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Como a Flash ajudou o Grupo Nortis a implementar pontos em benefícios

Construtora com mindset de startup, o Grupo Nortis inovou ao criar uma política de benefícios por pontos com a ajuda da Flash.

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Com pouco mais de seis anos de existência, o Grupo Nortis vem se destacando no mercado de construção civil pela inovação e crescimento acelerado. E a gestão de pessoas precisava acompanhar esse movimento.

Para estruturar novos processos e programas, o primeiro passo da área foi ouvir os colaboradores e entender suas necessidades.

"Fizemos uma pesquisa de clima para mapear o cenário e o resultado foi bastante satisfatório, com exceção do pilar de benefícios", diz Bárbara Amâncio, gerente de gente e gestão do Grupo Nortis. "Ao analisar os indicadores, vimos que era hora de criar algo consistente, sustentável financeiramente e com uma proposta de valor que realmente nos ajudasse a reter talentos e sustentar o crescimento", completa a executiva.

A seguir, mostramos como a Flash ajudou o Grupo Nortis nesta missão.

Conhecendo o Grupo Nortis: construtora com mindset de startup

O Grupo Nortis é uma das principais incorporadoras e construtoras de São Paulo. Fundada em 2016, já lançou 35 empreendimentos, totalizando R$ 3,2 bilhões em vendas. Hoje, a empresa atua tanto no segmento de alto padrão, com a marca Nortis, quanto no econômico, com a Vibra Residencial.

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Com sede na capital paulista e 338 funcionários, entre canteiros de obras e escritório, a construtora traz um olhar inovador para a arquitetura, a convivência e a integração com o entorno.

Desafio: deixar os benefícios "enlatados" para trás

Com crescimento acelerado e público diverso, o Grupo Nortis tinha a missão de revisar e modernizar a política de benefícios.

"Queríamos uma solução que fosse alinhada ao nosso público, que é diverso, e ao mesmo tempo estivesse alinhada à nossa cultura. Somos uma empresa que busca a personalização nos empreendimentos. Não fazia sentido manter benefícios enlatados", diz Alexandre Caprarola, especialista de gente e gestão da companhia.

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Diante desse desafio, o RH decidiu buscar uma solução flexível, que desse aos funcionários a possibilidade de escolher o que fosse melhor para eles.

Solução: plataforma de benefícios por pontos da Flash

Para se livrar dos benefícios engessados, a área de gente e gestão, em parceria com o CFO, entendeu que era preciso criar um programa de benefícios por pontos. O objetivo era oferecer o mesmo valor para todos os colaboradores, permitindo que cada um deles distribuísse os pontos de acordo com sua realidade de vida.

A partir daí, a incorporadora saiu em busca de possíveis parceiros no mercado. O objetivo era encontrar um fornecedor que oferecesse um sistema intuitivo para os colaboradores e, ao mesmo tempo, eficiente para o RH.

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"Estávamos vivendo uma época de transformação na nossa empresa e no mundo. Saímos de uma pandemia e tínhamos três modelos de trabalho: remoto, híbrido e 100% presencial. E, nas negociações com fornecedores, ninguém queria fazer nada diferente”, diz Murilo Gomes dos Santos, head de vendas, comercial e marketing.

“Até que conversamos com a Flash, que nos ofereceu uma plataforma na qual podíamos ter tudo num só lugar, sem precisar ficar negociando com três, quatro parceiros", afirma Murilo.

Implementação: virada de chave em tempo recorde

Em seu programa de benefícios flexíveis por pontos, o Grupo Nortis disponibiliza um valor fixo que pode ser alocado entre um pool de benefícios que inclui refeição, alimentação, mobilidade e combustível, telefonia móvel e vale-cultura.

Para garantir segurança jurídica, a empresa trava os valores definidos em acordos sindicais — e o restante fica aberto para que os funcionários escolham o que faz mais sentido dentro das suas necessidades. "Nossa política diz que, três vezes ao ano, o funcionário pode mudar a elegibilidade", explica Alexandre Caprarola.

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Responsável pelo processo de implementação dos benefícios flexíveis, Alexandre destaca a rapidez do processo: "Queríamos que nosso pacote fosse sustentável, tivesse respaldo legal e atendesse às necessidades dos nossos colaboradores. Fizemos um trabalho a oito mãos, que envolveu RH, financeiro, jurídico e a Flash, que tem um atendimento super rápido e nos deu bastante suporte, entrando não só com o sistema, mas também com boas práticas que nos ajudaram muito no desenvolvimento de uma política inovadora".

Ao todo, o desenho do programa de benefícios flexíveis durou quatro meses, entre análises de risco, aprovação e implementação. Para Alexandre, o apoio da Flash no processo de comunicação foi um diferencial.

"Atuamos em diferentes canais, com informativos físicos, live e vídeos instrutivos para explicar o funcionamento do sistema de benefícios por pontos. Em duas semanas todo mundo estava comunicado e com os benefícios escolhidos", diz. "Os funcionários tiveram bastante facilidade para definir suas elegibilidades. O sistema é muito intuitivo, em 3 minutos o colaborador já está com a escolha feita. Foi uma surpresa".

Resultado: fortalecimento da marca empregadora

O programa de benefícios por pontos trouxe mais transparência e equidade à política de benefícios do Grupo Nortis. Hoje, todos os funcionários, dos estagiários aos executivos, têm as mesmas opções e a mesma experiência.

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"A Flash nos ajudou a inovar, fazendo algo que os colaboradores enxergam bastante valor. Acompanhando o GlassDoor, por exemplo, já detectamos pontos positivos, com profissionais dizendo que nossa empresa tem um viés diferente em benefícios. A parceria com a Flash traz ganhos expressivos para nossa marca empregadora", conclui Bárbara Amâncio, gerente de gente e gestão.

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