Listamos 15 profissionais inspiradores para você seguir no LinkedIn

A Flash selecionou profissionais inspiradores que debatem temas de inovação, diversidade e inlcusão para você seguir no LinkedIn.

Flash

Compartilhar experiências e aprender com líderes de RH nunca foi tão fácil. Se, antes a conexão com lideranças empresariais se restringia ao convívio em grandes empresas ou nos bancos das universidades mais renomadas do país, hoje ela está a um clique no botão “seguir” do LinkedIn.

Em seus perfis na maior rede social corporativa do mundo, especialistas em Gestão de Recursos Humanos, Top Voices e/ou influencers, promovem conversas relevantes sobre assuntos tradicionais do mercado de trabalho e também sobre questões que ainda são um tabu na maioria das empresas.

“Temas como etarismo, diversidade, inclusão e sustentabilidade, por exemplo, estão ganhando cada vez mais espaço e há especialistas desses assuntos no LinkedIn ajudando profissionais a entender esses movimentos”, explica Aline Barbara de Oliveira, especialista em LinkedIn.

Quer benefícios flexíveis para a sua empresa? Conheça o cartão da Flash!

Essa facilidade de conexão tem se refletido em engajamento recorde para o Linkedin: a rede aponta um crescimento de mais de 55% na conversa entre os usuários entre 2019 e 2020. E o percentual só deve aumentar com os projetos da plataforma para estimular cada vez mais a troca de conhecimento. “A qualidade de usuários que criam conteúdos cresceu tanto que o Linkedin criou o programa Linkedin for Creators, para formar um grupo maior de pessoas que escrevem e engajam na rede”, diz Aline.

Com tantos especialistas e referências compartilhando insights na rede, como escolher quem seguir? Selecionamos 15 personalidades que promovem no Linkedin um diálogo relevante sobre temas como inovação, diversidade, inclusão. Confira mais sobre cada um deles:

1. Ruy Shiozawa

Engenheiro de formação, o CEO do Great Place to Work Brasil, tem um papel fundamental na discussão de uma cultura corporativa saudável. Em suas publicações e palestras, levanta reflexões sobre a necessidade de enxergar as pessoas como um todo, além de seus cargos e funções. E vê na diversidade um requisito fundamental para a inovação.

Com base em sua expertise no GPTW, diz que o primeiro passo para uma empresa se tornar um excelente lugar para trabalhar é escutar as pessoas e preparar as lideranças para atuarem não apenas em âmbito profissional, mas também social.

2. Sofia Esteves

Unanimidade quando o assunto é liderança em RH, a fundadora do Grupo Cia de Talentos, uma das maiores consultorias de recursos humanos do país, está presente em dez entre dez listas de especialistas para seguir.

O motivo é simples: a filha de imigrantes europeus é uma daquelas pessoas que inspiram e surpreendem. Da estudante que não tinha dinheiro para pagar o lanche da escola passou a dona de um negócio que fatura mais de R$ 30 milhões por ano.

O segredo de tanto sucesso? Paixão pelo que faz, capacidade de inovar e, claro, aprender com os erros. Toda essa trajetória profissional foi essencial para que a comentarista da GloboNews, da revista Exame e do jornal Valor Econômico tivesse uma visão humana e empática do universo corporativo.

Porta-voz da representatividade feminina, Sofia não hesita em abordar assuntos que geram polêmica, como etarismo e saúde mental. Por provocar tantas reflexões, foi apontada pelo LinkedIn como uma das influencers que geram as conversas mais relevantes sobre negócios no Brasil.

3. Suzie Clavery

“It’s all about people. It’s all about experience”. As frases que, em uma tradução simples, significam “É tudo sobre pessoas. É tudo sobre experiência” são o lema da especialista, que se tornou uma das principais vozes do Employer Branding no Brasil.

Co-fundadora da Employer Branding Brasil, em 2008, ao lado de Caio Infante e Whiny Fernandes, Suzie se dedica a desmistificar estratégias de marca empregadora. Além de ser gerente sênior de employer branding/talent marketing e CHO (Chief Happiness Officer, ou diretora de felicidade corporativa) do UnitedHealth Group, é autora do livro “Isso é Employer Branding?!” e host do EBB Cast, que está entre 15 mais ouvidos no ranking de podcasts de negócios do Brasil.

4. Grazi Mendes

A ideia de um futuro plural e inclusivo é o que move a head de diversidade e inclusão da consultoria em tecnologia Thoughtworks. Nascida na periferia de Belo Horizonte, ela se orgulha de transformar suas próprias experiências em oportunidades para que outras jovens como ela sejam mulheres de sucesso.

