A importância da redução de custos nas empresas e 10 dicas para realizar corretamente

Descubra como funciona a redução de custos nas empresas de forma eficiente com a ajuda da Flash Expense. Entenda a importância com 10 dicas e exemplos.

Flash

Você sabe o que é redução de custos? É um conjunto de estratégias aplicadas aos custos e despesas de uma empresa a favor da sustentabilidade financeira. Para não causar danos financeiros à empresa, é necessário garantir que as estratégias de redução de custos nas empresas sejam implementadas de maneira eficiente.

As ações para redução de custos nas empresas ajudam a diminuir despesas ou desperdícios sem prejudicar a capacidade operacional. Pelo contrário, tem como objetivo aumentar a eficiência e a lucratividade da empresa.

É importante garantir que a redução de custos não comprometa a qualidade dos produtos ou serviços da empresa. Dessa forma, é possível aproveitar das diversas vantagens que essa gestão financeira pode oferecer.


A redução de custos pode causar um grande impacto à saúde financeira de uma empresa. Continue a leitura e descubra quais são esses custos, sua importância e como fazer redução de custos nas empresas.

Quais são os custos e despesas de uma empresa?

Os custos de uma empresa podem ser divididos em duas categorias, despesas fixas e variáveis. Diferenciados pela regularidade de pagamento.

Os custos fixos são constantes, independentemente do volume de produção. Eles não variam proporcionalmente ao nível de atividade do negócio. Alguns exemplos de despesas fixas são:

  • aluguel;
  • seguros;
  • contas de energia elétrica, água e internet;
  • folha de pagamento dos colaboradores;
  • taxas e impostos fixos;

Já os custos variáveis estão diretamente relacionados à quantidade de produtos fabricados ou serviços prestados. Alguns exemplos de despesas variáveis são:

Otimizar despesas ajuda na organização financeira da empresa e no potencial de redução de custos de maneira ágil e eficiente.

Aproveite para baixar nossa planilha e calculadora de custos fixos e variáveis. Dê o primeiro passo em direção a uma gestão de despesas automatizada.


Qual a importância da redução de custos nas empresas?

Reduzir custos nas empresas é importante para investir no crescimento do negócio. Enxugar gastos contribui para um fluxo de caixa eficiente e uma gestão de custos otimizada. Além disso, melhora a competitividade de mercado e proteção contra riscos futuros.

Outras diversas vantagens dessa análise financeira são:

  • maior flexibilidade financeira;
  • otimização dos recursos financeiros;
  • ajuda a enfrentar crises econômicas;
  • melhora a gestão de estoque;
  • melhora o clima organizacional;
  • proporciona motivação aos funcionários e satisfação aos clientes;
  • permite o investimento em expansão de mercado e tecnologias.

A tecnologia é um grande aliado ao desenvolvimento de qualquer empresa. Utilize recursos e ferramentas de automação para identificar oportunidades de redução de custos e prever possíveis ameaças à área financeira da sua empresa.


Como reduzir custos de maneira eficiente? 10 dicas e ações

Identificar oportunidades de redução de custos é muito importante, são elas que irão direcionar os esforços e os cortes de custos. Os custos operacionais devem sempre ser prezados para manter a qualidade dos produtos ou serviços e a satisfação dos clientes. Porém, outras frentes podem ser reduzidas para otimizar os gastos da empresa.

A seguir, listamos 10 dicas de redução de custos nas empresas. Implementar essas estratégias tem como objetivo obter resultados a curto e longo prazo na saúde financeira da sua empresa.

  1. Entenda quais custos são estratégicos;
  2. Reduza custos fixos;
  3. Estabeleça um orçamento para cada área;
  4. Foque na sustentabilidade;
  5. Diminua a rotatividade da equipe;
  6. Comunique as estratégias de redução de custos com a equipe;
  7. Renegocie dívidas e tarifas bancárias;
  8. Renegocie com fornecedores;
  9. Otimize o estoque de produtos;
  10. Invista em softwares de gestão de despesas.

1. Entenda quais custos são estratégicos

Agora que você já sabe quais são os custos da sua empresa, é fácil identificar os fundamentais para a produtividade da operação e quais são possíveis reduzir custos.

Os custos estratégicos são aqueles que representam vantagem competitiva para o negócio. Eles agregam valor direto à companhia, como o investimento em novas tecnologias e marketing.

Custos com manutenção e contas fixas também se encaixam aqui, pois são indispensáveis mesmo que não estratégicos. Geralmente são os primeiros impactados pela redução de custos, já que não interferem na operação.

2. Reduza custos fixos

Algumas maneiras de economizar são em despesas fixas, como água, energia e internet.

Controlar os custos com energia elétrica é uma forma de reduzir custos. Assim como reutilizar água, entre outros exemplos de redução de custos nas empresas.

