12 especialistas em diversidade e inclusão para seguir no LinkedIn

Para inspirar o RH, fizemos uma lista com 12 especialistas em diversidade e inclusão Top Voices do LinkedIn. Confira aqui.

Flash

Especialistas em diversidade e inclusão ganham cada vez mais espaço dentro de empresas interessadas em criar ambientes mais inclusivos e inovadores.

Segundo levantamento da consultoria Blend Edu, a proporção de organizações que destinam recursos específicos para ações de diversidade e inclusão cresceu de 67% em 2020 para 81% em 2022. Já o percentual das que afirmaram ter uma área dedicada a D&I também aumentou: foi de 64% para 71%.

Ter times diversos ajuda a empresa a desenvolver produtos e serviços alinhados com diferentes perfis de clientes e torna os negócios mais competitivos. Uma pesquisa da McKinsey revelou, por exemplo, que companhias que investem em diversidade são até 35% mais propensas a obter retorno financeiro acima da média. Isso sem falar nas questões relacionadas a ESG (governança ambiental, social e corporativa), que exigem das organizações um olhar atento para a inclusão. Quer aprender sobre o assunto e se inspirar em quem está fazendo a diferença?

Listamos 12 especialistas em diversidade e inclusão Top Voices do LinkedIn.


Jandaraci Araujo

Jandaraci já vendeu salgados nos trens do Rio de Janeiro para sustentar as filhas e hoje é conselheira independente de administração dos conceituados institutos Inhotim e Tomie Ohtake, o que mostra como sua trajetória é repleta de desafios.

A cofundadora do programa Conselheira 101, que incentiva a participação de mulheres negras em conselhos de administração, leva para o LinkedIn discussões e insights relacionados à importância da diversidade racial nas empresas e destaca como é urgente e crucial a atuação cada vez maior de mulheres em posições de liderança. Quer mais? Assista à palestra ”Onde estão as mulheres negras?”, no TEDxSãoPaulo.

Silvia Coelho

Lugar de mulher é onde ela quiser! E, se depender de Silvia Coelho, cada vez mais elas estarão presentes na área de tecnologia. A paraense, mãe de dois, é mestra e graduada em engenharia elétrica, com atuação em pesquisa e desenvolvimento de software para celulares (foi treinada na sede da LG, na Coreia do Sul).

Depois de retornar de uma pausa de 10 anos em sua carreira, por conta da maternidade, e se deparar com o baixíssimo número de mulheres na área de tecnologia no país, Silvia criou, em 2017, o movimento Elas Programam.

Em 2022, foi reconhecida como Top Voices – Equidade de Gênero no LinkedIn Brasil por promover a equidade de gênero dentro e fora da plataforma. No mesmo ano, ela também reuniu mais de 400 mulheres no evento Frontin Elas Programam, exclusivo para mulheres que trabalham com tecnologia. No perfil de Silvia estão histórias e reflexões importantes relacionadas a inovação e ciência.

Daniel Leal

O carioca Daniel Leal é publicitário, Young Leader e cofundador da Carbon, uma startup que combina diversidade, humor e audiovisual para tratar de temas relacionados a sexualidade, gênero, etnia e deficiência dentro de empresas.

Em seu perfil no LinkedIn, ele fala de suas experiências com educação corporativa, da aceitação da comunidade LGBTQIAP+, de representatividade e da importância da diversidade no mercado de trabalho.

Seus posts, tanto os informativos quanto os mais pessoais, geralmente propõem reflexões interessantes acerca de diversidade e inclusão social para quem quer abrir o olhar e o coração para pessoas e experiências diversas.

Nathália Fernandes

Já no início da carreira, quando buscava por um estágio, a jornalista Nathália sentiu na pele o preconceito por ser mulher trans. Não importava que atendesse aos requisitos para a vaga. Se quisesse chegar mais longe no processo seletivo, tinha de se afastar de si mesma. Mas ela não desistiu – nem se distanciou de si própria – e hoje é palestrante e analista de endomarketing na Alcoa.

Em seu perfil no LinkedIn, Nathália, que além de Top Voice é também Creator, aborda questões relacionadas a diversidade, inclusão e representatividade para pessoas LGBTQIAP+ no trabalho, na mídia e na sociedade.

Seus posts sobre transgeneridade, além de esclarecedores, convidam ao debate e à reflexão. E de uma coisa Nathália não abre mão: sempre irá batalhar para ter mais pessoas trans e travestis ao seu redor.

Arlane Gonçalves

Quer levar a diversidade para dentro da empresa em que trabalha? Pois Arlane pode inspirar suas ações. A consultora foi responsável pela criação da Comissão de Diversidade e Inclusão da Suzano, da área de papel e celulose.

Em seu LinkedIn, a Creator compartilha oportunidades de emprego, notícias relacionadas à diversidade e, principalmente, muita reflexão acerca de inclusão social. Provocadora, acredita na transformação pela educação. E diz trabalhar duro para inovar e promover a pluralidadedentro e fora das empresas.

Luana Génot

Fundadora e diretora executiva do ID BR (Instituto Identidades do Brasil), Luana quer ver cada vez mais pessoas negras e indígenas em cargos de confiança. E, para isso, tem ajudado empresas como Unilever, Ipiranga, Sony Music e PepsiCo a criar processos antirracistas em suas contratações.