Em seu currículo como executiva, se destaca por ter participado do primeiro processo seletivo afirmativo para pessoas negras do Brasil e por ser uma das criadoras da Ponte, hub de diversidade e inclusão, e do cursinho popular Morro do Papagaio. “Para mulheres negras, o silêncio não é uma opção”, diz Grazi na abertura de sua apresentação no TEDxUnisinos.

E é por isso que ela faz questão de compartilhar sua história de vida nas palestras e nas aulas que dá como professora universitária. Eleita pelo prêmio Ser Humano da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) como personalidade profissional da área de pessoas em 2022, leva ao Linkedin uma visão lúcida sobre temas como racismo, sexismo e outros obstáculos para a inclusão e equidade dentro e fora das empresas.

5. Ana Fontes

Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes, em 2019, a presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), que já capacitou mais de meio milhão de pessoas, acredita no papel social do empoderamento feminino para transformar vidas.

Além de falar sobre representatividade e gênero, Ana aborda todo o leque de assuntos que envolvem o empreendedorismo feminino, das mudanças profissionais que surgem após a maternidade às dificuldades impostas às mulheres pelo mundo corporativo.

Autora do livro “Negócios: Um assunto de mulheres: A força transformadora do empreendedorismo feminino”, Ana trabalha como conselheira de diversas empresas – da Unimed Seguros ao Instituto Avon – e em suas aulas como professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz questão de trazer exemplos reais para falar sobre liderança feminina, diversidade e a importância de (des)glamourizar o empreendedorismo.

6. Denyze Santos

Fenômeno no Linkedin, a especialista em gestão de pessoas é seguida por meio milhão de pessoas. O que muitos deles não fazem ideia é que o desemprego foi o ponto de partida para a guinada profissional que a transformou em sucesso na rede social corporativa.

Depois de colecionar postos em empresas de grande porte durante seis anos entre o Pará e a Paraíba, ela se viu demitida no período da pandemia e decidiu que ajudaria pessoas a encontrarem seu direcionamento profissional pela internet.

Eleita LinkedIn Top Voice 2022, Denyze conquistou o público que busca vaga na rede com dicas sobre temas como liderança feminina e transição de carreira. Com sua linguagem acessível e soluções práticas, ela assume o compromisso de falar sobre futuro do trabalho, empregabilidade e construção de carreira.

7. Ana Paula Franzoti

A psicóloga de formação é uma apaixonada por RH. Com mais de uma década de Unilever, a diretora de desenvolvimento organizacional e cultura & líder de saúde mental e bem-Estar conquistou um posto diferenciado entre tantos executivos por fazer reflexões que mostram a importância de lideranças mais empáticas para a criação de uma cultura organizacional saudável.

Como mentora do movimento Jovens do Brasil, Ana Paula fala com propriedade sobre o cenário atual de entrada da juventude no mercado de trabalho e todos os desafios que isso implica.

Top Voice 2022, foi uma das executivas que participaram da primeira edição da Flash Humanidades.

8. Lisane Lemos

Impossível não admirar a trajetória poderosa da Gerente de Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google para a América Latina. Conselheira consultiva do Fundo de Populações da ONU, já foi apontada como uma das brasileiras mais influentes na lista Forbes under 30, além de ser embaixadora do I'm the Code, um movimento global que incentiva o desenvolvimento de meninas em áreas de ciências e tecnologia.

Se por um lado a representatividade permeia toda a carreira dessa advogada de Pelotas, esse não é o único motivo para segui-la. Com um posicionamento inteligente e divertido, Lisiane aborda temas tão plurais quanto sua história. De visibilidade lésbica a organização de finanças.

A partir de sua perspectiva madura, ela convida seus seguidores a repensarem visões tradicionais de mercado de trabalho e relações profissionais.

9. Vitor Martins

Mulher trans negra e nordestina, Vitor é considerada uma das 20 produtoras de conteúdos mais relevantes sobre diversidade e inclusão no Linkedin.

Administradora formada pela Fundação Getúlio Vargas e mestranda em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, é um exemplo de pioneirismo e protagonismo para o movimento LGBTQ+.

Top Voice 2022, com passagem pelo Nubank, ela compartilha assuntos que vão desde diversidade e inclusão de pessoas trans no ecossistema brasileiro de inovação ao racismo estrutural, ancestralidade e negritude.

10. Maira Blasi

Especialista em novas formas de trabalho, a professora da Sputnik, Perestroika, TERA e PUCRS não tem medo de soar controversa. E é justamente aí que está seu ponto forte. Com sua visão contestadora, ela discute questões polêmicas atuais, como o quiet quitting, ou estruturais, como a dificuldade de comunicação no trabalho.

