Conheça nossos produtos

Deixe seu trabalho mais simples com a Flash! Utilize nossos sistemas de gestão de benefícios, despesas e pessoas para facilitar o seu dia a dia.

Fale com um especialista

Think Work Flash Innovations: o inovador case de mentoria da Syngenta

Syngenta se tornou finalista da 1ª edição da premiação Think Work Flash Innovations com inovação de mentoria para aumentar a representatividade feminina.

Flash

Multinacional de agroquímicos, a Syngenta tem dado passos importantes para transformar a representatividade feminina em realidade para suas colaboradoras. A iniciativa, capitaneada pelo projeto Voando Alto, foi finalista da 1° edição do Think Work Flash Innovations, premiação idealizada pela Think Work e apoiada pela Flash que reconhece as iniciativas mais inovadores em recursos humanos em todo o país e está com inscrições abertas até 16 de junho para a 2ª edição.

O programa teve início em 2020, quando a companhia percebeu que uma das maiores dificuldades para o crescimento das mulheres do setor comercial era enfrentar a dominância masculina no agronegócio. Para ter uma ideia, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em 2022, o setor de agrobusiness empregou mais de 19 milhões de pessoas no Brasil e, desse total, menos de 6 milhões eram mulheres.

Apostar na capacitação e na aceleração profissional por meio do Voando Alto foi a forma que a empresa encontrou para ajudar a equipe a enfrentar essa disparidade. O projeto deu tão certo que, além de se tornar uma das finalistas do prêmio, vai para sua segunda turma neste ano, quando participarão funcionárias brasileiras e de 35 de países como México, Argentina e Chile, onde a companhia também atua.

“Buscamos tratar o encarreiramento cada vez mais sob a ótica da valorização da competência, criatividade e inovação do indivíduo, independentemente de qualquer outro aspecto”, afirma Ana Cécere, gerente de Desenvolvimento Organizacional na multinacional.

Inspire-se: conheça aqui os vencedores da 1° edição do Think Work Flash

Nesta reportagem exclusiva, a executiva explica os 3 principais pilares do Voando Alto e detalha o que a empresa tem feito para promover um ambiente diverso e inclusivo.

Desenvolvimento profissional e autoconhecimento como foco do projeto

O Voando Alto nasceu, em 2020, a partir de uma pesquisa realizada com algumas mulheres da companhia para entender o contexto em que elas estavam inseridas, as necessidades e principais pontos a serem melhorados para aumentar a representatividade feminina dentro da Syngenta.

“Com todos os questionamentos respondidos, em 2021, passamos para a elaboração de um programa que pudesse romper as barreiras culturais e ampliar as oportunidades, por meio de autoconhecimento e desenvolvimento profissional”, explica Ana.

A partir desse mapeamento, foram selecionadas 35 colaboradoras, que participaram do projeto entre março e outubro de 2022.

O projeto Voando Alto foi dividido em 3 etapas

  1. A primeira etapa foi mapear as características e experiências de cada um das participantes, com o objetivo de criar um programa que permitisse que elas fortalecessem as habilidades e os conhecimentos que já possuíam.
  2. O segundo passo foi focar no desenvolvimento profissional das profissionais. Nessa etapa, o objetivo estava em ampliar o conhecimento das participantes por meio de treinamentos e aulas sobre liderança, comunicação assertiva e pontos técnicos de cada cargo.
  3. O terceiro pilar do programa é a mentoria. Paralelamente às dez aulas práticas, as funcionárias passaram por 15 encontros com líderes seniores da Syngenta.

Além de promover a troca de experiências, a iniciativa também facilitou o monitoramento da evolução de cada participante. “Esse trabalho foi muito importante para promover a cultura de equidade de gênero na companhia, a fim de romper qualquer barreira cultural sobre a competência das mulheres”, explica.

Projeto teve como frutos melhoria na performance e promoções

Para encerrar a primeira edição do Voando Alto, as participantes elaboraram projetos para colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante os sete meses de aulas e mentorias. Dessa forma, puderam demonstrar a evolução de habilidades e competências adquiridas ao longo do programa e as contribuições para a empresa.

Além de contar com 90% de engajamento, o Voando Alto teve resultados expressivos: as profissionais que participaram tiveram 70% de melhoria na performance e um índice de 15% de promoção.

Imagem não encontrada

“O Voando Alto mostrou que quando investimos em capacitação, no empoderamento e na diversidade conseguimos ter resultados ainda melhores em entregas e performance. O programa mostrou que a representatividade feminina pode resultar não só em uma mudança cultural, mas também em bons números para a companhia”.

Saiba mais sobre a premiação

As inscrições para o Prêmio Think Work Flash Innovations vão até 16 de junho, e as empresas poderão inscrever suas iniciativas em 12 categorias: Atração e Seleção, Carreira, Cultura Organizacional, Desenvolvimento, Desenvolvimento de Jovens, Diversidade, Employee Experience, Liderança, People Analytics, Remuneração e Benefícios, Saúde e Qualidade de Vida, Transformação Digital do RH.

Clique e inscreva-se!

Os vencedores em cada categoria serão conhecidos em agosto, durante o Flash Humanidades.

Leia também:

+ Vencedor em 3 categorias: conheça ações do Albert Einstein para inovar no RH

+ Finalista do prêmio: empresa do rapper Emicida mostra como funciona recrutamento às cegas

+ Flash Humanidades 2022: de Pequena Lo a Miguel Nicolelis, veja destaques

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️