Feedback 360º: entenda o que é, como fazer, exemplos e questionário prático

Descubra o que é e como fazer feedback 360º, entenda como funciona e as vantagens e desafios dessa técnica de avaliação.

Flash

Na jornada contínua para aprimorar o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, muitos RHs têm adotado abordagens inovadoras de avaliação, como o feedback 360º.

Por isso, criamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre feedback 360º. Acompanhe a leitura e descubra como essa prática pode impulsionar o desenvolvimento de talentos na sua empresa.

O que é um feedback 360º?

O feedback 360 graus é um tipo de avaliação de desempenho que visa coletar informações sobre o profissional a partir de diversas fontes. Colegas do trabalho, líderes, liderados e, em alguns casos, clientes e parceiros de negócio podem ser envolvidos nessa estratégia.

O feedback 360º é fundamentado na ideia de oferecer uma perspectiva completa e integrada do rendimento de um colaborador. Isso é alcançado por meio de uma série de avaliações que, juntas, fornecem uma visão plena da percepção do trabalhador.

Geralmente, esse tipo de feedback envolve avaliações anônimas, o que pode encorajar uma análise mais honesta e aberta. O feedback 360º é útil para avaliar habilidades de liderança e técnicas de comunicação.

Além disso, esse é um processo focado em avaliar o desempenho do colaborador no ambiente de trabalho em sua totalidade. Nesse contexto, outros aspectos importantes que podem ser analisados com o feedback 360° são a melhoria contínua, o trabalho em equipe, os resultados e os comportamentos esperados no dia a dia da operação.

Agora que você já sabe o que significa um feedback 360º, veja como reconhecer suas especificidades.

Diferença entre o feedback 360º e outros tipos de feedback

A diferença primordial em relação ao feedback tradicional reside nas diversas visões coletadas sobre o desempenho de um colaborador.

Enquanto o feedback tradicional trabalha somente com um ponto de vista, o feedback 360° busca várias avaliações sobre o mesmo colaborador. Isso faz com que seja possível alcançar uma conclusão mais completa e holística sobre o desempenho.

No feedback 360°, é crucial analisar o progresso profissional como um todo. Esta análise auxilia na identificação de habilidades profissionais e interpessoais que necessitam de aprimoramento, permitindo o acompanhamento da evolução do colaborador.

Quando usar o feedback 360°?

O feedback 360° indicado para as seguintes situações:

  • elaboração de um plano de desenvolvimento individual (PDI);
  • avaliação de competências específicas em diferentes níveis hierárquicos;
  • valorização da transparência através de insights anônimos;
  • identificação de líderes emergentes para preparação desses talentos;
  • adaptação de cultura ou estratégias organizacionais, por exemplo, e;
  • para uma avaliação mais completa além das métricas tradicionais.

Como funciona um feedback 360°?

O feedback 360° envolve várias etapas, desde a identificação dos participantes até a implementação de ações de melhoria.

Para auxiliar o seu RH nessa implementação, confira o detalhamento desse processo a partir do modelo PDCA (Plan: Planejar; Do: Fazer, executar; Check: Checar, verificar, mensurar; Act: Agir):

Planejamento e estruturação

  • Seleção de participantes: identificar as pessoas que fornecerão feedback. Isso inclui supervisores, colegas, subordinados diretos e, em alguns casos, clientes ou outros parceiros externos.
  • Identificação de competências: estabelecer as competências e habilidades que serão avaliados. Essa etapa pode envolver a criação de um conjunto específico de habilidades, comportamentos ou características relevantes para o papel ou metas organizacionais.
  • Criação de questionários: desenvolver questionários ou formulários de feedback com perguntas específicas relacionadas às competências definidas. As perguntas são projetadas para serem claras, específicas e relevantes para o contexto organizacional.

Realizando o ciclo de feedback 360º

  • Distribuição de questionários: os questionários são distribuídos para os participantes, garantindo que a avaliação seja anônima para promover a honestidade nas respostas.
  • Coleta de dados: os dados coletados podem ser processados por meio de ferramentas especializadas ou manualmente.

Tratativa e análise

  • Interpretação dos resultados: analisar os dados coletados para identificar padrões, tendências e áreas de destaque ou melhoria. Isso pode envolver a criação de relatórios estatísticos e qualitativos.
  • Preparação do relatório: gerar um relatório de feedback que resume as percepções coletivas das diferentes fontes. Este documento destaca pontos fortes, áreas de desenvolvimento e padrões observados.
  • Apresentação do feedback: a conclusão da avaliação é compartilhada com o indivíduo avaliado em uma sessão de feedback individual. Um avaliador, coach ou supervisor discute os resultados de maneira construtiva e orientada para o desenvolvimento.