Fundadora da Subversiva, uma consultoria que treina executivos e profissionais de empresas como BR Malls, Ford e Buzzfeed, a Linkedin Creator prova que é possível ser autêntica dentro e fora do trabalho.

11. Daniele Botaro

A head de diversidade e inclusão na Oracle para América Latina é conhecida por compartilhar ideias, pensamentos e experiências próprias sobre os principais assuntos do dia relacionados à carreira, diversidade e inclusão.

Referência entre lideranças lésbicas, a executiva carioca já liderou diversas iniciativas em prol do avanço profissional feminino e da igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Com um olhar inteligente sobre o universo corporativo, ela aponta a importância de compreender as transformações que o mercado de trabalho, como a busca por um ambiente corporativo mais saudável e a priorização do propósito, para estabelecer uma relação profissional mais efetiva.

12. Alexandre Pellaes

Pesquisador, consultor e especialista em modelos flexíveis de gestão, este mestre em mestre em psicologia do trabalho pela USP é um estudioso sobre o futuro do mercado de trabalho.

Uma ampla experiência profissional – em 20 anos de carreira ele passou de estagiário a CEO – e o expertise sobre novas práticas de trabalho são as bases que Pellaes usa para propor novas formas de compreender o mercado de trabalho. Liderança, diz ele, tem muito mais a ver com influência do que status e cargo.

Palestrante do TED e colunista do UOL, ele escreve com frequência artigos que levantam debates sobre temas atuais como o fato de a geração Z preferir ficar desempregada a trabalhar infeliz. Pellaes interage com seus seguidores com proximidade e os estimula a repensar sua forma de vivenciar o trabalho nos dias atuais.

13. Mauro Wainstock

Com 30 anos de experiência profissional, o jornalista e publicitário se tornou referência em temas como etarismo, integração intergeracional e novos desafios do mercado de trabalho para pessoas acima dos 40 anos.

Eleito Top Voice 2022 e sócio do HUB 40+, consultoria que atua com diversidade etária, Mauro ressalta em seus artigos e palestras a importância de se rever o posicionamento do mercado de trabalho sobre a população com 50+, já que muito em breve 30% da população brasileira terá mais do que 60 anos.

A postura analítica do especialista mostra que as transformações precisam ir muito além do digital: elas precisam partir da sociedade.

14. Genesson Honorato

Líder de inovação no RH da OLX, o baiano nascido em Mascote colecionou diversas experiências profissionais antes de chegar ao posto de gerente de employer branding e diversidade & inclusão na OLX. De cobrador de ônibus, passou a trainee da L’OREAL e depois foi coordenador de Employer Branding na ThoughtWorks.

Degrau por degrau, Genesson foi construindo sua realidade com pluralidade e humanidade. Aliás, essas são palavras que norteiam sua carreira. Com perfil multifacetado, ele acredita que compartilhar conhecimento e inspirar pessoas são suas missões centrais.

Disruptivo e ávido por aprender, está sempre pesquisando novidades sobre culturas, pessoas e tecnologias e isso se reflete nas reflexões que compartilha no Linkedin. Uma de suas frases famosas diz que os números não mentem, mas também não sentem. E que o RH de qualquer empresa deve ser visto como um centro vivo, que a alimenta com novos talentos.

Como contou no TED do qual participou em 2012, contribuir para que esses talentos surjam de diferentes lugares e ocupem seu espaço é, para ele, uma forma de participar de uma revolução no mercado de trabalho.

15. Lua Mansano

“Botando a cara no sol”, como brinca, a travesti paulista se tornou porta-voz da comunidade trans, neurodiversa e HIV (+) no Linkedin. Com conteúdos baseados em suas experiências, ela busca trazer representatividade muito além do âmbito corporativo.

Formada em Comércio Exterior, Lua atua hoje como palestrante, produtora audiovisual e criadora de conteúdo. Diversidade, equidade e inclusão, gênero, sexualidade, mercado de trabalho, saúde mental são temas muito presentes em suas reflexões na rede, mas seu principal foco é questionar estigmas e tabus que envolvem o universo de pessoas trans e/ou que vivem com HIV/Aids.

Por meio da hashtag #TRANSLinkedin ela evidencia pessoas trans na rede com o objetivo de “humanizar a vida da pessoa LGBTQIA+”, de um jeito simples e interativo. Sem didatismo chato, Lua apresenta conceitos como o positHIVidade – que é como ela trata o fato de conviver com o HIV.

Se gostou do conteúdo, continue no site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️