A febre do Chat GPT e como ele pode transformar o dia a dia do RH
Entenda o que é Chat GPT e como esta tecnologia baseada em IA pode transformar o dia a dia do RH nas empresas.

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Nas últimas semanas, a internet foi tomada pela discussão sobre o Chat GPT. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, em um primeiro momento a tecnologia pode so
ar apenas como mais uma invenção de gênios do Vale do Silício.
Mas o fato é que o barulho que a ferramenta está fazendo — mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para usá-la em apenas cinco dias— é proporcional às mudanças que ela promete na forma como buscamos informação, produzimos conteúdo na internet e trabalhamos. E o RH não fica de fora dessa inovação.
Pelo contrário: o Chat GPT tem tudo para se tornar um aliado dos departamentos de gestão de pessoas. A ferramenta vem ao encontro de uma grande tendência para o RH nos próximos anos: a da automação de processos como forma de aumentar a produtividade, abrindo espaço para uma gestão mais estratégica.
Mas, afinal, o que é Chat GPT?
Lançado no final de 2022 pela empresa OpenAI (e ainda em fase de testes), o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que responde às perguntas dos usuários de forma automatizada, com base em material disponível na internet. O significado da sigla GPT é justamente: Transformador Generativo Pré-treinado.
Em outras palavras, a inteligência artificial generativa é uma evolução do aprendizado de máquina, possível graças ao treinamento com grandes quantidades de dados. Isso quer dizer que a busca por informação foi simplificada.
Em vez de receber uma lista de links como estamos acostumados, o Chat GPT consegue compreender e responder aos questionamentos humanos com linguagem textual natural, como em um bate-papo. E quando não fica satisfeito, o usuário ainda pode solicitar uma segunda, terceira resposta.
De acordo com o que é solicitado, o Chat GPT também desenvolve tarefas, como produzir e traduzir textos, analisar dados e elaborar resumos, por exemplo, além de criar códigos, escrever poemas e músicas, entre outras coisas.
Para muitos, o segredo de uma experiência bem-sucedida com a IA está justamente em saber fazer a pergunta certa.
Por que a tecnologia do Chat GPT é revolucionária?
Especialistas vêm tratando o Chat GPT e os usos que ele permite como um acontecimento cujo impacto será comparável ao da chegada da internet ao mercado de trabalho, em um passado não muito distante (o buscador do Google foi registrado em 1997). Acredita-se que irá transformar a maneira como fazemos pesquisas na internet, com respostas mais diretas, de maneira mais intuitiva e natural, e sem que seja necessário clicar em nenhum link como acontece hoje.
Prova disso é que a Microsoft vem fazendo aportes bilionários na plataforma, no intuito de incorporá-la ao Bing, seu sistema de buscas. Além disso, o próprio Google já se movimenta na mesma direção, anunciando o lançamento do Bard, sua arma contra o Chat GPT, que será incorporada ao seu mecanismo de busca. Yahoo e Baidu também já dão sinais de que vão investir em buscas mais sofisticadas.
Diante de tudo isso, companhias que desenvolvem tecnologia para a integração e a gestão de pessoas por meio de dados já se debruçam em soluções que utilizam o Chat GPT. Muitas empresas estão aproveitando a aderência à nova tecnologia para criar outras ferramentas de IA generativa, que encurtam o caminho entre as necessidades dos usuários e as respostas.
Uma pesquisa da McKinsey de 2022 mostra que a adoção de IA mais do que dobrou nos últimos cinco anos, e o investimento em inteligências artificiais pelas empresas está aumentando rapidamente. Ou seja, é só o começo.
Como o Chat GPT já pode ser usado pelo RH?
Para entender como o ChatGPT será incorporado à área de recursos humanos, o blog da Flash decidiu perguntar para a própria ferramenta. A reportagem acessou a plataforma e, ao fazer a pergunta "Como o Chat GPT pode ajudar o departamento de RH?", obteve a seguinte resposta:

Vale ressaltar aqui que a tecnologia ainda está em fase de testes e muitos usuários têm apontado respostas erradas ou equivocadas pelo Chat GPT.
