Afinal, por que aderir um cartão de benefícios para empresa?

O cartão de benefícios é uma realidade do mercado de trabalho moderno. Conheça as vantagens desse recurso no blog da Flash!

Flash

É consenso entre os profissionais de RH que, hoje em dia, os trabalhadores buscam mais do que apenas um salário competitivo. Portanto, implementar um programa de benefícios para funcionários é indispensável para as empresas que desejam se destacar e atrair os melhores talentos do mercado.

Endossando isso, a Pesquisa de Benefícios 2022 da Robert Half revelou alguns dados relevantes. Cerca de 57% dos profissionais entrevistados que estavam empregados afirmaram considerar os benefícios na hora de aceitar uma nova proposta de emprego. Inclusive, essas mesmas pessoas disseram negociar melhor o salário caso alguns benefícios específicos não sejam oferecidos.

Diante desse cenário, a gestão de benefícios demanda estratégia e inovação por parte dos times de RH, mas não antes do domínio completo deste tema. Se você quer saber mais sobre cartão de benefícios para empresas, este guia é para você!

O que é um cartão de benefícios?

Um cartão de benefícios é um cartão de crédito ou pré-pago fornecido pelas empresas aos seus funcionários que contempla os auxílios oferecidos pela organização.

Vale-alimentação e vale-refeição são exemplos de cartões de benefícios. Além da alimentação, esse recurso também pode ser destinado à mobilidade, educação, saúde dos colaboradores, entre outras áreas.

Também se encaixam nessa categoria os cartões de benefícios flexíveis. Com eles, é possível negociar e adaptar os benefícios aos gostos e necessidades de cada funcionário.

Em um contexto mais macro, pode-se dizer que um cartão de benefícios é um complemento do salário dos trabalhadores. Além disso, é uma forma da empresa proporcionar maior qualidade de vida e estabilidade financeira aos colaboradores.

Vale ponderar que oferecer um cartão de benefícios não é mais um grande diferencial, mas, sim, uma necessidade. Hoje, ele é um item fixo na lista de expectativas e exigências da maioria dos profissionais. Por isso, se o intuito da sua empresa é se destacar no mercado, é fundamental ir além do básico.

Quais as vantagens de ter um cartão de benefícios?

Implementar benefícios na empresa pode trazer inúmeras vantagens, tanto para a organização quanto para os colaboradores. Abaixo, listamos as que mais se destacam e vão te convencer da importância dessa decisão:

Vantagens do cartão de benefícios para a empresa

O cartão de benefícios contribui para a construção de uma imagem e de um ambiente mais positivo para a empresa. Demonstra o interesse da organização em atender às expectativas dos seus colaboradores e contribuir com o seu bem-estar dentro e fora do contexto do trabalho.

A partir disso, é possível colher resultados como:

O RH também é beneficiado com esse recurso, pois o cartão otimiza a gestão de benefícios, trazendo mais praticidade e eficiência para esse processo.

A configuração e a liberação dos benefícios é centralizada e modernizada. Dessa forma, eles podem ser facilmente adequados à política da empresa, à Lei Trabalhista e às modalidades como trabalho híbrido, remoto ou home office.

E mais: a adesão de um cartão de benefícios pode trazer vantagens para a gestão fiscal e financeira da companhia. Isso porque ele facilita o controle e a provisão de gastos, reduz custos operacionais e pode, ainda, render isenções de impostos.

Vantagens do cartão de benefícios para os funcionários

É claro que os funcionários também têm muito a ganhar com um cartão de benefícios. Esse tipo de auxílio é, para muitos, um complemento fundamental de suas rendas mensais. Além disso, é uma forma dos trabalhadores terem:

  • Mais qualidade de vida;
  • Mais motivação em sua rotina laboral;
  • Acesso a uma alimentação saudável e completa;
  • Acesso a serviços de saúde, transporte e entretenimento;
  • Melhores condições de trabalho (equipamentos, recursos técnicos);
  • Maior autonomia e saúde financeira;
  • Condições de estender tais benefícios à sua família.

Quais são os tipos de cartão de benefícios?

