Agora seu cartão Flash tem duas formas de uso: crédito e voucher.
Saiba tudo sobre a nova função voucher no cartão Flash. Entenda por que a mudança aconteceu, como usar na maquininha e tire suas dúvidas.
A partir de agora o cartão Flash tem duas formas de uso. As compras em estabelecimentos de alimentação e refeição poderão ser feitas tanto na função crédito, como já é hoje, como na função voucher, nova modalidade de pagamentos.
O trilho de voucher é uma estrutura tecnológica para processar transações de cartões de benefícios, como vale-alimentação e refeição, separando estes pagamentos dos trilhos tradicionais de débito e crédito.
Por que a função voucher foi implementada no mercado de benefícios?
Voucher (que se pronuncia “vaucher”) é o nome dado aos cartões de benefícios que as empresas dão aos seus colaboradores. A novidade faz parte de uma determinação da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que representa as empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil.
Leia também: Nova lei do vale-alimentação para 2025: entenda as mudanças propostas
De acordo com a ABECS, o trilho de voucher foi criado exclusivamente para as transações ligadas ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). O PAT é um programa governamental instituído pela Lei nº 6.321 de 14 de abril de 1976.
Fiscalizado pelo Ministério do Trabalho, o PAT tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores através do incentivo a uma saúde nutricional equilibrada. O programa oferece incentivos fiscais para empresas que fornecem alimentação adequada aos seus colaboradores, seja por meio de refeições prontas ou de vales-refeição. Criado para favorecer os trabalhadores de baixa renda, o PAT tem como foco as pessoas com remuneração de até cinco salários-mínimos por mês.
O que muda com a função voucher no cartão de benefícios?
Na prática, isto significa que as maquininhas dos estabelecimentos comerciais de alimentação e refeição vão oferecer mais uma opção de pagamento: além do crédito e do débito, também haverá a função voucher no cartão Flash. O colaborador terá mais uma opção de pagamento, e a mudança não impacta na aceitação do cartão Flash.
Nada muda para os RHs que fazem a gestão de benefícios dos colaboradores. O que muda é na hora de passar o cartão Flash na maquininha: o consumidor passa a ter mais uma forma de uso do saldo Flash na hora de pagar suas compras.
Como funciona na prática: função voucher vs. crédito no seu cartão Flash
As compras feitas em estabelecimentos de alimentação e refeição podem ser pagas tanto na função voucher quanto no crédito. As demais categorias (como mobilidade e vale transporte), apenas no crédito. Veja como fica cada uma das categorias:
- Para saldos de alimentação e refeição: uso tanto na função crédito ou voucher;
- Para saldos de mobilidade, vale transporte, educação, cultura, home office e premiação: uso na função crédito;
- Compras internacionais: uso na função crédito;
- Compras no cartão corporativo: uso na função crédito.
RH: como comunicar a mudança da função voucher para sua equipe?
Nada muda para o RH ou outros times responsáveis pela gestão de benefícios dos colaboradores. Todos os usuários receberão comunicações informando sobre a novidade via notificações no aplicativo.
A rede de aceitação do cartão da Flash vai mudar?
Não, a aceitação do cartão da Flash continua a mesma. É possível passar o cartão Flash em mais de 12 milhões de estabelecimentos no Brasil com a bandeira Visa.
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens pelo UOL, C6 Bank e R7. Na Flash, falo sobre recursos humanos, financeiro e carreira.

