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Recrutamento digital: o que é e como usá-lo a favor da marca empregadora

Descubra como o recrutamento digital pode revolucionar sua estratégia de recrutamento e seleção de talentos e otimizar o tempo do RH.

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Recrutamento digital é o termo empregado para traduzir uma abordagem em alta no meio corporativo: a adoção de tecnologias digitais em diferentes etapas do recrutamento e seleção, a fim de torná-lo mais assertivo, ágil e econômico.

Uma tendência que vai ao encontro de um um dos principais desafios das equipes de RH nas empresas, segundo pesquisa inédita realizada pela Flash: atrair talentos.

O estudo também mostra que o recrutamento e seleção também é a atividade que mais consome o tempo do RH: 24,3%, seguido por gestão da folha de pagamento.

Em linhas gerais, o recrutamento digital envolve a adoção de ferramentas disponíveis na Internet – como redes sociais, sites de emprego e testes online –, além do uso de softwares/plataformas digitais.

 

O objetivo é encontrar, atrair, avaliar e selecionar pessoas candidatas de forma mais otimizada. Essas mudanças são implementadas tendo em vista a melhoria dos processos seletivos e a contratação dos melhores talentos para a empresa.

Para o consultor em gerenciamento estratégico Allan Pimenta, diretor da Escola de Negócios, essas práticas são consequência do processo de digitalização da sociedade como um todo.

“Estamos na era pós-digital, onde a tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas de uma forma orgânica e natural. O recrutamento também evoluiu para essa era, e os contratantes têm a possibilidade de buscar de forma mais precisa as pessoas que têm maior aderência com o perfil desejado”, avalia.

Confira a seguir como o recrutamento digital pode ajudar os RHs a otimizarem o processo de R&S e trazer diferenciais para a marca empregadora.

Recrutamento digital e marca empregadora

Alinhado com as novas tecnologias e o futuro do trabalho, o recrutamento digital contribui para o fortalecimento da marca empregadora e uma maior conexão com as novas gerações.

“A presença online da empresa, em sites de carreira, redes sociais e outros canais digitais, pode melhorar sua reputação, tornando-a mais atraente para potenciais candidatos. Esta exposição demonstra que a organização faz uso de inovação e das tecnologias e está atualizada com as tendências tecnológicas e inovadoras. Desta forma, pode atrair candidatos mais jovens e orientados para a tecnologia”, pontua Samantha Mazzero, professora da FIA Business School.

Exemplos de práticas e ferramentas de recrutamento digital

Hoje, existem diversas ferramentas para atender às diferentes necessidades dos recrutadores, em etapas distintas do processo seletivo. Os softwares de recrutamento e seleção podem ser empregados, por exemplo, para divulgar oportunidades de emprego, monitorar o fluxo de candidaturas ou viabilizar entrevistas à distância por videoconferência.

“O recrutamento digital busca tirar proveito das diversas ferramentas disponíveis na Internet. Os recrutadores podem utilizar plataformas como LinkedIn, Facebook e Twitter para encontrar profissionais, interagir e divulgar vagas disponíveis. Para algumas posições, é possível realizar testes e avaliações online. E, finalmente, a inteligência artificial é uma peça cada vez mais presente. Alguns sistemas utilizam algoritmos para analisar currículos, identificar padrões e selecionar candidatos com base em critérios predefinidos”, explica a professora da FIA Business School.

Vantagens do recrutamento digital

Em relação aos modelos tradicionais de recrutamento, a versão digital apresenta vantagens, principalmente, em relação a três aspectos: alcance, eficiência e velocidade.

Como explica Pimenta, no recrutamento digital, tudo é mensurável. Isso significa que a empresa pode coletar e analisar dados sobre as etapas desse processo. A análise dessas informações traz insights valiosos para melhorar a estratégia de recrutamento na organização, pois “ajuda a tomar decisões mais bem-embasadas e a melhorar continuamente”, justifica o consultor.

 

Antes de analisar os dados, é possível tirar proveito da praticidade das tecnologias digitais. A possibilidade de anunciar em diferentes espaços da Internet, por exemplo, amplia a busca por profissionais até mesmo para outros países.

Já o emprego de ferramentas digitais que permitem personalizar e segmentar essa procura aumenta a chance de encontrar pessoas com habilidades específicas ou com perfis mais alinhados com a empresa.

Quando se trata de conquistar os melhores talentos em um mercado competitivo, a economia de tempo pode fazer a diferença. Lançar mão de plataformas de comunicação instantânea ou de programas que utilizam inteligência artificial para pré-selecionar currículos, por exemplo, são medidas que eliminam etapas, tornando o prazo de contratação mais curto e atraente.

