Conheça os 12 vencedores do Think Work Flash Innovations, maior prêmio de inovação no RH do Brasil
Conheça os 12 RHs premiados na segunda edição do Think Work Flash Innovations e veja projetos que estão revolucionando a gestão de pessoas no Brasil.
A cerimônia de premiação do Think Work Flash Innovations, que reconhece iniciativas inovadoras na área de recursos humanos, aconteceu em 15 de agosto em São Paulo e destacou os 12 melhores projetos de inovação em gestão de pessoas no Brasil.
A iniciativa fez parte do evento Flash Humanidades 2023 — Construindo Empresas que Encantam, que contou ainda com um debate sobre engajamento nos negócios com 3 grandes CEOs da atualidade, e um papo inspirador entre o jornalista Marcelo Tas e Ram Charan, renomado guru de negócios e formação de líderes do mundo.
Com recorde de participação, o Think Work Flash Innovations teve mais de 400 projetos inscritos, de mais de 200 empresas diferentes. As ações concorreram em 12 categorias temáticas mais um prêmio decidido pela plateia do Flash Humanidades, que elegeu ao vivo o projeto mais inovador do ano, eum destaque "RH Mais Inovador" para a companhia com o melhor conjunto de projetos. Este último ficou com a Zup Innovation.
Vencedor da categoria Remuneração e Benefícios e eleito pela plateia a melhor iniciativa da noite, o projeto "Licença Menstrual", do Grupo Mol, mostrou que inovação não precisa necessariamente estar ligada a sistemas digitais. Implantado em março de 2023, o programa do grupo concede, mensalmente, dois dias de licença remunerada para pessoas que menstruam, sem necessidade de comprovação médica.
“Não devia ser uma barreira. Menstruar é algo que acontece com a metade da população mundial”, afirmou Roberta Faria, CEO da Editora Mol.
“A gente fica muito feliz de usar o nosso poder para mostrar que isso não afeta em nada a nossa produtividade. A gente tem números para provar”, afirmou.
Mas esse não foi o único projeto premiado que colabora para a equidade de gêneros. Com o projeto “Presença Parental”, a Pipo Saúde venceu na categoria Saúde e Qualidade de Vida. A empresa criou uma licença parental obrigatória de 4 meses a mulheres e homens, sem distinção, em caso de nascimento de filhos.
Outro projeto que também propicia equidade de gêneros é o “Violência contra a Mulher É da nossa Conta”, do Bradesco, vencedor da categoria Diversidade. O banco decidiu investir além dos muros e, para isso, colocou à disposição das funcionárias e familiares uma equipe de profissionais especializados em atendimento psicológico e jurídico, criando treinamentos que ajudem as pessoas a conhecerem os tipos de violência e assédio, identificar os ciclos e saber os canais de denúncia. Quase 25 mil pessoas já passaram pelos treinamentos.
Além da importância social, as iniciativas vencedoras dialogam com a visão de futuro da Flash. A inovação e a tecnologia estão no DNA da Flash. Quando a empresa nasceu, pouco mais de três anos atrás, o conceito de benefício flexível era incipiente no Brasil.
“Ouvimos que éramos malucos. Mas já somos maiores que muitos players do mercado, estamos evoluindo o modelo que criamos e temos muito orgulho do que conseguimos até agora”, afirmou na abertura do evento Ricardo Salem, CEO e cofundador da Flash.
Conheça abaixo os projetos finalistas e os vencedores de cada categoria!
1. Atração e Seleção
Premiado
- BRF, com "Chatbot de Recrutamento e Seleção"
A empresa conseguiu inovar ao usar um chatbot no WhatsApp para recrutamento. A adoção de inteligência artificial para tirar dúvidas e apoiar candidaturas elevou a produtividade da equipe de recrutamento em 15%. E o número de admissões cresceu 28%.
Outros indicados:
- Claro, com "Embaixadores Claro"
- Grupo Cataratas. com "Só Feras Plurais"
2. Carreira
Premiado
- Gera, com "Jornada de Carreira"
A empresa reformulou suas avaliações de desempenho para valorizar o impacto dos funcionários. Mapeou papéis e níveis de influência dos colaboradores para garantir desenvolvimento de carreira personalizado e adequado para cada perfil. Em um ano, o índice de satisfação medido internamente também evoluiu de 86,6 para 93,4.
Outros indicados:
- Cielo, com "Acelerador de Carreira"
- Skeelo, com "I'm Skeeler - Trilhando Carreiras"
3. Cultura Organizacional
Premiado
- Elephant Skin, com "DNA, da Elephant Skin"
O projeto se inspira na biologia para criar um modelo de gestão horizontal e de organização descentralizada, mudando a cultura da agência, que usa a estrutura molecular do DNA para explicar seu organograma.
