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Como construir uma cultura de aprendizado dentro da empresa

Descubra o que é e como construir uma cultura de aprendizado dentro de uma empresa, saiba quais são as vantagens obtidas.

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Manter os colaboradores de uma empresa sempre em evolução é importante para estabelecer negócios inovadores e competitivos, e a cultura de aprendizado trabalha justamente essa questão.

Por isso, ter conhecimento sobre como ela funciona, o que é e saber como implementá-la é essencial, assim como saber quais vantagens esperar a partir dela.

Confira, neste conteúdo, as principais informações acerca desse assunto e dicas para construir a cultura de aprendizado!

O que é cultura de aprendizado

A cultura do aprendizado é um compilado de valores, atitudes, hábitos, políticas e crenças existentes em uma empresa, tendo como base a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, da própria empresa.

Nesse sentido, esse tipo de cultura ocorre quando diversas ações são praticadas buscando o constante desenvolvimento das equipes. Com isso, é estabelecido um estado de inquietação nos colaboradores, o que faz com que novas soluções sejam implementadas, e os processos sejam aprimorados.

Portanto, é algo extremamente importante para que a empresa se mantenha na competição que o mercado impõe, pois, a partir da cultura de aprendizado, os profissionais estarão atualizados e em busca do novo.

Isso significa que, sem essa cultura, há grandes chances de a empresa passar por perda de produtividade, redução do comprometimento do time e carência de novas ideias. Com uma construção em médio e longo prazo, os resultados podem ser contundentes e transformadores.

Como construir uma cultura de aprendizado na empresa?

Para construir uma boa cultura de aprendizado, é necessário focar em compartilhar conhecimentos, experiências e práticas que vão resultar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores das equipes de uma empresa.

Dentro disso, conforme artigo publicado no renomado Harvard Business Review, em que são divulgadas as melhores ações para gestão de negócios, existem alguns caminhos para a construção da cultura. São eles:

  1. Dar exemplo na liderança;
  2. Oferecer recompensas à aprendizagem continuada;
  3. Contratar colaboradores curiosos;
  4. Fornecer feedback significativo e construtivo.

O primeiro deles quer dizer que, por meio da liderança, é possível fomentar o interesse pelo aprendizado e transmitir aos colaboradores a vontade de aprimoramento. Sendo assim, líderes inquietos, curiosos e que se aperfeiçoam constantemente já estão trabalhando para formar a cultura de aprendizado da empresa por meio do exemplo.

Além disso, no segundo caminho, a empresa deve sempre estimular nos colaboradores a curiosidade e o pensamento fora da caixa. Reforçar o pensamento crítico e encorajar a todos que argumentem, questionem e busquem cada vez mais conhecimento é fundamental e deve ser recompensado.

O terceiro ponto também é um dos caminhos, pois buscar talentos com perfis que têm grande capacidade de aprender e curiosidade é importante, até mesmo, para incentivar os demais e criar motivação na equipe.

Por fim, dar feedbacks que sejam significativos e, principalmente, construtivos é uma forma de fazer com que a cultura de aprendizado se estabeleça na empresa. Afinal, com bons estímulos, os profissionais tendem a querer entregar resultados mais positivos e se dedicam ao aprimoramento constante.

Veja algumas dicas

Algumas dicas podem facilitar a construção dessa cultura, confira:

  • Criar processos concretos de aprendizagem: disponibilize plataformas digitais, ferramentas e sistemas inteligentes que incentivem os colaboradores, tudo isso dentro da própria empresa;
  • Possibilitar um ambiente propício: os profissionais devem se sentir à vontade para questionar e pensar além, sem medo de serem ridicularizados;
  • Construir gestões criativas: os líderes devem debater ideias com os colaboradores, ouvir e questionar. Assim, há valorização e estímulo ao aprendizado.

Principais vantagens

Dentre as vantagens, a retenção de talentos é uma das principais. Com essa cultura, os colaboradores permanecem mais motivados, colaborativos e engajados. Como resultado, a empresa consegue manter times bem estruturados e com alto nível de qualidade.

Além disso, os profissionais percebem que estão sendo mais valorizados, o que faz com que queiram permanecer no time pois terão satisfação, sempre em busca de entregar ideias mais inovadoras e resultados produtivos.

Outra vantagem é que, uma vez que um profissional adquire determinado conhecimento, esse conteúdo é integrado à empresa. Isso porque a informação é compartilhada entre a equipe, e a cultura se torna um investimento até mesmo para futuros talentos, que serão treinados já dentro de um ambiente mais qualificado.

A produtividade também é mais uma vantagem, uma vez que o desempenho dos profissionais fica mais efetivo quando eles são instigados pelo aprendizado constante. Quanto mais incentivo, maior é a resposta.

O lifelong learning

Ainda dentro do assunto, existe o lifelong learning, que é um conceito trabalhado pela Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ). Ele aborda quatro pilares que envolvem aprender a:

  • Ter curiosidade e prazer no processo de aprendizagem;
  • Dedicar prática a uma atividade para adquirir nova habilidade;
  • Desenvolver autonomia para aprender e estudar;
  • Construir o aprendizado em equipe.

Sendo assim, esse conceito enfatiza que o aprendizado é, de fato, um processo, não algo que deve terminar quando um objetivo for atingido. Isso porque, com a globalização, para se manter fértil no mercado, não basta mais que o profissional conclua uma graduação.

O profissional deve estar sempre no topo, ou seja, renovando seus conhecimentos e fornecendo novos elementos à empresa. Caso contrário, os dois se tornarão obsoletos muito rapidamente, pois o mercado tem avançado e inovado cada vez mais rápido.

Dessa maneira, como visto ao longo de todo o conteúdo, construir uma cultura de aprendizado é extremamente essencial para uma empresa, independentemente do porte ou segmento em que está inserida.

Saber como fazer isso e ir em busca das vantagens que podem ser obtidas por meio dela é um dos caminhos para conquistar melhores resultados, trabalhando com equipes ricas e que tenham poder de agregar inovação.

Tudo isso, juntamente a outras estratégias de motivação, reconhecimento e de employee experience, como proporcionar multibenefícios à equipe, tem a capacidade de construir colaboradores focados e que lutam pela empresa.

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