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Com plataforma da Flash, RH da Razor Computadores viu sua produtividade saltar cerca de 30%

Menos burocracia e mais produtividade. Entenda como a plataforma integrada da Flash facilitou as rotinas e impactou o negócio da Razor Computadores.

Flash
Em 2014, quando os irmãos Grégory Reichert e André Reichert resolveram fundar a Razor Computadores, o objetivo era facilitar o acesso a computadores de alta performance como arquitetos, engenheiros, pesquisadores e designers.
 
 

A ideia do negócio partiu da experiência pessoal de André, arquiteto de formação, que enfrentou dificuldades ao tentar adquirir uma máquina capaz de rodar programas como o AutoCAD, voltado para a criação de projetos de arquitetura em 3D.

O gaúcho teve de contar com a ajuda do irmão, na época estudante de análise de sistemas, e montar o computador peça por peça. Do dilema nasceu a vontade de empreender e, juntos, abriram uma assistência técnica especializada em computadores de alta performance na garagem de casa. Assim nascia a Razor Computadores.

Calcada na tecnologia e com um público interno composto majoritariamente por jovens, em 2020, a Razor conheceu a Flash por meio de uma palestra on-line e percebeu que poderia inovar também no seu pacote de benefícios.

“Não tínhamos conhecimento da possibilidade de oferecer benefícios flexíveis. Ao conhecer a Flash, percebemos que o modelo que possuíamos era bastante limitado e fomos conhecer mais o produto. Foi algo totalmente ao acaso, mas que deu muito certo”, diz Yasmin Damiani, supervisora de Recursos Humanos da Razor.

Por dentro da Razor Computadores

Com menos de 10 anos de existência, a Razor Computadores é, hoje, uma das principais fabricantes de workstations, estações de trabalho de alta performance. Sediada no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a empresa foi avaliada em 52 milhões de reais e atende gigantes como Petrobras, Itaú e SAP.

Um diferencial do modelo de negócios da Razor é o fato de que a companhia não atua apenas na fabricação dos computadores, mas também é especializada em vendas consultivas de forma 100% online para todo o Brasil.

Com a ajuda da Razor, profissionais de engenharia, arquitetura, design e pesquisa e desenvolvimento têm acesso a computadores personalizados, capazes de executar diferentes tarefas e projetos.

“Alguns dos nossos clientes são instituições como Hospital Albert Einstein e a FioCruz e já chegamos a fornecer máquinas que auxiliaram no desenvolvimento de vacinas, como a da Covid-19”, conta Yasmin.

“O nosso foco é auxiliar e contribuir com a produtividade de profissionais que, muitas vezes, se veem limitados por máquinas de baixa performance”, completa a supervisora.

O desafio

Assim como outras empresas de tecnologia, a Razor vem em um ritmo de crescimento acelerado e, só nos últimos três anos, triplicou o time de funcionários, que hoje conta com 50 pessoas.

Por ter a venda consultiva como um dos diferenciais de negócios, o capital humano é fundamental para o negócio da Razor — e por isso a empresa investe para ser um bom lugar para se trabalhar. Prova disso é que a companhia foi certificada por três anos consecutivos pelo Great Place To Work, com aprovação dos funcionários.

Não é à toa, em 2020, quando conheceu a proposta da Flash, a Razor percebeu que poderia melhorar a experiência dos colaboradores também na utilização dos benefícios.

“Temos públicos diversos dentro da empresa. Alguns são jovens e outros são pais e mães de famílias. Com o antigo fornecedor era possível utilizar o benefício de alimentação apenas em redes de supermercados, o que não atendia a todos os perfis”, diz Yasmin.

Com a Flash, a Razor entendeu que poderia oferecer um pacote de benefícios sob medida para os funcionários — sem abrir mão da segurança jurídica.

“Os funcionários aprovaram bastante a parceria. Ao final de cada mês é uma ansiedade para cair o Flash, afirma a supervisora.

A solução

A Razor começou a parceria com a Flash pela gestão de benefícios. Mas, a experiência deu tão certo que, gradativamente, também se tornou cliente da plataforma de gestão de despesas corporativas, controle de ponto e gestão de pessoas da Flash.