Ações de melhoria contínua

  • Execução do plano de desenvolvimento: além do feedback 360º, é fundamental implantar a cultura do desenvolvimento contínuo, com ferramentas como o PDI.
  • Sessões de acompanhamento: cria-se uma cultura de acompanhamento recorrente, reuniões entre líder e liderado para monitoramento de ações de melhoria.
  • Nova rodada de feedback: o feedback 360º é um modelo de avaliação constante. Logo, o ideal é ter ciclos de avaliação ao longo do ano, pelo menos a cada 6 meses.

O sucesso do feedback 360° depende de uma comunicação interna efetiva. Além disso, a confidencialidade, a honestidade e a disposição do indivíduo avaliado também são fundamentais para o processo de desenvolvimento.

Como fazer um feedback 360 com o colaborador?

Conduzir um modelo de avaliação como o feedback 360º envolve clareza e empatia. Sendo assim, elaboramos um guia prático com orientações e estratégias para garantir que esse processo seja construtivo para o colaborador.

Planejamento para abertura do ciclo

  • Estabeleça objetivos claros: defina os objetivos do feedback 360°, explicando por que está sendo realizado e o que se espera alcançar. Inicie os treinamentos com lideranças e avaliadores horizontais.
  • Explique o propósito: comunique ao colaborador o propósito do feedback 360°, enfatizando seu valor para o desenvolvimento profissional.
  • Garanta confidencialidade: utilize a confidencialidade para encorajar respostas honestas.
  • Crie perguntas significativas: desenvolva questionários que sejam claros, específicos e alinhados às competências identificadas. É importante organizar os dados para fins de análise, acompanhando quais serão os aspectos comportamentais e quais serão os técnicos.

Seleção de participantes

  • Envolva do colaborador: permita que o colaborador sugira os avaliadores, além do líder, ajudando a criar uma lista abrangente de fontes de feedback.
  • Garanta diversidade: busque uma variedade de perspectivas, incluindo superiores, colegas, subordinados e, se aplicável, clientes ou parceiros externos.

Realize o ciclo de feedback

  • Defina prazos concretos: o ciclo deve ter começo, meio e fim. Portanto, converse com as áreas e lideranças para definir um prazo realista e que atenda o cronograma do RH.
  • Faça o acompanhamento: garanta que os participantes compreendam a importância do feedback e acompanhe o progresso da coleta.

Realizando a devolutiva

  • Prepare o relatório de feedback: utilize ferramentas ou profissionais de RH para analisar os dados e criar um relatório estruturado.
  • Agende uma reunião individual: marque uma sessão individual com o colaborador para discutir os resultados.
  • Enquadre positivamente: comece destacando pontos fortes antes de abordar áreas de melhoria.
  • Promova uma abordagem construtiva: envolva o colaborador em uma discussão empática e ativa, focando no desenvolvimento futuro.
  • Estabeleça metas de desenvolvimento: trabalhe em conjunto para identificar metas de desenvolvimento e estratégias para alcançá-las.
  • Ofereça suporte: identifique recursos, como treinamentos ou mentorias, para apoiar o desenvolvimento.

O Plano de Desenvolvimento Pessoal como ferramenta

  • Defina metas: com base no feedback recebido, o indivíduo trabalha em conjunto com o avaliador para estabelecer um plano de ação.
  • Identifique recursos: se necessário, identificam-se recursos para apoiar o desenvolvimento, como treinamentos, coaching ou mentorias.
  • Realize sessões de acompanhamento: agende sessões regulares para revisar o progresso e ajustar estratégias conforme necessário.

As principais estratégias para o sucesso dessa comunicação incluem:

  • abordagem positiva;
  • foco no desenvolvimento;
  • escuta ativa;
  • ambiente de confiança;
  • customização do processo;
  • feedback bidirecional;
  • celebração das conquistas.

Vantagens e desafios de se realizar um feedback 360º

Por apresentar uma visão completa do desempenho, esse tipo de avaliação é capaz de desenvolver as habilidades profissionais e pessoais de um colaborador.

A principal diferença desse feedback para os outros modelos de avaliação é que ele vai além da identificação de lacunas de técnicas. Seu objetivo é potencializar a lapidação das habilidades comportamentais, ou como são chamadas, Soft Skills.

Outra grande vantagem é que ele favorece o crescimento organizacional como um todo, valorizando a transparência e a honestidade dos colaboradores.