Como escolher uma plataforma de recrutamento digital

Há atualmente uma série de plataformas desenvolvidas para atrair e reter talentos e, desta forma, otimizar o processo de seleção e de admissão.

Normalmente contam com funcionalidades voltadas para a gestão de vagas e candidatos e também de dados coletados a partir dos processos seletivos realizados em seu ambiente. Dentro da plataforma, é possível, ainda: divulgar vagas; selecionar o perfil de interesse; e realizar pesquisas ativas acessando bancos de currículos de profissionais com as características desejadas.

Entre as vantagens de investir em um software de recrutamento digital, está ainda a possibilidade de centralizar diversas etapas do processo de recrutamento e seleção em um só local, além de simplificar a comunicação entre a empresa e as pessoas candidatas.

Antes de escolher a plataforma, porém, leve em conta as necessidades de sua empresa e a segurança. Durante as etapas de um processo de recrutamento digital, é coletada uma quantidade enorme de dados sensíveis das pessoas candidatas.

Torna-se essencial garantir que esse conteúdo seja armazenado e utilizado de forma segura e em conformidade com as leis de proteção de dados, para preservar tanto a privacidade de quem participou do processo quanto da reputação da empresa.

A empresa também precisa garantir que está em conformidade com todas as leis, tomar as medidas necessárias para proteger as informações dos candidatos e restringir o acesso a elas apenas às pessoas envolvidas no processo (estando devidamente capacitadas e conscientizadas).

Exemplo de plataforma digital segura e descomplicada de gestão de pessoas, a Flash oferece, entre suas soluções, a opção Admissão Online, desenvolvida especialmente para agilizar e oferecer uma melhor experiência para quem está ingressando na empresa.

Com a Flash, a contratação é 100% digital e alinhada aos modelos de trabalho híbrido e remoto.

veja como o sistema de gestão de pessoas da flash otimiza o trabalho do RH

Como implementar o recrutamento digital na sua empresa

O mundo pós-digital é caracterizado por rápidas e constantes mudanças, e o recrutamento digital não é exceção. As empresas precisam estar dispostas a se atualizar e a adaptar suas estratégias à medida que novas tecnologias e tendências surgem.

É comum que a transição para o recrutamento digital encontre resistência por parte dos recrutadores já acostumados a metodologias mais tradicionais. Confira a seguir algumas dicas para ajudar o RH nessa jornada:

  • Treinamento e suporte: o primeiro passo é investir em treinamento e suporte para recrutadores, visando prepará-los para utilizar as novas ferramentas e também mostrando seus benefícios.
  • Investimento em tecnologia: a implementação de um processo de recrutamento digital pressupõe, também, o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas adequadas, com investimento em softwares, infraestrutura e segurança de dados.
  • Integração de sistemas: o risco de lidar com uma grande quantidade de dados é o retrabalho. Para garantir a eficiência, diminuir o risco de erros e de duplicar esforços, as ferramentas digitais de recrutamento devem estar integradas ao sistema de gestão de RH da companhia.
  • Atenção às pessoas: por fim, vale lembrar que, no mercado, quem procura por um emprego nem sempre está a par de todas as alternativas para encontrar uma vaga ou mesmo para participar de um processo de seleção virtual.

“O desafio aqui é usar a tecnologia para melhorar o trabalho, sem perder o toque humano, que é tão importante na hora de avaliar um candidato. É necessário refletir e entender como é a experiência dos candidatos, e não só dos aprovados. Ou seja, criar processos cuidadosos de feedback”, conclui Pimenta.

Veja dicas de boas práticas no recrutamento digital

  • Use softwares de recrutamento e seleção: Centralize as etapas do processo seletivo e tenha acesso a dados e métricas valiosas para decisões estratégicas.
  • Adote um sistema de gestão de pessoas: Plataformas como a Flash integram admissão online, People Analytics e ferramentas do dia a dia, garantindo agilidade e boa experiência para todos.
  • Anuncie as vagas online: Divulgue em sites especializados, redes sociais e no próprio site da empresa. Ter uma página dedicada melhora a experiência do candidato.
  • Explore as redes sociais: Utilize canais como LinkedIn e Instagram não só para divulgar vagas, mas também para buscar talentos e fortalecer sua marca empregadora.
  • Aplique testes online: Avalie habilidades técnicas específicas, como idiomas ou proficiência em softwares, de forma rápida e objetiva.
  • Aproveite o People Analytics: Reúna dados ao longo do processo seletivo para tomar decisões mais embasadas e otimizar os resultados do RH.
  • Garanta uma boa experiência no mobile: Certifique-se de que todas as etapas do recrutamento funcionam bem no celular. Recrutamentos mobile-friendly aumentam a conversão de candidatos.
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