Think Work Flash Innovations: na Cielo, Inteligência Artificial ajuda a personalizar aprendizado

Plataforma da Cielo que utiliza Inteligência Artificial para desenvolver funcionários foi premiada no Think Work Flash Innovations.

Flash

Antes mesmo da discussão sobre inteligência artificial dominar a sociedade, a Cielo já lançava mão da tecnologia na edUCa, uma plataforma que estimula a autonomia dos colaboradores em seu processo de desenvolvimento profissional.

A iniciativa da empresa de serviços financeiros foi uma das vencedoras do Think Work Flash Innovations, que encerra as inscrições para a segunda edição nesta sexta-feira, dia 16. Desenvolvido pela Think Work, o prêmio conta com o apoio da Flash e reconhece os projetos mais inovadores na área de recursos humanos no Brasil.

Ainda não se inscreveu? Corra que ainda dá tempo. Leva menos de uma hora para ser reconhecido como um RH inovador!

Segundo Raissa Mouro, coordenadora de desenvolvimento organizacional da Universidade Cielo, a premiação trouxe mais visibilidade à iniciativa e reforçou o comprometimento da empresa com o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

“Com o reconhecimento, os projetos de aprendizagem da Universidade Cielo ganharam ainda mais respaldo. Continuamos sendo guiados por nossa vontade de construir um ambiente que fomenta o desenvolvimento personalizável e coletivo”, afirmou.

Confira, a seguir, detalhes da iniciativa, que foi destaque da categoria Desenvolvimento do Think Work Flash Innovations em uma entrevista exclusiva para o Blog da Flash.

Na Cielo, IA ajuda a personalizar o aprendizado

O principal objetivo da edUCa é que os colaboradores se tornem protagonistas em um mundo em que a educação precisa ser cada vez mais autodirigida, contínua e digital.

Nesse contexto, o grande diferencial da plataforma é usar a inteligência artificial para mapear as habilidades e personalizar a jornada de aprendizado dos colaboradores. Deste modo, eles recebem conteúdos de acordo com suas necessidades e interesses.

Para aumentar ainda mais o engajamento, os profissionais contam com uma abordagem gamificada.

Paralelo a isso, a plataforma também tem como foco o upskilling e reskilling da força de trabalho da Cielo. Por isso, a sugestão de conteúdo também é baseada no plano de desenvolvimento individual dos colaboradores.

“Os múltiplos formatos dentro da plataforma nos permitem sustentar o PDI dos colaboradores, além de acompanhar a evolução deles por meio de avaliações. Isso possibilita maior assertividade dos conteúdos da edUCa”.

Além do desenvolvimento de competências estratégicas e relevantes, a edUCa tem um papel relevante no onboarding das novas pessoas colaboradoras.

“Por meio da plataforma é possível trabalhar de maneira dinâmica a imersão em temas relevantes para a integração, como propósito, valores, atributos, principais serviços e produtos, história da companhia etc.”, conta Raissa.

E, apesar da curadoria, todos os conteúdos da plataforma estão disponíveis para todos os colaboradores, independentemente do cargo ou tempo de empresa. Raíssa explica que isso, além de garantir autonomia, permite que os colaboradores desenvolvam diferentes habilidades.

Entre os assuntos que eles podem aprender estão desde temas mais ligados a competências comportamentais, como liderança ágil e comunicação não violenta, até hard skills, como Power BI e linguagem de programação (HTML, CSS e JavaScript).

Leia mais sobre o prêmio: Saiba tudo sobre a 2a edição do prêmio Think Work Flash Innovations

Colaboração também faz parte do aprendizado

Mas, apesar de tecnológica, a plataforma da Cielo tem como função também promover uma maior colaboração e engajamento entre os funcionários. Por isso, ela funciona como uma espécie de rede social corporativa.

Deste jeito, ao longo do processo de aprendizado, os colaboradores recebem recomendações para seguir outros usuários com os mesmos interesses e necessidades que as suas e trocar informações.

Segundo a Raissa, isso incentiva que pessoas ou comunidades se tornem referência em determinados assuntos dentro da Cielo, além de criar grupos de interesses entre os times.

Algumas das comunidades já existentes na edUCa são:

  • Prisma: espaço para discutir e promover a inclusão da comunidade LGBTQIA+;
  • Somos Todos Um: que se aprofunda nas questões relacionadas a pessoas com deficiência;
  • Além do Gênero: comunidade de empoderamento feminino;
  • Blue to Black: que debate as relações étnico-raciais no ambiente profissional.

Que tal ajudar o RH da sua empresa a ter o reconhecimento que ele merece?

Ainda dá tempo de se inscrever para o prêmio de inovação no RH Think Work Flash Innovations! Clique aqui e participe gratuitamente.

Como desenvolver pessoas impacta no negócio da Cielo

Implementada em setembro de 2021, os resultados mostram uma ótima aceitação da plataforma. Em 2022, o edUCa contou com 5.258 usuários ativos e uma média de 2,7 mil acessos únicos mensais, um crescimento de 58,8% em relação ao ano anterior.

“É possível compreender o impacto da plataforma ao olharmos alguns números. Ao longo de 2022, mais de 170 mil itens foram visualizados na plataforma, com 97% dos usuários ativos de maneira recorrente, por exemplo”, afirma Raissa.

Além do impacto no engajamento, segundo a executiva, o investimento no desenvolvimento dos colaboradores influencia nos serviços prestados pela companhia e na criação de soluções mais eficazes para problemas do negócio e de clientes.

“Os colaboradores são um dos ativos mais importantes de uma companhia. Eles devem se sentir valorizados, pertencentes e, além disso, acreditar no propósito da organização”, afirma Raissa.

“Para isso, é preciso um olhar especial sobre o desenvolvimento de cada colaborador, a fim de entender o caminho que eles desejam traçar e como podemos ser um fator de apoio na conquista de seus objetivos”, finaliza.

Conheça mais sobre o Think Work Flash Innovations

+ Think Work Flash Innovations: o inovador case de mentoria da Syngenta

+ 5 fatos sobre o maior prêmio de inovação no RH do Brasil

+ Executivo do Albert Einstein revela 3 ações de inovação para inspirar seu RH

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️