Como a SuperSim transformou suas ações de engajamento com a Flash

Fintech especializada em microcrédito ganhou flexibilidade ao premiar funcionários direto no cartão de benefícios da Flash.

Flash

Fintech especializada em empréstimos para as classes C e D, a SuperSim iniciou a operação em 2019. Ao fundar a empresa, o objetivo dos fundadores, Antônio Brito, Rômulo Coutinho e Daniel Shteyn, era dizer “sim” ao maior número de brasileiros possível, incluindo negativados, que estivessem precisando de crédito.

De lá para cá, a startup captou mais de R$ 25 milhões em rodadas de investimentos na Série A. Para sustentar o crescimento da empresa, era preciso atrair profissionais do mercado financeiro, conhecido por ter políticas de remuneração mais competitivas do que a média de outros segmentos.

Foi da necessidade de criar um pacote de compensação e benefícios que brilhasse os olhos das pessoas, fortalecendo tanto a atração quanto a retenção de talentos, que nasceu a parceria entre a Flash e a SuperSim.

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“Experiência diferenciada é um dos nossos pilares e queríamos um parceiro que nos ajudasse a construir uma solução de benefícios personalizados, que não fosse engessado e agregasse valor às pessoas”, diz Lucas Dantas, líder de People Ops da SuperSim.

Veja, a seguir, como a Flash ajudou a SuperSim neste desafio.

Por dentro da SuperSim

A SuperSim é uma startup financeira que oferece microcréditos de R$ 200 até R$ 2.500, com foco na inclusão financeira e na desburocratização do acesso ao crédito.

Com sede na capital paulista e 214 funcionários, a fintech é considerada uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, segundo o Great Place To Work. Em 2021, foi considerada a sétima melhor empresa entre os países do Mercosul para jovens profissionais em tecnologia trabalharem pela Employers For Youth (EFY). E, no ano passado, alcançou a nota máxima no Glassdoor, site em que funcionários avaliam empresas anonimamente.

A cultura da SuperSim é baseada em quatro valores, batizados internamente de "4Rs": Resiliência, Resultado, Respeito e Responsabilidade. Já a política de benefício é inspirada em super heróis: cada cargo é associado a um personagem.

Existem diferentes pacotes por cargo e nível de senioridade, para quando os colaboradores forem promovidos, serem contemplados com aumento não só da remuneração, mas dos benefícios também.

O pacote de benefícios de estagiários e aprendizes, por exemplo, é chamado de Thor, o de analistas juniores e plenos Jean Grey (em referência à franquia X-Men), o de analistas seniores é o Supergirl, o de coordenadores e gerentes é o Hulk e o de diretores, Superman.

O desafio

Com o crescimento acelerado, a SuperSim tinha a missão de modernizar a política de benefícios, tornando-a mais competitiva. O objetivo era oferecer uma solução de benefícios que atendesse às necessidades dos colaboradores, diferenciasse a fintech do mercado e fosse integrada às ações de engajamento.

Hoje, a SuperSim possui várias premiações para motivar pessoas de diferentes frentes de negócio. São programas que visam estimular o desempenho a partir de reconhecimento público e bonificação. Um exemplo é o programa Girafinha (referência à girafa, animal símbolo da comunicação não violenta), usado para premiar funcionários do time de cobrança com melhor avaliação dos clientes.

"Premiamos mensalmente os funcionários que se destacaram no relacionamento com nossos clientes direto no cartão da Flash. Depositar esse valor no mesmo cartão que eles já usam para os benefícios facilita a vida do nosso RH e melhora a experiência e o engajamento dos nossos colaboradores", afirma Lucas Dantas.

A solução

Para encontrar uma solução de benefícios que fosse flexível e pudesse abarcar os desafios de atratividade da SuperSim, o time de RH passou a fazer benchmarking com outras empresas do setor para entender o que elas faziam de diferente.

Foi conversando com outros RHs que a empresa conheceu a plataforma da Flash, que além de integrar vários benefícios num único cartão, permite oferecer premiações.

“Na SuperSim, as ações de reconhecimento, incluindo bonificações por mérito ou por metas batidas, têm um papel fundamental na nossa estratégia: acreditamos que elas melhoram a satisfação, o engajamento, a interação entre líderes e liderados e o senso de pertencimento no trabalho”, pontua Lucas.

Na Flash, a solução de premiação oferece duas opções:

  1. Premiação no cartão: o valor entra como crédito no cartão do colaborador e pode ser utilizado em categorias estabelecidas pela empresa, como alimentação/refeição, mobilidade e educação.
  2. Premiação virtual: o valor entra como um crédito na conta da Flash do colaborador e fica disponível para utilizar em compras online, conforme as categorias pré-estabelecidas pela empresa. Ele também pode ser transferido para a conta bancária do funcionário.

“Em vez de incluir a premiação na folha de pagamento, processo burocrático, transferimos os valores em tempo real no cartão do funcionário. Hoje, a Flash têm um papel essencial na nossa estratégia de atrair e engajar colaboradores. Nas pesquisas de clima, os benefícios são sempre um destaque”, ressalta Lucas.

Amanda Rocha, que é estagiária no time de pessoas, lida diariamente com o sistema da Flash, destaca a usabilidade para o RH. “A plataforma da Flash é muito intuitiva: o acesso a relatórios é simples e dá para entender facilmente os fluxos. Em geral, as outras soluções do mercado são mais complexas e difíceis de usar."

Resultados

Na última pesquisa, realizada em outubro de 2022, a SuperSim perguntou aos seus funcionários “quais ações mais o motivaram?” e 10% apontaram as bonificações realizadas no cartão da Flash como grande diferencial. Desde março de 2022, já foram realizados 191 pagamentos de premiação no cartão da Flash.

“No onboarding de novos colaboradores, fazemos questão de mostrar como seria um benefício tradicional e de enaltecer como é atualmente com a Flash, pontuando todos os diferenciais oferecidos", diz Lucas.

Para ter segurança jurídica e respeitar as convenções trabalhistas, a SuperSim trava uma parte do valor de acordo com as regras do PAT. "Todo o restante, o colaborador consegue distribuir de forma flexível, da maneira que melhor atenda às suas necessidades. Só temos feedbacks positivos", conclui o profissional.

Palavra de funcionário

“O cartão é muito funcional, eu até costumo brincar que quando estou com o cartão da Flash, não preciso me preocupar se vai passar ou não. E ser beneficiada nas ações de engajamento com o meu Flash, torna a experiência que já é muito boa, ainda melhor". Estefany Divina, assistente de marketing na SuperSim.

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