O que é REP-P? Entenda o modelo de ponto registrado pelo MTE

Descubra o REP-P, a nova tecnologia de registro de ponto que moderniza a jornada de trabalho.

Flash

A modernização dos recursos trabalhistas foi efetivada na nova regulamentação do horário de trabalho. Segundo o Ministério de Trabalho e Previdência, o Registrador Eletrônico de Ponto (Registro REP-P) foi implementado em 08 de novembro de 2021 com a Portaria 671 do MTE.

Mas o que é REP-P?

Com a necessidade das empresas de controlarem a jornada de trabalho de seus empregados, alguns mecanismos de monitoração recebem apoio governamental.

Existem três tipos de mecanismos, sendo eles:

  • Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A)
  • Registrador Eletrônico de Ponto (REP-P)
  • Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C)

O REP-P é uma maneira digital e prática que moderniza e facilita o registro da jornada de trabalho dos empregados. Para você entender a praticidade, a jornada de trabalho pode ser controlada através de aplicativos de celular.

Além disso, a Portaria nº 671 de 08 de novembro de 2021 indica que não será obrigatório a utilização dos equipamentos convencionais de registro eletrônico de ponto. Desse modo, fica mais fácil aderir ao novo modelo de registro digital.

A empresa que deseja desenvolver o seu REP-P precisa registrá-lo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Embora seja possível não utilizar o registro convencional, é necessário registrar esses equipamentos junto ao Ministério de Trabalho e Previdência.

É de suma importância que os desenvolvedores emitam certificados digitais que perpetuem a segurança jurídica dos empregados. Nesse sentido, o controle será acompanhado de um termo de responsabilidade com os dados dos criadores.

O futuro da gestão de ponto através da tecnologia

O serviço funciona em nuvem, ou seja, é armazenado para que seja possível acessá-lo de qualquer aparelho móvel. Isso confere um conforto ao empregado que não é encontrado no sistema tradicional.

A lei abre um caminho extenso para a relação entre empregador e empregado. Além do controle da jornada de trabalho, as empresas possuem a possibilidade de organizar escalas, estipular férias, avisar ausências, interligar o funcionário com o RH, entre outros.

A gestão moderna da sua equipe de trabalho é o maior benefício ao optar pelo Registro REP-P. Afinal, os sistemas são automatizados e diminuem os esforços por parte da empresa e do funcionário.

Onde encontro esse tipo de serviço?

A plataforma de gestão e controle de ponto da Flash automatiza todo esse processo para a sua empresa. Com ele, é possível controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários de modo prático e intuitivo, mas não para por aí.

Com a Flash, sua empresa possuirá um painel de gestão, um painel de Recursos Humanos e travas de geolocalização, para que seja possível monitorar todas as instâncias administrativas.

Vale ressaltar que a plataforma está de acordo com as exigências das portarias de marcação eletrônica do Ministério do Trabalho. A empresa também exporta os dados armazenados para sistemas como o SAP, Oracle, Tovs, entre outros.

Fale agora com um de nossos especialistas e revolucione a gestão de jornada na sua empresa com a Flash.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️