Veja como o Grupo Soma, dono de marcas como Farm Rio e Hering, saltou 17 pontos na satisfação com benefícios após parceria com Flash
Descubra como o Grupo Soma, dono de marcas como Farm Rio e Hering, elevou em 17 pontos a satisfação com benefícios corporativos com a parceria da Flash.
Considerada uma das maiores potências da moda brasileira, o Grupo Soma é composto por 12 empresas renomadas, como Animale, Cris Barros, Dzarm, Fábula, Farm Rio, Foxton, Hering, Hering Kids, Hering Intimates, Hering Sports, Maria Filó, NV e Off Premium. O grupo se destaca pelo seu foco no talento criativo e no fortalecimento de suas marcas, tanto no Brasil quanto no mercado internacional.
Com crescimento acelerado, impulsionado pela abertura de capital em 2020 e por uma série de fusões e aquisições, o grupo iniciou uma revisão das práticas de gestão de pessoas e a implementação de uma nova governança corporativa, o que envolveu a modernização da política de benefícios.
Neste case, vamos explorar como o Grupo Soma, ao lado da Flash, conseguiu otimizar a gestão de benefícios e oferecer uma experiência diferenciada para seus colaboradores, utilizando a tecnologia e um portfólio diversificado de soluções.
Boa leitura!
Por dentro do Grupo Soma
Fundado em 2010 a partir da fusão das marcas Animale e Farm Rio, o grupo rapidamente se expandiu por meio de aquisições que incluíram ícones da moda como Hering, Cris Barros e Maria Filó.
A sede, localizada no Rio de Janeiro, é o principal centro de operações e estratégia da empresa. Com uma presença marcante em todo o Brasil, o Grupo Soma possui lojas e operações em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
Com mais de 11.500 colaboradores, o grupo não apenas se consolidou no mercado nacional, mas também tem ampliado sua presença internacional, levando o melhor da moda brasileira para o mundo.
O Grupo Soma se destaca por sua cultura empresarial voltada para a inovação e sustentabilidade, adotando práticas conscientes em suas operações e coleções. Seu modelo de negócios responsável visa minimizar impactos ambientais e sociais.
Além disso, através de investimentos contínuos em tecnologia e processos sustentáveis, o Grupo Soma reforça sua liderança no setor de moda, atendendo às novas demandas e expectativas do mercado.
O desafio
Após a abertura de capital e a fusão com a Hering, uma empresa centenária com processos já consolidados, uma das principais missões do RH do Grupo Soma era fazer uma reavaliação das práticas de gestão de pessoas.
Ao olhar para a sua estrutura, a principal pergunta do time de Recursos Humanos era: como lidar com os processos sucessórios, manter a atratividade dos talentos e garantir o bem-estar e a remuneração dos colaboradores no curto e longo prazo?
“O Conselho entendia que precisávamos criar governança e competitividade para manter não só os fundadores, mas também executivos e colaboradores engajados”, diz Will Santos, gerente de remuneração, benefícios e orçamento do Grupo Soma.
Naquele momento, a organização não tinha um plano de benefícios estruturado e enfrentava o desafio de identificar e contratar fornecedores para diferentes tipos de benefícios, como seguro de vida, vale-alimentação e vale-combustível.
Confira a seguir como a Flash contribuiu para o sucesso do Grupo Soma nessa jornada.
A solução
Para encontrar uma solução de benefícios que atendesse ao atual momento do Grupo Soma, o time de RH iniciou uma análise comparativa com diversas empresas do setor. Entre as opções consideradas, a Flash se destacou ao centralizar a gestão dos benefícios em uma única plataforma para o RH e num único cartão para os funcionários.
“Não precisar gerenciar múltiplos fornecedores, contratos e ferramentas nos conectou com a Flash. Com ela, todos os benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, vale-alimentação e refeição, vale-combustível, vale-transporte, aluguel de carros e vale-cultura, estariam reunidos em um só lugar. Foi ideal para o que precisávamos”, afirma Santos.
O grupo avaliou empresas tradicionais e constatou que, além de oferecerem benefícios engessados, aquelas que tentavam proporcionar flexibilidade o faziam de forma limitada, com cada categoria de benefício alocada em cartões distintos, tornando a solução pouco prática tanto para o RH quanto para os trabalhadores.
“Para oferecer diferentes soluções, precisaríamos fornecer vários cartões: um para alimentação e refeição, outro para cultura, outro para combustível. Ninguém quer carregar três ou quatro cartões na carteira. Pensando na experiência do colaborador, isso não seria positivo”, afirma o gerente.
Para Will Santos, as vantagens da Flash são incomparáveis: um único cartão que cobre mais de 8 categorias de benefícios, tem aceitação em mais de 130 milhões de estabelecimentos globalmente por meio da bandeira Visa, pagamentos por aproximação e integração direta com as carteiras Google Pay e Apple Pay.
Implementação dos benefícios Flash
A introdução da solução da Flash foi realizada de maneira gradual, faseada e durou seis meses. Inicialmente, o Grupo Soma precisou convencer o Conselho de Administração sobre as vantagens da flexibilização, apresentando a Flash como a alternativa mais segura para atender ao novo desenho de benefícios da empresa.