Outros indicados:
- Rodobens, como "Conectados"
- Zup Innovation, com "Comunidades Zup"
4. Desenvolvimento Profissional
Premiado
- Grupo Sinagro, com "Batalha do Cerrado"
O grupo encontrou no jogo uma forma criativa de trabalhar a cultura organizacional. Em competição digital, funcionários fazem treinamentos, testam conhecimentos e mostram se prática e teoria estão alinhadas.
Também indicados:
- Klabin, com "Trilha Analytics"
- Saint Gobain, com "Univen Tech - Universidade de Vendas"
5. Desenvolvimento de Jovens
Premiado
- Totvs, com "Start Tech - Programa Social para Empregabilidade Tech"
A ponte entre capacitação e emprego é o foco do projeto da Totvs. Além de formação técnica, os participantes podem acompanhar a rotina real de funcionários da empresa. No total, 65% dos jovens da primeira edição já conseguiram um emprego.
Outros indicados:
- Next Shipping, com "Next Discovery Talent"
- YouX Group, como "YouX Lab"
6. Diversidade
Premiado
- Bradesco, com "Violência Contra Mulher É da Nossa Conta"
No combate à violência contra a mulher, o banco foca em educação. A trilha de conteúdo ajuda a identificar e a denunciar situações de violência. A empresa também possui canal para denúncias com apoio psicológico, social e jurídico para vítimas.
Outros indicados:
- Hospital Albert Einstein, com "Proteção à Parentalidade na Primeira Infância"”
- Totvs, com "Speed to Hero: Pessoas com Deficiência"
7. Employee Experience
Premiado
- Petrobras | Nome da iniciativa: Onboarding de Novos Empregados
Com seu programa de boas-vindas, a Petrobras atrai e retém talentos, o que é um desafio já que os novos contratados ultrapassaram os 1.500 já nos dois primeiros anos do programa. A iniciativa conta com palestras e shows de "pratas da casa" e se renova a cada edição.
Outros indicados:
- Laboratório Sabin, com "Programa Eu Faço Parte"
- Pmweb, com "Lifecycle do Colaborador"
8. Liderança
Premiado
- Raízen, como "Líder LAB - Liderança e Aprendizagem Sem Barreiras"
Com programa de participação voluntária, a empresa convida e prepara seus líderes a embarcar para o futuro. O projeto desenvolve as competências que a empresa espera de seus gestores para a expansão do portfólio rumo à transição de combustíveis fósseis para renováveis.
Outros indicados:
- Gerdau, com "Academia de Líderes e Evolução Cultural"
- Neon, com "Liderança Maluca por Pessoas"
9. People Analytics
Premiado
- Ecolab, com "Talent Retention - People Analytics Ecolab C&B"
O projeto valoriza talentos com dados, transparência e meritocracia. Um sistema desenvolvido dentro da empresa cruza informações sobre performance, histórico de aumentos, potencial e risco de turnover para recompensar e reter quem tem bom desempenho.
Outros indicados:
- Grupo Boticário, com "Painel Integrado de Dados do RH"
- Suzano, com "Portal de People Analytics"
10. Remuneração e Benefícios
Premiado
- Editora MOL, com "Licença Menstrual"
Com o projeto, a empresa conseguiu transformar um “tabu” em benefício. Pessoas que sofrem com dores do período menstrual podem solicitar dois dias de descanso por mês sem nenhum tipo de comprovação ou atestado médico.
Outros indicados:
- ContaAzul, como "Pacote de Experiências"
- Unilever Brasil, com "Beneflex"
11. Saúde e Qualidade de Vida
Premiado
- Pipo Saúde, com "Presença Parental"
A empresa quer incentivar equidade de gênero por meio da presença parental. Na empresa, pais e mães que acabaram de ter filhos ganham 4 meses de afastamento, além da chance de trabalhar meio período por dois meses com remuneração integral. E a licença é obrigatória.
Outros indicados:
- Danone, com "Viva Bem"
- Klabin, com "Embaixadores do Viver Bem"
12. Transformação Digital no RH
Premiado
- Vivo, com "Programa Instrutubers"
A empresa inovou seu treinamento dos funcionários com dancinhas de Tik Tok. Com um programa de capacitação inspirado nos vídeos de influencers digitais, ela conquistou seus funcionários com uma linguagem divertida e de fácil acesso.
Outros indicados:
- Cogna, com "Capital Humano"
- Vallourec, com "Flow de Demissão: Automatizando Processos Sem Perder a Essência Humana"
Leia mais sobre o Flash Humanidades
Sui é jornalista, compositora e cantora. Possui bastante experiência em Educação e Política, com agências e clientes da esfera pública.