabalho.
A pesquisa aponta que a queda é influenciada por uma menor satisfação com a flexibilidade, e pela queda em dimensões como "Significado no Trabalho" e "Ambiente de Trabalho Positivo". Além disso, o estudo identificou uma crise silenciosa na liderança, que, apesar de ser o grupo mais engajado, foi o que registrou a maior queda no envolvimento no último ano.
Qual é o principal resultado da 3ª edição da pesquisa de engajamento e como mensurar a motivação dos colaboradores usando os dados do índice?
O principal resultado da pesquisa de 2025 é a constatação de que o Brasil atingiu o menor nível de engajamento dos últimos três anos. A pesquisa também mostra que o percentual de profissionais desengajados e ativamente desengajados aumentou, chegando a 61%.
Para mensurar o engajamento, o Engaja S/A analisa seis dimensões, compostas por 33 atributos. Os trabalhadores avaliam seu nível de satisfação com cada atributo em uma escala de 1 a 5 e são classificados em três grupos:
- Engajados: Comprometidos com os objetivos da empresa, com notas iguais ou superiores a 4.
- Desengajados: Cumprem suas tarefas, mas não estão plenamente comprometidos, com notas entre 2 e 4.
- Ativamente desengajados: Insatisfeitos e desmotivados, com notas iguais ou inferiores a 2.
Quanto o desengajamento custa para as empresas brasileiras?
De forma inédita, o Engaja S/A calculou o custo do desengajamento para a economia brasileira, sendo a única pesquisa nacional a trazer essa informação publicamente.
Após constatar que a falta de engajamento leva a perdas de produtividade (presenteísmo) e aumento de demissões (turnover), os pesquisadores estimaram que o desengajamento gera um prejuízo de aproximadamente R$ 77 bilhões por ano para as empresas do país. Esse valor representa cerca de 0,66% do PIB brasileiro. A maior parte desse custo, cerca de R$ 70,7 bilhões, está associada ao turnover.
Quais práticas são mais eficazes para o engajamento de colaboradores?
A pesquisa mostra um descompasso entre as práticas que as empresas mais oferecem e aquelas que os trabalhadores mais valorizam. As iniciativas mais eficazes para engajar os profissionais brasileiros, segundo o estudo, são:
- Modelo remoto ou híbrido de trabalho
- Day off de anivers
- Benefícios flexíveis
- Plano de carreira
- PLR (Planos de participação nos lucros e resultados)
Quais são os principais dados que a 3ª edição do Engaja S/A traz para as empresas?
A 3ª edição do Engaja S/A apresenta dados cruciais para a gestão de pessoas e estratégia de negócios. Os principais destaques são:
- Custo do desengajamento: prejuízo às empresas brasileiras, considerando perdas com produtividade (presenteísmo) e aumento de demissões (turnover).
- Série histórica do engajamento: a pesquisa revela o menor nível de engajamento em três anos.
- Crise na liderança: apesar de serem o grupo mais engajado, a alta liderança foi a que registrou a maior queda no envolvimento no último ano.
- Desalinhamento de práticas de gestão: descompasso entre as práticas de RH mais oferecidas pelas empresas e as mais valorizadas pelos colaboradores.
Saúde Mental e engajamento: o estudo mostra que trabalhadores ativamente desengajados são até três vezes mais propensos a sofrer com os sintomas diariamente.
Quem são os realizadores do Engaja S/A?
O Engaja S/A é um índice idealizado pela Flash, plataforma de soluções para benefícios e gestão de pessoas. O estudo conta com o apoio acadêmico e metodológico da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas). Além disso, a pesquisa contou com os parceiros Cia de Talentos, Maturi, TotalPass e Grupo Talenses, que apoiaram na coleta de respostas e na divulgação do estudo.
Por que o Engaja S/A é o primeiro índice de engajamento de trabalhadores independente do país?
O Engaja S/A é um índice idealizado pela Flash, plataforma de soluções para benefícios e gestão de pessoas. O estudo conta com o apoio acadêmico e metodológico da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas). Além disso, a pesquisa contou com os parceiros Cia de Talentos, Maturi, TotalPass e Grupo Talenses, que apoiaram na coleta de respostas e na divulgação do estudo.