7 aplicações da inteligência artificial no setor financeiro das empresas

Descubra quais são as 7 aplicações da inteligência artificial no setor financeiro. Confira os desafios e os benefícios de automatizar processos de gestão financeira.

Flash

A gestão financeira e inteligência artificial (IA) têm sido grandes aliadas conforme os avanços da tecnologia. Neste conteúdo, abordamos os desafios e benefícios de implementar aplicações dainteligência artificial no setor financeirodas empresas.

É essencial para o business intelligence investir em inteligência artificial financeira. Essa iniciativa impacta diretamente a gestão de despesas, pois suporta uma grande demanda de informações e direciona decisões estratégicas a curto e longo prazo.

As startups foram pioneiras no uso de IA na gestão financeira, abrindo caminho do machine learning para outras empresas. Com a aplicação da inteligência artificial em serviços financeiros, outras áreas, como RH e até mesmo o jurídico, foram automatizadas. Trazendo melhores resultados para a receita, experiência do cliente e também dos colaboradores.

Continue a leitura e descubra como a IA se tornou uma tecnologia indispensável para empresas que buscam mais eficiência e otimização nos processos de gestão financeira e despesas corporativas.

Como a inteligência artificial se relaciona a gestão financeira das empresas

O embasamento técnico da IA contribui para identificar padrões e tendências, realizando uma análise de dados precisa. O combate a fraudes financeiras com inteligência artificial é com certeza um dos maiores diferenciais das novas tecnologias aplicadas à gestão financeira.

O objetivo com a implementação de sistemas inteligentes é diminuir a interferência humana. Porém, o gestor financeiro com conhecimento em inteligência artificial é necessário principalmente na integração dos softwares e plataformas com a equipe.

A adaptação tecnológica é um dos desafios que a gestão financeira pode enfrentar interagindo com a inteligência artificial. Pensando nisso, ao escolher essas tecnologias, certifique-se que há suporte e treinamento suficiente para adaptação eficiente.

Outros desafios estão relacionados à integridade e interpretação dos dados gerados por IA. Para combater esses desafios é necessário adotar medidas de segurança adequadas, como criptografia, autenticação e monitoramento, para controlar esses riscos.

Leia mais: Muito além do chat GPT: como utilizar a inteligência artificial nas rotinas de RH

7 aplicações de IA para o financeiro das empresas

A definição de IA pode-se dar ao raciocínio de computadores e máquinas em realizar tarefas humanas. Dessa forma, a Alexa, a Siri e até mesmo o Face ID são aplicações de inteligência artificial.

O propósito da IA é facilitar e agilizar processos, por isso, listamos os principais benefícios de implementar IA. Junto a eles, ferramentas que podem ser úteis para a rotina de gestão financeira das empresas.

Automatização de processos

A automatização de processos pode ser realizada através de uma plataforma robótica (RPA) que utiliza inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas e manuais. Isso é um ganho enorme em carga de trabalho manual, economizando tempo e minimizando erros humanos.

Melhoria na experiência do cliente

Integrar a inteligência artificial ao seu sistema de CRM (Customer Relationship Management) agrega significativamente na experiência do cliente. A IA personaliza e recomenda ações, além de ajudar a gerenciar o relacionamento com os clientes. Esse processo ocorre através da coleta, armazenamento e análise de dados.

Tudo isso para oferecer atendimento eficiente e aprimorar as técnicas e recursos de interação entre empresas e clientes.

Diminuição de erros e retrabalho

Assim como errar é humano, contar com IA é garantir menos erros na manipulação de dados e informações sensíveis. O que reduz, por consequência, o retrabalho e o tempo gasto em uma só atividade.

Além de erros em relação às informações financeiras, a IA auxilia também a identificar melhorias nos custos operacionais. Por exemplo, oportunidades de otimização no fluxo de trabalho, contribuindo para a redução de desperdícios e o aumento da eficiência.

Para otimizar auditorias financeiras através de IA utilize softwares que identifiquem anomalias em dados financeiros. Ele pode ajudar a identificar fraudes e erros contábeis, melhorando a precisão e a eficiência do processo de auditoria.

Previsões e tomada de decisões estratégicas

A IA simula diferentes cenários e prevê os resultados prováveis de diferentes estratégias. Isso é possível através da identificação de tendências financeiras futuras, essencial para elaborar um planejamento estratégico eficiente.

Se aplica também a otimização de investimentos, fornecendo análises do mercado financeiro, tendências econômicas e desempenho de investimentos passados para auxiliar na tomada de decisões futuras.

Algumas plataformas fazem análises de dados com IA para prever informações a respeito do estoque, alocação de recursos, fluxo de caixa e modelagem de cenários financeiros. Fornecendo insights em tempo real sobre as previsões para tomar decisões mais assertivas.

Relatórios personalizados

A IA pode criar relatórios personalizados para atender às necessidades específicas dos usuários, fornecendo informações relevantes e visualizações claras. Isso facilita a análise dos dados e a comunicação dos resultados financeiros entre as partes interessadas, internas e externas. A IA em relatórios é ideal para realizar auditorias e detectar possíveis violações de políticas e padrões de comportamento suspeitos.

Redução de fraudes

Ao identificar padrões e comportamentos suspeitos nos dados financeiros, a IA detecta fraudes e atividades fraudulentas. Os algoritmos podem analisar transações, históricos de clientes e outros dados para identificar atividades anormais e sinalizar possíveis casos de fraude.

Eliminar fraudes em softwares de reembolso corporativo garante a conformidade entre as informações passadas pelo colaborador e a política de reembolso estabelecida.

Viagens corporativas otimizadas

Em relação às despesas de viagens corporativas, a IA contribui para o controle de gastos. Pode ser usada para monitorar as despesas e garantir a conformidade simplificando o processo de gerenciamento de viagens. Mais uma vez, reduzindo tempo e intervenção manual na análise dessas despesas.

Em viagens corporativas, a IA ajuda a gerenciar processos de reembolso e a conciliação de despesas. Uma tecnologia bastante aplicável é o OCR (Optical Character Recognition), ele converte imagens ou documentos em texto editável. Ou seja, digitaliza os comprovantes e permite importar automaticamente para um sistema de gestão de despesas, como a Flash Expense.


A Flash Expense não é uma inteligência artificial, porém, conta com funcionalidades de automatização voltadas a gestão corporativa, assim como as ferramentas citadas. A Flash Expense contribui para a transformação digital no setor financeiro otimizando processos de despesas e reembolsos corporativos.

Atribui ainda conteúdos incríveis sobre gestão financeira e modelos de política de viagens e política de reembolso, para guiar a implementação de IA e melhorar a sua rotina de gestão.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️