Passo 1: Pesquisa e seleção da solução
Com o objetivo de eliminar a complexidade de múltiplos contratos e fornecedores, o primeiro passo do Grupo Soma foi fazer uma pesquisa para entender o que havia disponível no mercado quando o assunto era simplificação na gestão dos benefícios.
Após analisar diversas opções, o grupo identificou duas finalistas: a Flash, que chegou via indicação e possuía uma plataforma integrada de multibenefícios, e uma segunda empresa, com modelo tradicional.
Em seguida, o grupo realizou uma avaliação minuciosa de ambas soluções e a Flash foi a escolhida devido à extensão da rede. O cartão bandeirado, com aceitação internacional, foi um diferencial significativo em relação ao principal concorrente. “Era a opção mais completa para os nossos clientes internos”, diz Santos.
Passo 2: Flexibilização dos benefícios com pontos e segurança jurídica
Com o apoio da tecnologia da Flash, o Grupo Soma passou a utilizar um sistema de pontos para flexibilizar a oferta de benefícios. Hoje, a empresa oferece um valor fixo que pode ser distribuído pelos funcionários entre os seguintes benefícios: refeição, alimentação, mobilidade, combustível, educação e vale-cultura, além do plano de saúde, cujos pontos podem ser usados para dar upgrade, por exemplo.
Para assegurar a conformidade legal, os valores determinados por acordos sindicais são “travados” pelo RH, enquanto o restante é flexibilizado, permitindo que as pessoas aloquem os valores de maneira personalizada nas categorias de benefícios que mais atendem às suas necessidades individuais.
Passo 3: Ativação, comunicação com os colaboradores e entrega dos cartões
Com uma política de home office flexível, o Grupo Soma entendeu que a virada para benefícios flexíveis era uma boa oportunidade para realizar encontros presenciais que fortalecessem a conexão entre os colaboradores.
Para os trabalhadores que atuam em capitais onde há polos, houve ativações com o time da Flash para entrega dos cartões, instalação do aplicativo e orientações gerais sobre o uso do novo benefício. No Rio de Janeiro, houve uma ativação especial no ateliê de São Cristóvão para os funcionários 50+, com a equipe da Flash presente para tirar dúvidas sobre a utilização dos benefícios.
Para aqueles que não puderam estar presentes, os cartões e kits de boas-vindas foram enviados diretamente às residências — lembrando que a própria Flash entrega os cartões, em todo o Brasil, em até 5 dias úteis.
"Tínhamos colaboradores com mais de 20 anos de empresa que nunca tiveram um pacote de benefícios como o que estávamos oferecendo. A expectativa de toda a organização era muito grande, e queríamos celebrar juntos, trazendo as pessoas para os nossos escritórios nesse momento especial", explica Will Santos.
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Resultado: mais satisfação com a Flash!
De acordo com Will Santos, a percepção dos funcionários é que, ao oferecer mais flexibilidade e autonomia no uso dos benefícios, o Grupo Soma conseguiu aumentar o engajamento e o comprometimento das equipes.
A nova solução de benefícios também trouxe mais transparência e equidade à política de benefícios corporativos da empresa. Atualmente, todos os colaboradores, de estagiários a executivos, contam com a segurança jurídica de acordo com o PAT e desfrutam da flexibilidade proporcionada pela Flash.
Além disso, a última pesquisa da GPTW (Great Place to Work) indicou um aumento de 17 pontos percentuais na satisfação com os benefícios oferecidos pela empresa após a implementação da Flash.
"Ver o resultado da pesquisa foi fundamental para todos nós. Percebemos que fazer a mudança para Flash gerou valor e que o colaborador entendeu o impacto. Saltar 17 pontos na satisfação com os benefícios de um ano para outro é muito relevante."
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Palavra de funcionário
“Desde que implementamos a Flash, tivemos total apoio na construção da nossa política de benefícios. Além disso, realizo os pedidos diretamente na plataforma e vejo a praticidade: levo cinco minutos para fazer um pedido, emitir nota fiscal e gerar o boleto”, afirmou Sarah Ferreira, analista de gente e gestão.
“Minha experiência antes da Flash é algo que prefiro nem lembrar, porque hoje sou 100% time Flash. Nossa vida mudou. O nosso slogan aqui é que a Flash é mais que um benefício. E, de fato, é.” — Júlia Aimée, assistente de treinamento e DHO.
Faça como o Grupo Soma e revolucione sua rotina de trabalho com a Flash
Com a implementação bem-sucedida da solução da Flash, o Grupo Soma não só otimizou sua gestão de benefícios, mas também alcançou um novo nível de engajamento e satisfação entre seus colaboradores.
Ao adotar a Flash, sua empresa transforma a forma como gerencia benefícios, trazendo flexibilidade, eficiência e impacto positivo na percepção dos funcionários.
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Jornalista, atua na produção de conteúdo da Flash. Trabalhou em rádio web e como assessora de imprensa. Na equipe da Flash, se dedica aos conteúdos de gestão de pessoas, produtos e artigos institucionais.