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O que são aplicativos corporativos e quais os principais?

O que é um aplicativo empresarial e quais as alternativas que estão disponíveis no mercado? Continue a leitura e descubra!

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Cuidar da gestão de um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, com o uso de algumas tecnologias, como os aplicativos corporativos, isso pode se tornar mais simples. A melhor parte é que assim é possível organizar os processos, promover a comunicação e cuidar das finanças, por exemplo, de uma forma muito mais prática.

Mas, o que é um aplicativo empresarial e quais as alternativas que estão disponíveis no mercado? Continue a leitura e descubra!

O que é um app corporativo ou aplicativo empresarial?

De maneira resumida, os aplicativos corporativos são aqueles desenvolvidos com o objetivo de promover a integração entre os usuários (colaboradores, clientes, fornecedores e etc) e a empresa de forma mais próxima. A finalidade deles pode variar conforme as necessidades do negócio, sendo que os mais comuns são aqueles usados para:

  • Controle financeiro: facilita a consulta, inclusão e alterações de informações financeiras, especialmente de forma remota;
  • Comunicação interna: permite a criação de canais exclusivos e personalizados para uma comunicação mais efetiva entre os setores e os colaboradores de uma equipe. Alguns são até usados como uma rede social corporativa;
  • Gestão de vendas: facilita as tarefas e ações relacionadas aos vendedores externos ou internos, principalmente na consulta de informações dos clientes, organização e envio de pedidos;
  • Gestão de reembolso: acompanhamento dos gastos dos colaboradores, envio de notas por meio do app, geração automatizada de relatórios, aprovação automática e adiantamentos;
  • Relacionamento com o cliente: cadastro de consumidores, abertura de chamadas, acompanhamento de leads, troca de mensagens, suporte e consulta de informações úteis sobre a empresa por parte do cliente.

Com isso, fica claro que os aplicativos empresariais podem ter funcionalidades diversas e objetivos que atendam a uma ou mais necessidades do negócio. Dessa maneira, eles podem ser usados como excelentes ferramentas para a otimização de resultados de uma organização.

Além disso, é importante saber que essas soluções podem ser mobile ou web. Ou seja, esses aplicativos podem ser usados tanto em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, quanto em notebooks e PCs convencionais na forma de plataformas.

Logo abaixo separamos alguns dos aplicativos corporativos mais comuns e suas funcionalidades. Acompanhe!

Aplicativos para produtividade

A função desses apps é permitir que a gestão do tempo seja otimizada, além de ser possível organizar as atividades. Como facilitam o planejamento de uma rotina, com eles se torna bem mais fácil identificar obstáculos ou pontos nos quais se esteja perdendo tempo de forma a corrigir as falhas.

São muito úteis para o trabalho em equipe, pois permitem que todos sejam notificados a cada alteração de uma tarefa.

Aqui, podemos destacar o Slack, um app que possibilita o compartilhamento de arquivos, conversas em grupos, envio de mensagens diretas e criação de canais de discussão, tudo em tempo real.

O Basecamp também é um ótimo exemplo. Esse aplicativo ajuda a organizar qualquer projeto em equipe, atribuir tarefas e acompanhar a execução do que já foi feito.

CRM

O CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) é um software que permite envolver todos os setores de uma empresa e padronizar a maneira como ela se relaciona com o cliente.

Assim, o gestor e seus colaboradores poderão definir o modo mais ativo de ampliar a experiência do cliente quando ele estiver em contato com o negócio.

O Agendor é uma opção muito interessante de CRM que conta com suporte para versões mobile e web, sendo focado em empresas que atuam com vendas consultivas (internas e externas).

O Piperdrive também é uma alternativa de destaque sendo usado por mais de 70 mil empresas atualmente. Ele é focado na simplificação do fluxo desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

ERP

Um ERP parte da premissa de ser um software integrado de gestão empresarial. Isso quer dizer que ele reúne em uma única ferramenta dados gerenciais de diversos setores de uma empresa tais como o fiscal, estoque, vendas, RH e finanças.

O diferencial de um software ERP é que ele permite a categorização por módulos, sendo que cada um deles é direcionado para uma área da empresa como contas a pagar e a receber, gestão de vendas, notas fiscais, entre outros. E tudo em uma única ferramenta!

Entre as soluções open source temos o Stoq que, além de ser em português, traz diversas funcionalidades como módulo financeiro, ponto de vendas, controle de estoque e suporte fiscal.

O Xtuple também é um ERP interessante com funcionalidades voltadas para CRM e vendas, portal para clientes, logística, compras e finanças.

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Aplicativos de automação de marketing

Identificar, visualizar e acompanhar tudo o que deve ser mensurado ou segmentado nas ações de marketing é uma tarefa exaustiva, demorada e complicada.

Mas, os aplicativos de automação de marketing tornam esse processo um pouco mais prático e detalhado. Assim, a equipe tem mais tempo para focar em outras ações que aumentem a receita da empresa.

Por exemplo, enquanto os aplicativos dessa categoria apontam o que está ou não funcionando, a equipe pode se concentrar em desenvolver novas ações positivas e corrigir as falhas daquelas que não estão trazendo resultados.

Aqui, a sugestão é o Mautic, uma plataforma open source que reúne as principais ferramentas de automação de marketing. Com ela, é possível gerenciar leads, analisar histórico de contatos e registrar as informações do dia a dia, dentre outros recursos.

O Mailchimp também é uma ótima opção. Seu foco é trabalhar dados estatísticos oferecendo meios de otimizar as campanhas de email marketing. Um de seus principais atrativos é a fácil integração com outros aplicativos.

Além de melhorar o desempenho das campanhas, essas ferramentas apresentam vantagens fundamentais como ajudar no aumento das conversões, análise resultados e criação de planos de engajamento.

Aplicativos de gestão de reembolso

Uma gestão de reembolsos deficiente pode provocar sérios problemas para a empresa a médio e longo prazo. Entretanto, a boa notícia é que os aplicativos e plataformas desenvolvidos para essa finalidade ajudam a manter o controle, o acompanhamento e a segurança das informações que transitam pelo sistema.

Essas soluções ajudam o colaborador a gerenciar suas despesas e a acompanhar as regras de reembolso da empresa, além de permitir a geração e visualização de relatórios online, configuração de aprovadores e de regras de acordo com as políticas.

Aqui a sugestão fica para o aplicativo Flash Expense. O app deixa a gestão de relatórios de despesa e de reembolso dos funcionários algo muito mais simples. A ferramenta conta, inclusive, com um recurso de digitalização de recibos!

O aumento do desempenho e da produtividade por meio da otimização de processos, diminuição de trabalho e correção de falhas nas políticas, reembolso de quilometragem por meio da discriminação do destino pelo usuário ou via dados do odômetro, além de maior segurança para o envio, conferência e aprovação de recibos surgem como as principais vantagens dos apps de automação.

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