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Espalhados por 179 cidades, funcionários da Contabilizei ganham flexibilidade com cartão da Flash

Presente em 20 estados do Brasil, veja como a Contabilizei modernizou sua política de benefícios corporativos com o cartão Flash. Saiba mais!

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Maior escritório virtual contábil da América Latina, a Contabilizei tem hoje funcionários espalhados por 20 Estados brasileiros.

O crescimento, no modelo remoto, lançou um desafio para o time de Pessoas e Cultura: como oferecer um cartão de benefícios que atendesse a todos de maneira eficiente, em locais tão distintos?

Foi dessa pergunta que nasceu a parceria com a Flash.

A seguir, você vai entender como a companhia modernizou a sua política de benefícios e implementou o cartão Flash, dando mais flexibilidade, segurança e aceitação às "pessoas guardiãs'', como os funcionários são chamados internamente.

Por dentro da Contabilizei

Contabilizei nasceu em Curitiba, no Paraná, e foi de lá que seus primeiros guardiões iniciaram o sonho de simplificar a contabilidade para os empreendedores que fazem a economia do país girar.

Nove anos depois e com as transformações aceleradas pela pandemia, a empresa que presta serviços de contabilidade chegou aos 1.000 funcionários, que estão espalhados por 179 cidades de 20 Estados brasileiros.

Com toda essa capilaridade, a companhia atua hoje em diferentes modelos de trabalho, sendo que a maioria dos guardiões está em teletrabalho: 72% trabalham em formato remoto, 23% no híbrido e apenas 5% no presencial.

O desafio

Os novos modelos de trabalho pediam uma revisão na política de benefícios: a principal missão era atender de maneira eficiente, justa e igualitária a todos os guardiões e guardiãs, espalhados por 179 cidades brasileiras.

"Queremos promover um ambiente de trabalho cada vez mais incrível para que as pessoas guardiãs possam construir juntas e se conectar com nosso propósito. A chegada dos guardiões(ãs) vindos de várias cidades fez com que precisássemos nos adaptar para atender a todos eles de uma forma flexível”, diz Michelle Carneiro, diretora de Pessoas e Cultura na Contabilizei.

A escolha da Flash

Após analisar as opções das principais empresas de benefícios do mercado, a área de Pessoas e Cultura partiu para uma etapa de pesquisa. Para isso, o time foi conversar com RHs que já utilizam cartões multibenefícios.

"Na Contabilizei, nós tomamos decisões baseadas em dados. Além de observar a abrangência, fizemos benchmark com empresas que utilizavam Flash ou outras empresas de benefícios com as quais estávamos conversando. Queríamos entender o funcionamento do produto, a percepção sobre a implantação, o atendimento e o tempo de resposta na solução de problemas", diz Michelle.

A Contabilizei considerou a facilidade de uso, abrangência nacional e a possibilidade de integração com sistemas internos. Só depois de analisar cuidadosamente todos esses pontos é que a companhia escolheu o cartão da Flash para alocar os vales alimentação, refeição e combustível, conforme suas políticas internas.

Implantação da nova política de benefícios

A migração para Flash se deu em algumas etapas. O período entre a tomada de decisão e a conclusão da implantação levou cerca de 120 dias. Foram 30 dias para a etapa de piloto e mais 30 para inserir nossos cartões para toda a empresa.

Confira o passo a passo:

1 - Piloto com a área de Pessoas e Cultura

Inicialmente, o cartão foi enviado pela Flash apenas para a área de Pessoas e Cultura, um time de algumas dezenas de guardiões(ãs) que ficaram responsáveis por testar a aceitação dos cartões e a usabilidade da plataforma.

2 - Mapeamento de informações

A equipe da Contabilizei levantou potenciais dúvidas que os colaboradores teriam durante a troca de fornecedor, como transferência de saldo e tempo de vigência do cartão antigo, e construiu uma primeira versão de FAQ. Este documento foi utilizado durante o projeto piloto.

3 - Coleta de feedbacks

O terceiro passo foi pedir feedbacks formais ao time que estava participando do piloto: quanto tempo levou até a chegada do cartão? Houve algum tipo de dificuldade para ativar o app? A plataforma era amigável?

4 - FAQ para toda a companhia

Com os retornos obtidos, a FAQ de teste foi "recheada" com novos conteúdos e ficou pronta para ser enviada para a organização. O documento trazia também informações de novos benefícios e apontava as melhorias que o cartão da Flash traria para os guardiões e guardiãs.

5 - Comunicação geral

A partir daí, estava tudo pronto para anunciar a mudança. O momento escolhido foi a reunião geral, que acontece a cada 15 dias com a participação do CEO, Vitor Torres, na qual são divulgados resultados, números e projetos, com o intuito de dar transparência e visibilidade aos funcionários.

"Nossa comunicação na área de Pessoas e Cultura sempre conta uma história. Tem um storytelling, não é uma coisa isolada. Fizemos uma série de melhorias e atualizações nas nossas políticas de benefícios e criamos uma comunicação que deixasse isso evidente”, afirma Michelle.

No encontro on-line, todos souberam do piloto, da mudança e da previsão para a chegada dos novos cartões da Flash. Além disso, foram tomadas as seguintes medidas:

  • Instruir os colaboradores a buscar um ponto de contato no RH em caso de dúvidas;
  • Divulgação 360° da FAQ produzida durante o piloto;
  • Live tira-dúvidas com os especialistas da Flash;
  • Utilização dos demais canais de comunicação, como e-mail e chat, para que os guardiões estivessem 100% atualizados sobre a mudança

6 - Envio dos cartões para toda companhia

Após a comunicação, o envio dos cartões foi feito pela Flash em 15 dias para todos os colaboradores, distribuídos em pequenas e grandes cidades Brasil afora. O processo de onboarding completo levou 5 dias.

Primeiros resultados

Dentro da estratégia da Contabilizei para retenção de pessoas, benefícios são considerados peças fundamentais.

"Uma vez eu escutei alguém falando que salário é como a gente remunera as pessoas, já os benefícios representam como a empresa cuida das pessoas”, diz Michelle Carneiro.

E a parceria com a Flash já tem trazido resultados positivos.

Veja relatos dos funcionários da Contabilizei:

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“Eu amei o benefício pela praticidade que ele traz. Com o meu cartão Flash não preciso mais perguntar nos estabelecimentos se aceita ou não, eu simplesmente vou e faço o pagamento. Essa parceria expandiu as opções de lugares onde posso fazer minhas compras e fico mais tranquila". Andressa Barreto, analista de pesquisa na Contabilizei.

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“Uma das grandes vantagens são as funcionalidades do aplicativo. Quando eu acesso, vou ao site das parcerias e compro com descontos. Também posso fazer compras em empresas como o iFood, por exemplo. Eu moro em uma cidade pequena, apenas um mercado aceitava meu cartão antigo, agora tenho muito mais facilidade para encontrar um local e fazer minhas compras". Marcus Vinicius, analista societário e influencer de Cultura na Contabilizei.

Quer modernizar a política de benefícios da sua empresa? Então, venha conhecer os principais planos e produtos da Flash.

Leia também: As ações do Will Bank para engajar os times no teletrabalho

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