Think Work Flash Innovations: conheça o case de aprendizagem contínua da Klabin
Finalista da 1ª edição do prêmio de inovação no RH Think Work Flash Innovations, Klabin inovou com aprendizagem na prática e gamificação
Ter colaboradores que aprendem continuamente, se adaptam e se antecipam às inovações do mercado é uma prioridade para a Klabin.
Na visão da multinacional produtora de papel e celulose, essa é a chave não só para a sustentabilidade do negócio, mas para contribuir com o crescimento individual dos funcionários.
Mas, como fazer isso, na prática? Dois projetos da companhia, que foram finalistas do Think Work Flash Innovations, premiação realizada pela Think Work e apoiada pela Flash, ajudam a responder a pergunta de milhões.
Inscreva-se aqui na premiação Think Work Flash Innovations! Leva menos de uma hora para ser reconhecido como um RH inovador
Em uma entrevista exclusiva para o Blog da Flash, Rodrigo Rubano, gerente de desenvolvimento organizacional da Klabin, traz detalhes dos projetos e fala da importância da premiação, que está com inscrições abertas para a 2º edição até o dia 16 de junho.
“O reconhecimento Think Work Flash Innovations é valioso para a Klabin. Temos muito orgulho dos dois projetos destacados, o simulador de negócios Rumos Digitais e o portal ENK (Escola de Negócios Klabin). Ambos impactaram significativamente a companhia e reforçaram a importância da tecnologia, colaboração, diversidade e inovação no desenvolvimento das pessoas”, diz Rubano.
“A chancela da premiação é um forte indicativo de que estamos no caminho certo. Investir no desenvolvimento dos profissionais mantém e amplia a nossa vantagem competitiva que, por essência, são as pessoas da Klabin”, completa o executivo.
A seguir, Rodrigo Rubano fala dessas duas ações inovadoras de RH e conta como a Klabin tem apostado na tecnologia para acelerar os talentos e facilitar o dia a dia dos colaboradores.
Aprendendo a liderar na prática: por dentro do simulador de negócios da Klabin
Finalista na categoria Liderança do prêmio Think Work Flash Innovations, o simulador de negócios para gestores reproduz artificialmente uma empresa com características semelhantes às da Klabin.
Nesse ambiente, o participante pode, por exemplo, compor um comitê estratégico para tomadas de decisões. Por lá, há deliberações tanto quantitativas, como a definição do preço médio de um produto, como qualitativas, relacionadas a situações comportamentais.
“O objetivo do simulador é trazer um conhecimento transversal sobre a companhia, perpassando toda a cadeia de valor da Klabin. Além disso, seu uso também ajuda a ampliar a visão dos profissionais sobre temas variados como produtos, mercado, inovação, tendências de futuro e outros cenários importantes para a empresa”, explica Rubano.
Desde que foi implementado, em dezembro de 2022, mais de 300 colaboradores, entre líderes e potenciais gestores, foram treinados no simulador de negócios. Por meio dele, a Klabin fortalece pontos essenciais da sua cultura organizacional, como:
- Visão holística;
- Inovação;
- Conhecimento técnico;
- Autonomia.
“Observamos que os líderes ampliaram a visão do todo e da estratégia da companhia, compreendendo melhor os negócios nos quais não atuam de forma direta. Como reflexo, houve um aumento da clareza no desdobramento dessa estratégia para a equipe, mais engajamento e melhores resultados”, destaca o executivo.
Desenvolver os funcionários ajuda a reter e atrair talentos
Na outra ponta da hierarquia organizacional está a ENK (Escola de Negócios Klabin), plataforma voltada para os colaboradores sem cargo de gestão. Atrair novos talentos e desenvolver quem já está na companhia são dois dos principais diferenciais da iniciativa, que foi finalista da primeira edição do Think Work Flash Innovations na categoria Transformação Digital.
De forma resumida, o ENK é uma plataforma de cursos online, disponível também na versão para aplicativo, em que os mais de 18 mil funcionários da Klabin são treinados sobre os mais variados assuntos.
Em 2022, 13 mil colaboradores realizaram ao menos um curso, totalizando 71% de participação do público-alvo. Conectado com as novas tendências de treinamento, o portal ENK tem três pilares:
- Oferecer conteúdos novos e aderentes ao dia a dia;
- Facilitar a aplicabilidade desses conhecimentos adquiridos;
- Incentivar a colaboração por meio de ferramentas de social learning que estimulam o debate.
Para tornar a experiência dos colaboradores mais interativa, aumentando o engajamento na plataforma, o ENK também lança mão da estratégia de gamificação. De acordo com a sua participação nos cursos, os usuários acumulam pontos, os chamados ‘klabits’, além de medalhas.
“A plataforma possui, ainda, uma missão de reter os talentos. Além, de claro, desenvolver novas habilidades em mundo de constantes mudanças e capacitar os novos profissionais”, completa o executivo.
Leia também: Confira os destaques do Flash Humanidades 2022
Saiba mais sobre o Prêmio Think Work Flash Innovations
As inscrições para a 2ª edição vão até 16 de junho. As empresas podem inscrever suas iniciativas em 12 categorias: Atração e Seleção, Carreira, Cultura Organizacional, Desenvolvimento, Desenvolvimento de Jovens, Diversidade, Employee Experience, Liderança, People Analytics, Remuneração e Benefícios, Saúde e Qualidade de Vida, Transformação Digital do RH.
Em julho, serão divulgados os três projetos finalistas em cada categoria, que seguirão para uma avaliação mais detalhada do comitê de jurados. Os vencedores serão anunciados no evento Flash Humanidades, em 15 de agosto de 2023.
Confira mais conteúdos em nosso blog:
+ 5 fatos sobre o maior prêmio de inovação no RH do Brasil
+ Think Work Flash Innovations: o inovador case de mentoria da Syngenta
+ Conheça os vencedores da 1ª edição do Think Work Flash Innovations
Jornalista de formação, acredito que as palavras têm o poder de gerar experiências capazes de promover uma transformação positiva no mundo. Veterana do marketing de conteúdo, tenho também habilidades de UX writer e analista de SEO.