Think Work Flash Innovations: o inovador case de mentoria da Syngenta
Syngenta se tornou finalista da 1ª edição da premiação Think Work Flash Innovations com inovação de mentoria para aumentar a representatividade feminina.
Multinacional de agroquímicos, a Syngenta tem dado passos importantes para transformar a representatividade feminina em realidade para suas colaboradoras. A iniciativa, capitaneada pelo projeto Voando Alto, foi finalista da 1° edição do Think Work Flash Innovations, premiação idealizada pela Think Work e apoiada pela Flash que reconhece as iniciativas mais inovadores em recursos humanos em todo o país e está com inscrições abertas até 16 de junho para a 2ª edição.
O programa teve início em 2020, quando a companhia percebeu que uma das maiores dificuldades para o crescimento das mulheres do setor comercial era enfrentar a dominância masculina no agronegócio. Para ter uma ideia, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em 2022, o setor de agrobusiness empregou mais de 19 milhões de pessoas no Brasil e, desse total, menos de 6 milhões eram mulheres.
Apostar na capacitação e na aceleração profissional por meio do Voando Alto foi a forma que a empresa encontrou para ajudar a equipe a enfrentar essa disparidade. O projeto deu tão certo que, além de se tornar uma das finalistas do prêmio, vai para sua segunda turma neste ano, quando participarão funcionárias brasileiras e de 35 de países como México, Argentina e Chile, onde a companhia também atua.
“Buscamos tratar o encarreiramento cada vez mais sob a ótica da valorização da competência, criatividade e inovação do indivíduo, independentemente de qualquer outro aspecto”, afirma Ana Cécere, gerente de Desenvolvimento Organizacional na multinacional.
Inspire-se: conheça aqui os vencedores da 1° edição do Think Work Flash
Nesta reportagem exclusiva, a executiva explica os 3 principais pilares do Voando Alto e detalha o que a empresa tem feito para promover um ambiente diverso e inclusivo.
Desenvolvimento profissional e autoconhecimento como foco do projeto
O Voando Alto nasceu, em 2020, a partir de uma pesquisa realizada com algumas mulheres da companhia para entender o contexto em que elas estavam inseridas, as necessidades e principais pontos a serem melhorados para aumentar a representatividade feminina dentro da Syngenta.
“Com todos os questionamentos respondidos, em 2021, passamos para a elaboração de um programa que pudesse romper as barreiras culturais e ampliar as oportunidades, por meio de autoconhecimento e desenvolvimento profissional”, explica Ana.
A partir desse mapeamento, foram selecionadas 35 colaboradoras, que participaram do projeto entre março e outubro de 2022.
O projeto Voando Alto foi dividido em 3 etapas
- A primeira etapa foi mapear as características e experiências de cada um das participantes, com o objetivo de criar um programa que permitisse que elas fortalecessem as habilidades e os conhecimentos que já possuíam.
- O segundo passo foi focar no desenvolvimento profissional das profissionais. Nessa etapa, o objetivo estava em ampliar o conhecimento das participantes por meio de treinamentos e aulas sobre liderança, comunicação assertiva e pontos técnicos de cada cargo.
- O terceiro pilar do programa é a mentoria. Paralelamente às dez aulas práticas, as funcionárias passaram por 15 encontros com líderes seniores da Syngenta.
Além de promover a troca de experiências, a iniciativa também facilitou o monitoramento da evolução de cada participante. “Esse trabalho foi muito importante para promover a cultura de equidade de gênero na companhia, a fim de romper qualquer barreira cultural sobre a competência das mulheres”, explica.
Projeto teve como frutos melhoria na performance e promoções
Para encerrar a primeira edição do Voando Alto, as participantes elaboraram projetos para colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante os sete meses de aulas e mentorias. Dessa forma, puderam demonstrar a evolução de habilidades e competências adquiridas ao longo do programa e as contribuições para a empresa.
Além de contar com 90% de engajamento, o Voando Alto teve resultados expressivos: as profissionais que participaram tiveram 70% de melhoria na performance e um índice de 15% de promoção.
“O Voando Alto mostrou que quando investimos em capacitação, no empoderamento e na diversidade conseguimos ter resultados ainda melhores em entregas e performance. O programa mostrou que a representatividade feminina pode resultar não só em uma mudança cultural, mas também em bons números para a companhia”.
Saiba mais sobre a premiação
As inscrições para o Prêmio Think Work Flash Innovations vão até 16 de junho, e as empresas poderão inscrever suas iniciativas em 12 categorias: Atração e Seleção, Carreira, Cultura Organizacional, Desenvolvimento, Desenvolvimento de Jovens, Diversidade, Employee Experience, Liderança, People Analytics, Remuneração e Benefícios, Saúde e Qualidade de Vida, Transformação Digital do RH.
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Os vencedores em cada categoria serão conhecidos em agosto, durante o Flash Humanidades.
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