Flash lança estudo inédito para o RH no Dia das Mulheres. Vem conferir!

De acordo com a pesquisa, realizada com mais de 1.000 profissionais brasileiros, 67% das pessoas já consideram as políticas de equidade de gênero ao avaliar uma nova oportunidade de trabalho

Flash

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, a Flash ouviu 1.000 profissionais brasileiros para compreender o impacto que ações afirmativas de gênero têm para empresas e colaboradores.

O levantamento, intitulado "Percepções sobre Ações de Equidade de Gênero no Brasil" e realizado com exclusividade pela Flash, traz uma série de apontamentos importantes para o departamento de RH. O principal deles é: políticas de equidade têm reflexo não só nos índices de atração e retenção de talentos, mas na taxa de engajamento.

Uma prova disso é que a maioria das pessoas já examinam essas questões na hora de trocar de emprego ou se manter na companhia em que estão. De acordo com estudo, 67% dos entrevistados afirmaram considerar total ou parcialmente as políticas de equidade de gênero ao avaliar uma nova oferta de trabalho e 50% disseram usar as ações de equidade como critério para continuar na atual empregadora.

Leia também: Eliane Dias, empresária dos Racionais MCs, fala sobre mulheres na liderança

Outro apontamento da pesquisa é que, hoje, os trabalhadores observam com atenção o que tem sido feito para incluir mulheres na liderança: tanto que três entre quatro pessoas ouvidas concordam que as empresas devem realizar ações de equidade de gênero.

Para Alana Azevedo, diretora de pessoas e cultura da Flash, a busca pela equidade reflete os movimentos sociais em curso e se tornou fundamental na agenda do RH.

“Esses números revelam que a inclusão deve ser parte da estratégia das empresas, uma vez que o sentimento de pertencimento em uma organização impacta diretamente não só na atração e na retenção de talentos, mas também no engajamento e na produtividade das pessoas que fazem parte dela”, diz a executiva.

Mais igualdade de gênero, mais engajamento

Outra descoberta da pesquisa é que oportunidades iguais podem refletir em maior engajamento para as companhias. Perguntados se trabalhar em um lugar que tem ações de equidade aumentaria o engajamento no trabalho, 73% dos colaboradores informaram que “sim” — sendo que 44% acreditam que o engajamento aumentaria integralmente e 30% parcialmente.

A pesquisa evidencia ainda que as mulheres se engajam mais na busca pela equidade. Nossos dados revelam, por exemplo, que 55% das mulheres estão engajadas com ações de equidade de gênero dentro das organizações. Entre homens, o percentual é de 40%.

Representatividade na Flash

Segundo Alana Azevedo, debruçar-se sobre os números é fundamental para compreender a demografia da empresa e tomar decisões mais assertivas. “Na Flash, nós realizamos ações dedicadas à equidade de gênero em todos os níveis da companhia”.

Com projetos para desenvolvimento de mulheres líderes, vagas afirmativas e processos de mentoria, a Flash cresceu seu quadro de líderes mulheres. Hoje, 50% dos cargos de liderança são femininos. Entre supervisão e/ou coordenação são 57%.

"Atualmente, nós temos 59% de mulheres entre nossos flamingos e isso é valioso, pois sabemos que equipes diversas atuam de forma mais eficiente”, concluiu a executiva.

Quer acessar o levantamento completo? Baixe agora o infográfico “5 descobertas sobre equidade de gênero no Brasil” do nosso estudo gratuito e confira!


Veja mais conteúdos no blog:

+ Flash Talks: Leis trabalhistas e o programa Emprega+Mulheres

+ "Empresas precisam entender que todo mês é outubro rosa", diz médica do Instituto Protea

+ 12 especialistas em diversidade e inclusão para seguir no LinkedIn

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️