Deu para notar o quanto um cartão de benefícios pode impactar positivamente os negócios e as pessoas, não é mesmo? Mas, como colocar isso em prática? Adiantamos que não há uma única forma. Confira, a seguir, os principais tipos de cartão de benefícios:

Cartão multibenefícios

Um cartão multibenefícios é uma solução que unifica diversos tipos de benefícios em um único cartão. Com ele, é possível oferecer vale-alimentação, auxílio-mobilidade, vale-cultura, entre outros benefícios, de forma muito mais prática.

O cartão multibenefícios traz vantagens tanto para o RH quanto para os colaboradores, já que confere muita agilidade às empresas e, também, oferece liberdade aos funcionários.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um dos tipos de cartão de benefícios mais oferecidos pelas empresas, junto com o vale-refeição. Ele consiste em um saldo destinado à compra de alimentos em mercados, mercearias, hortifrútis, açougues e outros estabelecimentos do tipo.

Há quem diga que o vale-alimentação é uma evolução da cesta básica. Afinal, o trabalhador pode escolher os produtos da sua preferência, com base nos hábitos alimentares da sua família.

No entanto, é importante destacar que o vale-alimentação não pode ser usado para comprar refeições prontas ou produtos não-alimentícios. Portanto, nada de bebidas alcoólicas, produtos de limpeza ou higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com o VA…

Vale-refeição

O vale-refeição é voltado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e afins. Seu objetivo é permitir que o colaborador possa se alimentar com praticidade e qualidade ao longo da jornada de trabalho.

Por isso, assim como o vale-alimentação, ele é bastante popular nas políticas de benefícios das companhias, ainda que não seja um benefício trabalhista obrigatório.

Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício recente e inovador, voltado para o lazer e o bem-estar dos colaboradores. Normalmente, consiste em um cartão pré-pago com um saldo disponível para ser usado em ingressos em museus, cinemas e teatros, compras de livros, serviços de streaming e outras atividades culturais.

Assim, o trabalhador pode ter experiências artísticas e de descompressão sem precisar comprometer parte do seu orçamento mensal. Sem contar que esse tipo de atividade é um ótimo tópico de conversa entre os colaboradores ou oportunidade de interação fora do ambiente de trabalho!

Auxílio-mobilidade

O auxílio-mobilidade unifica todos os benefícios de transporte em um só cartão. Além do tradicional vale-transporte, também é possível utilizá-lo para aluguel de carros, bicicletas e patinetes, viagens em aplicativo e compras de passagens aéreas e rodoviárias.

Quem utiliza veículo próprio para se deslocar até o serviço ou para fazer viagens corporativas também pode usar o auxílio-mobilidade. Nesse caso, o benefício cobre combustível, estacionamento, pedágio e até manutenção.

Vale-premiações

As empresas também podem oferecer um cartão de benefícios com um saldo derivado de premiações e bonificações. Nele, programas de participação nos lucros e resultados e outras gratificações acordadas entre empregadores e empregados podem estar incluídos.

Auxílio home office

O auxílio home office surgiu para suprir as demandas do trabalho remoto ou híbrido e adaptar os benefícios a essas novas modalidades que parecem ter vindo para ficar.

Esse benefício se destina aos custos com internet, materiais para escritório, energia elétrica e outros gastos derivados do trabalho em casa e/ou a distância.

Com o auxílio home office da Flash, é possível creditar um valor específico de ajuda de custos. Assim, os colaboradores podem pagar suas contas de energia elétrica e internet, além de adquirir equipamentos e acessórios novos. E, através do aplicativo Flash, é possível acompanhar o saldo disponível para esse benefício.

Qual a diferença entre cartão de benefícios e cartão multibenefícios?

Um cartão de benefícios é todo cartão que contemple um saldo destinado a um dos benefícios oferecidos pela empresa aos seus funcionários. Os já citados vale-alimentação, vale-refeição e auxílio-mobilidade são exemplos disso.

Já um cartão multibenefícios, como o nome sugere, reúne mais de um benefício corporativo em um único cartão. Ou seja, ao optar por um cartão multibenefícios, as empresas não têm que lidar com diferentes fornecedores e plataformas de gestão de benefícios.