Escritora e publicitária, a ex-modelo foi escolhida em 2022 como líder global pelo Fórum Econômico Mundial. Seu perfil no LinkedIn é um espelho de sua luta para despertar a consciência racial no Brasil. São depoimentos, experiências pessoais e muita informação, com a curadoria e o olhar crítico e certeiro da executiva que, à frente do ID BR, já impactou mais de 122 mil pessoas e concedeu o selo “Sim à Igualdade Racial” a 40 empresas que estão entre as 500 marcas do mundo.

Luana é também especialista em raça, etnia e mídia pela University of Wisconsin-Madison. Em 2016, ela participou do TEDxSãoPaulo com a palestra

”Sim à igualdade racial”. Assista!

Tânia Chaves

Especialista em diversidade da Rede Globo, Tânia usa as palavras como uma importante ferramenta para refletir sobre experiências próprias e relatos relacionados a equidade, racismo, saúde física e mental no trabalho, empregabilidade, liderança feminina no mercado de trabalho, desafios e dificuldades que as mulheres e a população negra enfrentam no ambiente corporativo.

É uma voz forte e engajada que convida todos – inclusive pessoas não negras – a se posicionar como aliados na luta antirracista.

Vale a pena acompanhar as séries "Casos de Quinta" e "Papo de Preto", que a Creator Tânia publica em seu LinkedIn. Uma verdadeira aula de D&I.

Samuel Gomes

Samuel é negro, gay e a periferia é a sua origem. Militante das causas negra e LGBT, esse designer gráfico acredita na educação como meio de transformação.

Circulando há mais de 10 anos por grandes agências, ele também é youtuber, escritor, palestrante e consultor de diversidade. Com a produção de conteúdo, busca conscientizar as pessoas para o impacto positivo que uma sociedade mais diversa e justa pode ter na vida de todos, independentemente de raça ou orientação sexual. E é justamente disso que ele trata em seu perfil no LinkedIn, em que aborda saúde mental, desafios e conquistas, notícias e curiosidades.

Criador do canal Guardei no Armário – título também do livro publicado pela Companhia das Letras –, Samuel está, segundo a Forbes, entre os 20 criadores de conteúdo negros mais inovadores do país.

Judá Nunes

Especialista em diversidade, equidade e inclusão, Judá é uma mulher trans que, apesar de ter tido sua identidade de gênero reprimida por muito tempo, hoje não esconde mais quem é. A educadora tem orgulho da mulher que se tornou e depois de sofrer muita transfobia, luta para dar visibilidade e oportunidades a pessoas de grupos sociais vulneráveis.

Nascida na Bahia, é multiartista e uma das fundadoras do AfronTravas, um podcast formado por cinco travestis que abordam assuntos relacionados às suas vivências.

As experiências da especialista em D&I também estão em seu LinkedIn, onde reflete sobre diversidade, inclusão e a luta diária por respeito, educação e emprego de travestis e outros grupos marginalizados.

Vitor Martins

Reconhecida pela Forbes como um dos principais perfis intraempreendedores e inovadores da comunidade LGBTQIAP+, Vitor é uma mulher trans e negra formada em psicologia que trabalha com consultoria de diversidade e inclusão para empresas. Especialista no tema, a profissional foi uma das responsáveis por estruturar do zero a área de diversidade e inclusão do Nubank, de onde saiu no ano passado para um novo desafio profissional.

Em seu perfil no LinkedIn, a Creator capricha nos posts para provocar, educar e levar informações e insights relacionados a diversidade, inclusão, raça, equidade e identidade de gênero para seus mais de 100 mil seguidores. Vitor também é Young Leader 2021, pelo impacto positivo que causa nas organizações e na sociedade.

Gabriela Augusto

Chega de baixar a cabeça e se render ao medo e ao preconceito. Para Gabriela, passou da hora de todos, todas e todes – de diferentes raças e identidades – se engajarem na luta pela mudança e construção de um mundo mais justo e igualitário. Mulher trans e negra especialista em diversidade e inclusão e reconhecida como Under 30 pela Forbes, Gabriela é diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, que desenvolve projetos relacionados a questões inclusivas e de diversidade em empresas como Gerdau, Google, Kraft-Heinz e Citi.

Em seu perfil no LinkedIn, ela informa enquanto debate diversidade e inclusão social dentro e fora das corporações, a fim de criar ambientes sem preconceito e desrespeito, para que cada vez menos pessoas tenham de enfrentar e ultrapassar as barreiras pelas quais ela passou.

Maria Júlia Araújo Dias

Embaixadora digital da L’Oréal Paris, Maria Júlia é uma modelo internacional que desafia todos os padrões das passarelas. Maju, como gosta de ser chamada, é portadora da síndrome de Down, que não a impediu de realizar o sonho de desfilar em semanas de moda, incluindo a de Milão.

Em seu LinkedIn, ela mostra bastidores do mundo fashion e traz muita reflexão a respeito de diversidade, aceitação, respeito e inclusão nesse meio. Exemplo de superação, Maju, que também carrega o título de Forbes Under 30, quer inspirar as pessoas e ajudá-las a derrubar as barreiras do preconceito e realizar seus sonhos.

Agora que você já sabe quais são os nossos top especialistas em diversidade e inclusão, venha conhecer os benefícios flexíveis que vão deixar seus funcionários mais felizes e engajados.

Leia mais:

+ 15 profissionais inspiradores para seguir no LinkedIn

+ As 7 melhores séries sobre trabalho para maratonar já!

+ Listamos os 7 melhores TED Talks para o RH encarar os desafios da área

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️