O que é uma Nota de Crédito? Saiba quando usar e qual a diferença para a nota de débito

A nota de crédito é um documento semelhante a uma nota de débito que acusa um saldo positivo para quem a recebe. Entenda quando usar e mais.

Flash
 

 

A nota de crédito é um documento semelhante à nota de débito, emitido por uma empresa para um cliente, mas que serve como um título de crédito. Geralmente, é utilizada quando há necessidade de deduzir alguma quantia do valor a receber.

Também conhecida como nota de crédito comercial, principalmente por ser muito comum na rotina do varejo, ela retifica total ou parcialmente a cobrança original. Quando uma venda é realizada e o produto devolvido, por exemplo, o comércio deve fazer a emissão de uma nota desse tipo.

Empresas que não se utilizam da nota de crédito como recurso podem criar uma confusão no fluxo de caixa. Como esse documento representa um valor a ser abatido, a falta dessa informação certamente bagunça a organização financeira, além de possibilitar fraudes e outros riscos.

Mas quando é preciso emitir? Os motivos mais comuns que fazem com que um gestor financeiro emita uma nota desse tipo são:

  • devolução ou troca de produtos;
  • erro no preenchimento da fatura original;
  • abatimento por problemas de qualidade;
  • pagamento de um valor maior pelo cliente.

Seja qual for a origem do documento, ele tem o objetivo de deduzir um valor a receber ou diminuir as contas a receber. Com isso, os gestores conseguem controlar as entradas e evitar certos tipos de fraudes, esquecimentos e perdas, fortalecendo o compliance financeiro e o relacionamento com clientes.

Como emitir uma nota de crédito?

Fazer a emissão de uma nota de crédito é simples. No entanto, é necessário se atentar a alguns detalhes para não correr o risco de invalidar o documento. Confira as informações essenciais abaixo:

  1. data de emissão da nota de crédito;
  2. dados da empresa;
  3. informações do cliente;
  4. referências à fatura a ser retificada – valor total e data;
  5. motivo da correção.

Com todas as informações listadas, você garantirá a legalidade da nota para a contabilização.

A diferença entre nota de crédito, débito, devolução e cédula de crédito bancário

A nota de débito é referente às contas a receber. São feitas para apontar uma dívida de quem as recebe, que precisa pagá-las.

Já a nota de crédito, por outro lado, é usada para mostrar que um valor sobressalente foi transferido para pagar uma dívida. Assim, aquele que a recebe tem um saldo positivo, como, por exemplo, um crédito de cliente.

Para gestores pode parecer mais uma entre tantas coisas para gerir. No entanto, tanto a nota de débito quanto a de crédito têm as mesmas características, mudando apenas sua finalidade. Então, basta mudar o destinatário e o objetivo.

Ainda tem dúvidas sobre a nota de débito? Baixe agora nosso modelo gratuito e personalizável para começar a usar imediatamente.

 

Nota de crédito ou nota de devolução

Semelhante à carta de correção, a nota de crédito corrige uma NFe emitida para dar um “saldo” disponível ao cliente. A de devolução, por outro lado, tem o objetivo de anular uma compra ou nota fiscal.

No entanto, esta última só pode ser usada quando uma venda não foi concluída ou o prazo de cancelamento, ou anulação de uma NF passou.

Cédulas de crédito bancário ou nota de crédito

Enquanto a nota é um documento que corrige uma entrada ou saída, as cédulas são títulos usados por pessoas físicas ou jurídicas. Entretanto, elas são emitidas em favor de uma instituição financeira ou outra semelhante.

Esses títulos representam o compromisso em pagar, em dinheiro, uma dívida proveniente de uma operação de crédito de qualquer natureza.

Como a Flash ajuda o setor financeiro de empresas?

imagem de homem de terno em ambiente corporativo para falar sobre nota de crédito

 

Para controlar entradas e saídas, os gestores lançam mão de diversos recursos, muitas vezes recorrendo a planilhas manuais. Apesar de serem extremamente úteis, muitas vezes consomem grande parte da jornada de trabalho.

Em média, as micro e pequenas empresas gastam 548 horas por ano para cumprir burocracias. Desse total, mais de 50% do tempo é alocado em gestão de operações e 30% em procedimentos relacionados à administração do trabalho, segundo pesquisa feita.

Baseada em eficiência, controle e compliance, a Flash oferece soluções em 3 versões diferentes que garantem a otimização da rotina financeira.

A integração contábil & ERP automatiza lançamentos e evita o desencontro de informações. A plataforma evita o mesmo registro em mais de um sistema, diminuindo as chances de erros.

Além disso, fortalece o compliance financeiro e otimiza o tempo, permitindo que os gestores se concentrem em tarefas geradoras de receita e resultados. Quer saber mais sobre como a Flash pode ajudar a promover uma boa governança corporativa?

Entre em contato com um de nossos especialistas ou solicite uma demonstração.

 

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️