Depois de benefícios, o primeiro produto que chamou atenção da Razor, conta Yasmin, foi a gestão de despesas, plataforma que descomplica o controle de reembolsos.

“Não tínhamos nenhuma plataforma para fazer a gestão de reembolsos dos funcionários, então, o processo era praticamente todo manual. Algo que trazia muita burocracia”, diz Yasmin.

“Vimos que a plataforma da Flash era uma ótima solução para isso, além de oferecer a opção de um cartão corporativo com o próprio cartão da Flash, completa.

O controle de ponto dos funcionários foi outro processo no qual a Razor viu na Flash a parceira ideal para trazer mais digitalização e eficiência. Antes de se tornar cliente da FolhaCerta, além de manual, o processo de controle de jornada dos funcionários da empresa envolvia várias etapas.

“Coletávamos o ponto de forma biométrica, depois enviávamos o cartão ponto para os funcionários validarem e atualizavámos no sistema interno. Todo o processo era realizado pelo time de RH e muito dispendioso”, diz Yasmin.

A adesão à gestão de pessoas, que integra ferramentas que vão de admissão de funcionários a análise de dados para o RH, completou a parceria de ponta a ponta entre o controle de pronto e Razor.

“Tínhamos utilizado algumas plataformas de RH do mercado e nenhuma nos atendia satisfatoriamente, principalmente, com uma boa experiência de usuário. Na Flash encontramos plataformas funcionais e objetivas”, diz Yasmin.

Uma das premissas da Flash é colocar o consumidor no centro e, por isso, sempre que lançamos um produto buscamos ouvir os clientes. Yasmin conta que foi convidada para realizar testes com a plataforma Flash antes do lançamento oficial — e que a participação na construção da ferramenta foi fundamental para adotar o produto na Razor.

“Achamos fantástica a construção da Flash. Participamos efetivamente da evolução da plataforma e pudemos levar feedbacks e ser ouvidos”, afirma a supervisora.

Resultados

Segundo Yasmin, a adesão às soluções da Flash otimizaram as atividades relacionadas à gestão de pessoas da Razor e a profissional notou uma melhora de cerca de 30% na própria produtividade.

Além disso, a profissional também relata que a oferta de benefícios flexíveis se tornou um diferencial competitivo na hora de atrair candidatos, algo extremamente importante no mercado de tecnologia, em que os talentos são bastante disputados.

“Durante as entrevistas, quando falamos que oferecemos benefícios flexíveis, os olhos dos candidatos brilham. Percebemos que a maioria ainda possui um pacote mais engessado, então, é algo que nos diferencia e nos torna mais atraentes”, destaca Yasmin.

O fato de utilizar todas as soluções da Flash em uma única plataforma integrada também trouxe resultados expressivos para o negócio da Razor. Com a FolhaCerta, por exemplo, a supervisora conta que notou uma diminuição da metade do tempo gasto em operações de controle de ponto dos funcionários.

Ao centralizar as informações sobre toda a jornada do colaborador em uma única plataforma, a Razor diminuiu a burocracia e melhorou a gestão dos documentos internos, que antes estavam espalhadas em diversos canais, como planilhas e outras plataformas.

De acordo com Yasmin, as soluções oferecidas pela Flash trouxeram agilidade e eficiência para que a Razor pudesse se concentrar na evolução do negócio.

“Pensando em nosso crescimento enquanto empresa fica claro que os processos feitos de forma manual, como eram, se tornaram insustentáveis a longo prazo. Agora, temos tecnologia para crescer sem dor de cabeça”, afirma.

Por último, encontrar em um único fornecedor os serviços de benefícios flexíveis, despesas corporativas e gestão de pessoas foi outro diferencial da Flash que também trouxe mais assertividade para a Razor.

“Ter os serviços integrados otimiza muito o nosso tempo. Não precisamos aprender a usar várias plataformas nem gerir diversos fornecedores com sistemas e métodos de pagamento que não se conversam”, afirma a supervisora.

“Antes da Flash, nossos benefícios e ferramentas de RH eram limitados e pouco atrativos. Com a Flash eles dão mais liberdade para o colaborador e oferecem facilidade para o RH”, finaliza Yasmin.

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