Think Work Flash Innovations: como a Renner inovou no desenvolvimento dos funcionários

Com ajuda de Inteligência Artificial, varejista conecta funcionários a diferentes oportunidades internas de desenvolvimento profissional

Flash

Lá nos anos 90, Morgan McCall, professor da Universidade da Carolina do Norte, criou um conceito que revolucionou a ideia sobre como os adultos aprendem.

Batizado de 70, 20, 10, a teoria do americano defendia que somente 10% das novas habilidades de uma pessoa são adquiridas por meio de cursos e treinamentos formais. Outras 20% do desenvolvimento acontece por meio da conexão com pessoas. E o mais chocante: 70% do que aprendemos é adquirido por meio de experiências práticas e desafios.

Inscreva-se aqui na premiação Think Work Flash Innovations! Leva menos de uma hora para ser reconhecido como um RH inovador

Em tempos em que a aprendizagem contínua é vista como estratégia de sobrevivência dos negócios, a teoria de McCall nunca esteve tão em alta. Prova disso é que a Renner, gigante varejista e uma das maiores empregadoras do Brasil, criou um projeto em que o foco é, justamente, oferecer diferentes formas de aprendizado e desenvolvimento profissional para os funcionários.

Batizado de GUMP (Gente em Movimento UP), o projeto utiliza inteligência artificial (IA) para conectar funcionários com oportunidades de desenvolvimento profissional internas na varejista, como mentorias, participações em projetos e job rotation.

Implementado em 2021, o GUMP foi um dos projetos finalistas do Think Work Flash Innovations. A premiação, idealizada pela Think Work e apoiada pela Flash, reconhece iniciativas inovadoras em recursos humanos em todo o país e está com inscrições abertas para a sua 2ª edição até 16 de junho.

Fernanda Laitano, gerente de desenvolvimento de recursos humanos da Lojas Renner, conta que além de oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada para os funcionários, o projeto reforça o valor de “Gente” da varejista.

“Ele posiciona a Lojas Renner como uma empresa que se preocupa com a carreira dos seus funcionários", diz. Em entrevista exclusiva para o Blog da Flash, a executiva detalhou o projeto e o impacto dele em indicadores fundamentais para a área de gestão de pessoas, como engajamento e retenção de talentos.

Como a Renner estimula o aprendizado transversal dos funcionários

Criado em parceria com a startup de educação digital Degreed, o GMUP funciona como um hub digital que faz o match entre as competências dos funcionários e as oportunidades de desenvolvimento profissional disponíveis na Renner.

Assim como as redes sociais, as iniciativas que têm maior compatibilidade com o perfil dos colaboradores aparecem logo na página inicial da plataforma. Além de vagas em outras áreas e em programas de mentorias, por ali também são divulgadas oportunidades em iniciativas de tutorias, comitês de diversidade e voluntariado no Instituto Renner.

Desde o seu lançamento, em junho de 2021, mais de 670 colaboradores foram beneficiados pelo hub digital, que também integra a universidade corporativa da empresa, a Universidade Renner. A partir da plataforma de ensino, os colaboradores são direcionados a uma espécie de "marketplace de oportunidades" e de vagas internas abertas.

Oportunidade de desenvolvimento profissional aumenta engajamento

De acordo com Fernanda, os funcionários da Renner são engajados no GMUP, com um aumento de acessos na plataforma a cada ano. "Temos um plano de comunicação robusto e conciso, no qual divulgamos cases de sucesso, depoimentos de participantes e falas dos nossos embaixadores. Isso, certamente, corrobora com os resultados positivos”, diz.

Um dos principais impactos do projeto está no engajamento de talentos, que é como a empresa prefere chamar a retenção de colaboradores. Por meio do projeto, segundo a executiva, os funcionários compreendem que a companhia oferece diversas possibilidades de crescimento — e com isso ficam menos suscetíveis a buscar oportunidades fora da Renner.

“Dessa forma, a conexão entre o profissional e a organização se estabelece de maneira orgânica e mais genuína. Além de aumentar as possibilidades de atuação para os colaboradores. Dessa maneira, não só retemos, mas engajamos os talentos”, completa.

A meta para 2023 é aumentar a oferta de oportunidades mensais e conectar a plataforma com o processo avaliação de desempenho da Renner, batizado de Ciclo de Carreira. Assim, os pontos de melhoria que os colaboradores colocam em seu PDI podem virar insumo para o match de oportunidade.

"Além de o custo de contratação ser mais baixo com o upskilling e o reskilling interno, a curva de adaptação é menor. Afinal, a pessoa já tem fit cultural com a empresa", finaliza Fernanda.

Saiba mais sobre o Think Work Flash Innovations

Também quer dar mais visibilidade às ações do seu RH? As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Think Work Flash Innovations estão abertas até 16 de junho. É muito fácil se inscrever, e o processo é simples, rápido e democrático.

Neste ano, as empresas poderão inscrever suas iniciativas em 12 categorias: Atração e Seleção, Carreira, Cultura Organizacional, Desenvolvimento, Desenvolvimento de Jovens, Diversidade, Employee Experience, Liderança, People Analytics, Remuneração e Benefícios, Saúde e Qualidade de Vida, Transformação Digital do RH

Conheça os vencedores da 1ª edição do prêmio e participe!

Confira mais conteúdos em nosso blog:

+ Think Work Flash Innovations: o inovador case de mentoria da Syngenta

+ Vencedor em 3 categorias: conheça ações do Albert Einstein para inovar no RH

+ Saiba tudo sobre a 2a edição do prêmio Think Work Flash Innovations

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️