Com ele, é possível definir quais benefícios serão ofertados e creditar o valor de cada um em suas determinadas categorias. Além de permitir certa liberdade para que o próprio trabalhador decida como irá distribuir seu saldo entre os diferentes benefícios – é o que chamamos de cartão de benefícios flexíveis.

Ao mesmo tempo, os colaboradores têm todos os seus benefícios – refeição, alimentação, saúde, cultura, transporte e tudo mais – em um só lugar e sempre à mão.

Quem pode usar o cartão de benefícios?

Podem usar o cartão de benefícios todos os trabalhadores que possuem vínculo empregatício com uma empresa que oferece esse tipo de auxílio.

A partir disso, fica a critério de cada organização restringir o benefício aos colaboradores admitidos sob o regime CLT ou estendê-lo a trabalhadores temporários, estagiários e aprendizes.

Alguns tipos de benefícios, como os alimentícios, são para finalidades específicas e não podem ter seu saldo repassado a outros produtos e serviços. Por isso, é fundamental que o cartão de benefícios escolhido permita a configuração de saldo exclusivo para manter o compliance das organizações.

Onde o cartão de benefícios pode ser usado?

Depende da política de benefícios adotada pela empresa. Cartões tradicionais podem ficar restritos a uma certa quantidade de estabelecimentos conveniados. Já um cartão de benefícios flexíveis, como o da Flash, por exemplo, pode ser usado em diversos lugares que aceitem a bandeira Mastercard.

A distribuição dos valores pode ser definida pelo RH ou pelo próprio colaborador, salvo as restrições estabelecidas por Lei.

Por que implementar o cartão Flash Benefícios na sua empresa?

O cartão Flash Benefícios é um cartão de benefícios flexíveisque reúne desde os benefícios tradicionais, como vale-alimentação e vale-transporte, até os mais modernos, como vale-cultura e auxílio home office.

Com ele, as empresas podem gerenciar todos os benefícios de forma centralizada e com total respaldo jurídico. E os colaboradores podem aproveitar seus benefícios com muito mais liberdade e facilidade!

Vantagens da Flash

O cartão de benefícios da Flash foi pensado para facilitar a vida do RH e permitir que os trabalhadores usufruam dos seus benefícios da melhor forma. Confira suas principais vantagens:

  1. Todos os benefícios num único cartão;
  2. Taxa zero e sem custo de logística;
  3. Entrega em até 5 dias úteis, no escritório ou na casa do colaborador;
  4. Aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos físicos e digitais pela Mastercard®;
  5. Cadastro, bloqueio e troca de senha do cartão são realizados pelo aplicativo;
  6. Configuração do nível de flexibilidade com alguns cliques;
  7. Definição de saldo exclusivo para categorias;
  8. Possibilidade de configuração de benefícios customizados e sazonais;
  9. Melhor experiência comprovada para o RH e os colaboradores.

Como implementar o cartão de benefícios na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é um cartão de benefícios e todas as vantagens desse recurso, resta saber como implementá-lo na sua empresa.

O primeiro passo é estruturar a política de benefícios. Ele deve ser adaptado às reais necessidades dos colaboradores e alinhado com as tendências e práticas do mercado para gerar valor à empresa e aos trabalhadores. É importante também estabelecer um orçamento, políticas claras e um calendário de implementação.

Com essa estruturação em mãos, é hora de escolher uma empresa de benefícios que se alinhe com a estratégia da sua empresa. Essa etapa é crucial, pois você precisa contratar uma empresa especializada, que dê conta da gestão dos benefícios e garanta a melhor experiência para sua equipe!

O cartão Flash Benefícios cumpre todos esses requisitos e garante vantagens incomparáveis para as empresas, para o RH e para os trabalhadores.


Leia mais conteúdos no blog:

+ 10 perguntas sobre a nova lei dos benefícios respondidas pelo nosso time jurídico

+ Benefícios corporativos e reforma trabalhista: o que muda?

+ Alessandra Marchetti: conforto no home office com o apoio de benefícios flexíveis

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️