Metodologia RH ágil: saiba como implementar

Veja o que é e como implementar o RH ágil em uma empresa e obtenha todos os benefícios que essa nova metodologia tem a oferecer!

Flash

Muitas mudanças foram observadas ao passar dos anos dentro das empresas, desde a forma como a gestão é realizada até a maneira como recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados. Dentro disso, o RH também está em evolução, principalmente, com a metodologia RH ágil. Você sabe o que é e como implementá-la? Ter esse conhecimento é crucial para obter melhores resultados nessa e em outras áreas da empresa.

Por isso, acompanhe este artigo e conheça melhor a metodologia que vem substituindo o RH tradicional e gerando muitos frutos às empresas!

O que é RH ágil?

O RH ágil utiliza uma metodologia adaptada da Metodologia Agile, que foi criada em 2001. A intenção é tornar o setor mais flexível e fluido bem como fazer com que tenha maior capacidade de responder aos desafios que aparecem pelo caminho. Para tanto, há alguns aspectos que são cruciais.

O primeiro deles é que os colaboradores que compõem a equipe necessitam de um alto nível de engajamento. Além disso, os profissionais precisam ser mais capacitados e colaborativos, assim como atuar com autonomia no trabalho. A criação da metodologia foi voltada à área de software, mas logo passou a integrar outros setores por conta da necessidade de reposicionar e remodelar as práticas de RH. Isso ocorreu em virtude de tecnologias e novos recursos implementados nos últimos anos.

RH ágil e RH tradicional: diferenças

Para ficar mais claro o que é o RH ágil, evidenciar as diferenças em relação ao RH tradicional é importante. O novo modelo de RH, por exemplo, é muito mais humanizado.

Além disso, alguns aspectos cruciais podem ser pontuados. Veja logo abaixo:

RH ágil

  • Preza ter maior transparência nas práticas e processos;
  • Tem proatividade;
  • Atua com grande foco de inspirar os colaboradores;
  • Trabalha com benefícios flexíveis conforme os perfis dos colaboradores;
  • É adaptável a diversas situações;
  • Elabora redes de liderança de forma colaborativa.

RH tradicional

  • Estabelece sigilo nas práticas;
  • Atua sob demanda;
  • Trabalha de maneira operacional;
  • Disponibiliza benefícios previamente definidos;
  • Trabalha com a continuidade de práticas convencionais da empresa;
  • Tem como base a hierarquia.

Como implementar o RH ágil?

A primeira coisa a saber é que, para implementar o RH ágil, toda a estrutura de regime interno deve ser revista, inclusive, das equipes que não compõem o RH. Isso é necessário porque deve haver um alinhamento entre essa metodologia e a cultura de organização da empresa.

Sendo assim, é fundamental contar com investimento na preparação de profissionais para que a mentalidade ágil seja desenvolvida continuamente, passo a passo. Com o devido preparo, os profissionais conseguirão garantir o engajamento e a confiança que o time deve ter para que o novo estilo seja instituído e eficiente.

Além do mais, a abordagem deve ser implementada em todos os setores da empresa, sempre com o RH na frente para estabelecer as novas práticas que a empresa irá implementar.

Depois disso, as práticas devem ser amadurecidas internamente e ajustadas para que as equipes consigam oferecer os melhores resultados possíveis.

Ainda é essencial dispor de amplo planejamento, o que inclui análise sobre o real cenário dos times, ferramentas e processos utilizados. Para tanto, realizar pesquisas internas pode ser uma boa abordagem.

Dicas para ter um time de RH ágil

Diversas dicas podem ser dadas para conseguir fazer com que um time de RH incorpore a metodologia ágil. Conheça algumas das mais necessárias logo a seguir:

Estabelecer metas e processos

Uma das principais dicas para ter um time de RH ágil é o estabelecimento de metas e a escolha dos processos para atingi-las. O profissional que fará essa transição deve conhecer os princípios que norteiam a metodologia e escolher as melhores estratégias.

Além disso, otimizar os processos é essencial, o que pode ser feito com ajuda do RH 4.0, que utiliza a tecnologia e diversos sistemas na gestão do departamento.

Contar com redes colaborativas

Outra dica importante é criar redes de colaboração, pois uma das características dessa metodologia é que o trabalho não pode ser fixado, exclusivamente, no sistema de hierarquia.

Priorizar transparência

Mais uma dica é dar prioridade à transparência nos processos e tarefas executadas na empresa. A intenção é superar a antiga ideia de que tudo deve ser conduzido sob sigilo.

Dentro disso, encontra-se a divisão da responsabilidade, pois gestores de outras áreas e colaboradores também devem partilhar as responsabilidades pela implementação da nova abordagem.

Para tal, o uso de softwares e ferramentas auxilia para que o RH consiga “degelar” e para que todos acompanhem as demandas e as responsabilidades com prazos e tarefas definidas.

Investir na adaptação e treinamento

Toda mudança necessita de um processo de adaptação. Sendo assim, é de suma importância investir adequadamente nesse processo, isto é, com recursos e mecanismos que sejam suficientes para que a equipe internalize o novo conceito.

Além disso, o treinamento é parte crucial e deve servir para que a nova mentalidade se torne parte da cultura da empresa. Desse modo, é possível direcionar constantemente os colaboradores e gestores e manter o conceito de RH ágil.

Focar o engajamento e motivação

Recorrer a táticas de motivação e engajamento é mais uma dica importante, pois as equipes devem estar positivas e obstinadas para que a metodologia ágil possa ser trabalhada.

Essa dica tem relação com a transparência mencionada anteriormente, porque políticas que são inclusivas e mais transparentes tendem a fazer com que os colaboradores apresentem maior engajamento.

A liderança tem grande papel nesse quesito. Com intuito de engajar ainda mais os colaboradores, os líderes podem organizar reuniões periódicas para demonstrar os resultados já obtidos com a implementação de práticas ágeis.

Estimular ambições sadias

Por fim, outra dica relevante é o incentivo às ambições sadias, resultando melhor e de forma mais eficiente do que apenas o cumprimento de obrigações. Isso também está intercalado com a motivação e o engajamento.

Dessa forma, com a implementação do RH ágil, todos os setores da empresa terão ganhos, com maior agilidade na solução de problemas, realização de tarefas e, principalmente, com o acompanhamento das mudanças que acontecem no mercado.

Conheça, agora mesmo, os benefícios flexíveis da Flash e veja como eles podem ajudar você nesse processo de transição e em muitas outras questões na empresa!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️