Além disso, há uma grande discussão sobre privacidade das pessoas e a LGPD — não se sabe ainda de que forma esses pontos são tratados pela ferramenta.
Mas ninguém duvida do potencial do Chat GPT de facilitar algumas tarefas. A seguir, nós listamos 8 tarefas do RH que já podem receber ajuda da IA:
1. Descritivo de vagas
O ChatGPT consegue criar textos para anunciar a abertura de vagas, contemplando todas as especificidades necessárias para a posição — algo que muitas vezes o responsável do RH pode não dominar com profundidade.
2. Textos para os anúncios de vagas
Dependendo do canal onde a vaga será divulgada, como o LinkedIn, é necessário um texto mais atrativo e adaptado ao público. A ferramenta pode ajudar a criar esses textos com a linguagem certa para chamar a atenção dos candidatos ideais.
3 Testes para a seleção de candidatos
Durante o processo seletivo, o ChatGPT pode colaborar com a criação e aplicação de testes — inclusive elaborando perguntas técnicas, mesmo quando o RH não domina os detalhes da área.
4. Perguntas para entrevista de emprego
Com base no perfil do candidato buscado, o ChatGPT também pode sugerir perguntas específicas para entrevistas, personalizadas para diferentes áreas de atuação e níveis de senioridade.
5. Insights para estratégias e campanhas
A ferramenta é útil também na criação de estratégias para áreas diversas do RH. Ela pode sugerir planos de ação, ideias de campanhas e visões amplas sobre temas como engajamento, employer branding e clima organizacional.
6. Produção de conteúdos
Quando falta tempo ou clareza para escrever comunicados internos, feedbacks para candidatos, e-mails ou respostas para dúvidas frequentes de colaboradores, o ChatGPT pode organizar as ideias e criar sugestões de texto com base em poucos detalhes.
7. Consultas de questões trabalhistas
Embora ainda não possa substituir o papel de um advogado, o ChatGPT pode oferecer insights iniciais sobre dúvidas trabalhistas. É importante lembrar que seu conhecimento está limitado até setembro de 2021 e, por isso, as informações precisam ser validadas com especialistas.
8. Elaboração de respostas para chats nos canais da empresa
O ChatGPT representa uma evolução dos chatbots tradicionais. Ele pode ajudar a criar respostas mais naturais e personalizadas para canais de atendimento, tornando as interações mais fluidas e próximas de um bate-papo com um humano.
É importante ressaltar que o impacto da inteligência artificial no RH a longo prazo ainda é desconhecido e que muitas outras funcionalidades devem surgir nos próximos anos. Portanto, será fundamental que os profissionais de RH estejam antenados e cientes de todas as questões éticas que o uso dessa nova tecnologia envolve.
O Chat GPT pode substituir os funcionários?
Até onde já se conhece, a ideia é que ele atue como um auxiliar e, assim, o colaborador tenha mais tempo livre para buscar inovações, por exemplo
Todo o trabalho desenvolvido pela inteligência artificial precisa ser revisado e eventualmente corrigido por um profissional do departamento, com conhecimento sobre o assunto.
A ideia é que, com algumas tarefas sendo otimizadas por ela, funcionários possam se dedicar a outras atividades.
Além disso, quando o colaborador se livra da "burocracia" e dos trabalhos repetitivos, além de se sentir mais engajado no trabalho, ele pode investir energia em melhorar sua performance em outros aspectos.
Se quiser matar a curiosidade fazendo perguntas para a ferramenta de maneira gratuita (planos pagos já estão sendo lançados), basta realizar um cadastro rápido no site da OpenAI. A plataforma funciona em português.
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Jornalista e mãe do Martin. Além de colaborar com a Flash, é assessora de imprensa na área de música e escreve sobre cultura em veículos de imprensa.