Cartão de Natal para funcionários: 8 ideias de presentes corporativos para motivar sua equipe no fim de ano
Descubra ideias criativas para presentear e motivar seus funcionários nesse Natal. Fortaleça o espírito de equipe neste fim de ano!
Historicamente, a compra e entrega de cestas de Natal sempre trouxe grandes desafios logísticos para o RH, especialmente com o trabalho remoto, que adicionou ainda mais complexidade ao processo. Felizmente, hoje existem alternativas mais modernas e eficientes para presentear no fim de ano, como o cartão de Natal.
Com o cartão de benefícios da Flash, sua empresa simplifica todo o processo. Em menos de uma semana, o cartão é entregue em qualquer local do Brasil — e em algumas regiões, o prazo pode ser ainda menor.
Com uma taxa de entrega de 98% em até 5 dias úteis, a Flash oferece a opção de entrega centralizada na empresa ou diretamente na residência dos colaboradores, adaptando-se às necessidades da sua equipe. Além disso, o cartão com bandeira Visa é aceito em mais de 130 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, proporcionando máxima liberdade de uso.
“A logística da entrega das cestas é sempre um caos. Com uma solução digitalizada, o RH consegue ter não apenas uma economia financeira, mas também de tempo”, afirma Gabriela Ferraris, gerente de customer success da Flash.
Para os colaboradores, o cartão também traz mais flexibilidade e satisfação. Ao invés de receberem uma cesta padronizada com itens específicos, eles têm a liberdade de decidir onde e como usar o benefício. Seja para comprar ingredientes para a ceia, jantar no restaurante preferido ou abastecer o carro para visitar familiares, a escolha é deles.
Veja, a seguir, como oferecer soluções diferentes aos colaboradores neste Natal.
8 tipos de benefícios de Natal
1. Vale experiência ou lazer
Ofereça a opção de usar o saldo em atividades de lazer, como cinema, teatro ou até mesmo em atividades ao ar livre. Para muitos colaboradores, esse benefício representa uma oportunidade de relaxar e celebrar fora do ambiente de trabalho, incentivando o bem-estar.
2. Cesta digital
Em vez de montar uma cesta física padronizada, que pode não agradar a todos, a empresa pode depositar um saldo a mais como bônus de final de ano dentro da categoria alimentação — ou em qualquer outra modalidade que faça sentido dentro da estratégia.
3. Confraternização presencial
Com o retorno seguro dos eventos presenciais, muitas empresas estão promovendo festas de fim de ano para fortalecer a integração da equipe. Uma dica super bacana é que o cartão da Flash permite fazer e depositar uma quantia extra para que os colaboradores a utilizem em aplicativos de mobilidade e deixem o carro em casa para curtir a festa sem preocupação.
4. Confraternização online
Para empresas que estão remotas e vão fazer comemoração de final de ano no online, é só disponibilizar um saldo virtual para que colaboradores comprem comes e bebes para usufruir no momento da confraternização.
5. Dia de folga extra
Além de benefícios monetários, um dia de folga adicional no fim de ano é sempre bem-vindo e valorizado. Essa prática pode ser combinada com o uso do cartão Flash para incentivar atividades de lazer e descanso.6. Créditos para compras de presentes
Ofereça créditos no cartão para serem usados em lojas de presentes. Dessa forma, o colaborador pode comprar algo especial para si ou para presentear familiares, o que evita presentes padronizados e garante que cada pessoa escolha algo de seu gosto.7. Saldo para compras de decoração natalina
Uma opção divertida e moderna é disponibilizar um valor para que os colaboradores possam comprar itens de decoração para suas casas ou estações de trabalho, promovendo o espírito natalino no ambiente, seja presencial ou em home office.
8. Bônus flexível de fim de ano
Em vez de um bônus financeiro tradicional, o RH pode disponibilizar um saldo flexível para que os colaboradores escolham como gastar: seja em lojas, experiências ou até para compras de fim de ano. Esse benefício dá liberdade ao colaborador e reforça o valor da escolha individual.Vantagens do cartão de Natal e benefícios flexíveis
O cartão e benefícios flexíveis de Natal podem ser uma excelente alternativa para complementar ou até mesmo substituir a tradicional cesta natalina.
Não é à toa que eles se tornaram uma das opções preferidas dos RHs, afinal, é muito mais eficiente oferecer liberdade de escolha para os colaboradores do que encontrar itens que agradam diferentes gostos e hábitos alimentares.
“Nossos benefícios de Natal proporcionam uma experiência diferente para cada colaborador. Uma família vegetariana, por exemplo, não teria o que fazer com o chester da cesta de Natal. Com a Flash, as pessoas têm a liberdade de comprar o que for melhor para elas”, salienta Gabriela.
Isso melhora a percepção dos funcionários, que enxergam muito mais valor neste tipo de benefício. O resultado é mais motivação, produtividade e retenção de talentos.
Como funciona?
Com poucos cliques e todo o apoio da nossa equipe, o RH faz a configuração dos benefícios que a empresa deseja oferecer direto pela plataforma da Flash. O saldo fica disponível para o colaborador, que usa como quiser.
Fácil, prático e sem os problemas operacionais que envolvem a compra, o armazenamento e a distribuição de milhares de cestas natalinas.
Quem pode oferecer?
Na Flash, existem soluções que se adaptam tanto às necessidades de organizações que já usam o cartão quanto daquelas que desejam fazer ações pontuais.
“Atendemos empresas de todos os perfis. Conversamos com os clientes para entender o que querem e buscamos soluções para o que precisam”, afirma Gabriela.
Leia também: Mas, afinal, onde o cartão de benefícios flexíveis da Flash pode ser usado?
A importância da comunicação
Por fim, não deixe de comunicar muito bem aos funcionários que os benefícios de Natal já estão disponíveis. Aproveite para explicar como funcionam e quais são as regras de uso.
Para evitar ruídos, crie um cronograma de divulgação e lembre-se de espalhar a mensagem por todos os canais utilizados pela companhia: e-mail, intranet, canais como Slack ou Teams e push notifications via celular.
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Jornalista de formação, acredito que as palavras têm o poder de gerar experiências capazes de promover uma transformação positiva no mundo. Veterana do marketing de conteúdo, tenho também habilidades de UX writer e analista de SEO.