Essa melhoria pode ser percebida através das notas de e-NPS e de um clima organizacional mais positivo. Isso é fundamental para as empresas que buscam diminuir, por exemplo, taxas de absenteísmo e turnover no trabalho.

Sobre os desafios, é válido pontuar que a revelação de pontos de melhoria pode impactar na autoestima do colaborador. É fundamental abordar essas questões com sensibilidade para não comprometer a saúde mental no trabalho.

Além disso, alguns funcionários podem ser resistentes a mudanças, tanto com relação aos apontamentos quanto à metodologia de feedback aplicada. É essencial que as avaliações não sejam subjetivas, e que o RH ofereça treinamento aos participantes e ciclos testes para gerar familiaridade com a metodologia.

Exemplos práticos de feedback 360º

Trouxemos dois exemplos de feedback 360º em diferentes avaliações para facilitar a identificação e a personalização mediante as necessidades da sua empresa, confira.

Avaliação de soft skills (habilidades e comportamentos)

  • Feedback do superior: "Você demonstra uma visão clara e inspira a equipe, mas alguns membros expressaram que gostariam de mais feedbacks individuais.”
  • Feedback dos colegas: "Sua colaboração é notável, mas alguns colegas mencionaram que gostariam de mais comunicação sobre as mudanças na estratégia."
  • Feedback dos subordinados/colegas: "Sua abordagem acessível é apreciada, mas alguns colegas mencionaram a necessidade de mais orientação em projetos específicos."

Avaliação de hard skills (desenvolvimento técnico)

  • Feedback do superior: "Suas habilidades técnicas são excepcionais e contribuem significativamente para os projetos. Porém, há oportunidades para melhorar a documentação de processos para facilitar a transição de tarefas."
  • Feedback dos colegas: "Sua expertise é valiosa, mas alguns colegas expressaram a necessidade de compartilhar conhecimento de forma mais proativa."
  • Feedback dos subordinados/colegas: "A equipe confia em suas habilidades, mas alguns subordinados sugerem mais treinamento em ferramentas específicas para melhorar a eficiência."

7 perguntas essenciais para o questionário de feedback 360º

Seguindo a lógica dos exemplos acima, listamos 7 perguntas que não podem faltar em um feedback 360º de sucesso, confira.

  • Liderança: "Como você avaliaria a capacidade do indivíduo de fornecer orientação e inspiração à equipe?"

    Escala
    : (1) Ineficaz - (5) Muito eficaz
  • Colaboração: "Como o indivíduo contribui para a colaboração e trabalho em equipe dentro do grupo?"

    Escala
    : (1) Raramente colaborativo - (5) Sempre colaborativo
  • Comunicação: "Em que medida o indivíduo comunica de forma clara e eficaz com colegas, superiores e subordinados?"

    Escala
    : (1) Pouco claro - (5) Muito claro
  • Adaptação a mudanças: "Como o indivíduo lida com mudanças e adaptação a novos desafios e situações?"

    Escala
    : (1) Resiste a mudanças - (5) Adapta-se facilmente
  • Gestão do tempo: "Como o indivíduo gerencia seu tempo e prioriza tarefas para atingir metas organizacionais?"

    Escala
    : (1) Ineficiente - (5) Muito eficiente
  • Habilidades técnicas: "Quão bem o indivíduo aplica suas habilidades técnicas no desempenho das suas funções?"

    Escala
    : (1) Ineficaz - (5) Muito eficaz
  • Feedback e desenvolvimento pessoal: "Em que medida o indivíduo procura feedback para aprimoramento pessoal e profissional?"

    Escala: (1) Raramente busca feedback - (5) Sempre busca feedback

Algumas diretrizes essenciais para a criação de um questionário eficaz são:

  • especificar as competências relevantes;
  • usar uma linguagem clara e objetiva;
  • elaborar perguntas positivas e construtivas;
  • incluir perguntas abertas e fechadas;
  • reforçar a confidencialidade.

Tecnologia como aliada na construção de feedbacks 360º

A tecnologia desempenha um papel crucial na facilitação e na melhoria do processo de feedback 360º. Ela oferece eficiência, precisão e recursos que podem aprimorar os resultados dessa prática, tais como:

  • coleta de dados automatizada;
  • confidencialidade garantida;
  • análise de dados avançada;
  • feedback em tempo real;
  • acesso remoto e;
  • personalização do processo.

Conte com o módulo de performance da Flashpara realizar avaliações de desempenho ainda mais estratégicas na sua empresa.

Com a nossa plataforma, é possível realizar pesquisas de clima customizadas, com perguntas abertas e a partir de competências previamente mapeadas. Conheça a Flash e personalize as estratégias de feedback da sua empresa.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️