Já as despesas variáveis, precisam ser gerenciadas com mais cuidado para identificar falhas e reduzir o consumo em excesso. É possível economizar em despesas variáveis com uma gestão de reembolsos eficiente.

Por exemplo, gerenciar as despesas em viagens corporativas ajuda a evitar fraudes e automatizar os pagamentos e estabelecer limites de verba.

3. Estabeleça um orçamento para cada área

Determinar o orçamento de cada área da empresa exige duas etapas: definir o teto de gastos e monitorar o cumprimento dessa regra. Estabelecer orçamentos envolve uma análise de quais são os custos de cada área. Feito isso basta descobrir como eles podem ser reduzidos e traçar metas para isso.

Comunicar os limites é importante para garantir o conhecimento de cada equipe e principalmente dos gestores. Isso garante uma cobrança consistente de como os valores dispostos estão sendo gastos.

4. Foque na sustentabilidade

Pequenos gastos podem ter um grande impacto ao longo do tempo. Crie uma cultura de conscientização dentro da empresa, incentivando práticas sustentáveis. Como reduzir o uso de papéis e impressões e substituir materiais descartáveis.

A busca pelo equilíbrio entre custos e suprimentos também envolve a gestão de despesas. Aproveite para saber mais sobre os conceitos de sustentabilidade financeira e como aplicar esse equilíbrio no universo corporativo.

5. Diminua a rotatividade da equipe

Uma alta rotatividade de funcionários pode prejudicar os custos operacionais e o desempenho geral da empresa. Para evitar esses problemas o ideal é investir em capacitação dos funcionários. Oferecer treinamentos e reter talentos desenvolve uma equipe bem representada e reduz os custos com contratações emergenciais.

Contratar profissionais qualificados ajuda tanto no crescimento da empresa quanto na redução de custos. Já que alinha as estratégias, zela pela reputação da empresa e aumenta a produtividade a longo prazo.

6. Comunique as estratégias de redução de custos com a equipe

Envolva os colaboradores no processo de redução de custos. Quando a equipe compreende a importância dessa prática, fica mais motivada a colaborar, sugerindo ideias e adotando medidas para economizar.

Os principais benefícios dessa prática envolvem a aceitação de mudanças, o alinhamento à cultura organizacional e mais transparência no gerenciamento de despesas.

7. Renegocie dívidas e tarifas bancárias

Entre em contato com instituições financeiras para negociar taxas de juros, prazos e condições de pagamento mais vantajosas. Isso pode ajudar a reduzir os encargos financeiros e facilitar a administração do fluxo de caixa.

Antes de iniciar as negociações, é importante fazer uma análise financeira completa e verificar quais dívidas e tarifas bancárias estão em aberto. Desenvolva e apresente argumentos para melhorar a situação financeira e compare ofertas.

Essa prática pode exigir paciência e habilidades de comunicação, mas trazem um grande alívio financeiro. Não esqueça de formalizar os novos acordos para evitar mal-entendidos futuros.

8. Renegocie com fornecedores

Busque negociações mais vantajosas com os fornecedores atuais ou procure por alternativas mais econômicas. O relacionamento de longo prazo com fornecedores pode abrir espaço para acordos mais favoráveis.

Faça pesquisas de mercado, revise os contratos e argumente novas propostas. Todas essas ações identificam quais mudanças podem ser feitas para manter ou trocar os fornecedores e alcançar os objetivos de redução de custo.

9. Otimize o estoque de produtos

Mantenha um controle rígido do estoque e evite o acúmulo de produtos parados ou obsoletos. Dessa forma, você reduz os custos associados ao armazenamento e evita perdas por vencimento de produtos.

Isso pode ser feito através de análises de demanda e classificação ABC dos itens mais e menos relevantes em termos de vendas, por exemplo. Outras ações como promoções podem minimizar um estoque ineficiente. É importante sempre monitorar os KPIs relacionados ao estoque para tomar decisões baseadas em análises.

10. Invista em softwares de gestão de despesas

Utilize ferramentas de gestão de despesas para acompanhar e analisar os gastos da empresa de maneira automatizada. Esses softwares, como a Flash Expense, podem ajudar a controlar despesas em tempo real e notificar possíveis ameaças financeiras. Use a tecnologia a favor das práticas de redução de custos para relatórios mais eficientes.

Por que a Flash Expense é fundamental para reduzir custos na sua empresa?

A Flash Expense se aplica em todas as fases do seu negócio. Desde a identificação de oportunidades até o controle de despesas automatizado. Nossa plataforma simplifica os processos financeiros de gestão e reembolso de despesas. Assim, é possível aplicar as ideias para redução de custos na empresa com mais segurança e autonomia.

Agende uma demonstração e veja como a Flash Expense otimiza todas as etapas das despesas corporativas da sua empresa. Gestão facilitada para reduzir custos a curto e longo prazo.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️