Conheça 6 tendências de gestão financeira atuais e para os próximos anos

Descubra quais são as 6 tendências de gestão financeira e o que podemos esperar para o futuro. Veja como a Flash Expense automatiza os processos financeiros.

Flash

Se você chegou até esse conteúdo deve estar curioso para saber as tendências de gestão financeira para os próximos anos. A transformação digital no cenário financeiro de 2023 vem evoluindo cada vez mais rápido. Novas tecnologias surgem todos os dias e não modernizar o setor financeiro pode prejudicar o desenvolvimento da sua empresa.

Por essa razão, listamos as principais tendências de gestão financeira da atualidade e a projeção para o futuro do mercado financeiro. Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas sobre como se preparar para essas mudanças e como aplicar tecnologia na gestão financeira empresarial.

Quais as 6 tendências de gestão financeira da atualidade?

Existem diversas formas de implementar inovação na gestão financeira da sua empresa. Primeiro, é necessário estar por dentro das principais tendências e atualizar os processos internos da companhia.

As tendências citadas a seguir tem o potencial de transformar significativamente a gestão financeira nos próximos anos. Tem como objetivo promover eficiência, transparência e adaptabilidade às necessidades do mercado e dos clientes.

Inteligência artificial

A inteligência artificial, conhecida apenas como IA, tem sido uma das tendências mais importantes no campo da gestão financeira. Ela envolve o uso de algoritmos avançados e aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados financeiros. Também serve para identificar padrões, realizar previsões e detectar fraudes.

LGPD, compliance e ESG

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma legislação que busca proteger a privacidade e os dados pessoais. O cumprimento dessas normas visa garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes, principalmente em instituições financeiras. Essa proteção de informações está diretamente ligada ao compliance, já que se refere à conformidade legal e preocupação ética do setor financeiro.

As empresas estão se esforçando para garantir que suas práticas sejam transparentes e socialmente responsáveis, o que se enquadra no conceito ESG. Essa prática, traduzida como governança ambiental, social e corporativa, busca aplicar os critérios de sustentabilidade financeira à governança corporativa.

Descentralização da informação

Refere-se à utilização da tecnologia de blockchain e outras soluções para armazenar e compartilhar dados financeiros. Essas tecnologias permitem que as informações sejam verificáveis, transparentes e imutáveis, reduzindo a dependência de intermediários tradicionais. A descentralização também é uma característica fundamental das criptomoedas e pode transformar a forma como as transações financeiras são conduzidas no futuro.

O Blockchain é um sistema de registro de transações distribuídas. Esse recurso simplifica processos financeiros e reduz custos de transação. Especialmente relevante em transferências internacionais, pagamentos mais rápidos e seguros e rastreabilidade de ativos por meio de tokens digitais. Além disso, finanças descentralizadas (DeFi) oferecem serviços financeiros sem intermediários e identidade digital.

As criptomoedas representam uma forma alternativa de moeda, diversificando os investimentos. Também oferecem taxas menores de transação, inclusão financeira e proteção contra a inflação.

Paperless

A Paperless é uma tecnologia, traduzida como “sem papel”, está relacionada à diminuição do uso de papel na gestão financeira. A digitalização e automatização dos processos financeiros vem eliminando documentos em papel e adotando soluções eletrônicas para armazenar, processar e trocar informações financeiras. Esse movimento contribui para a prevenção do meio ambiente, eficiência operacional, redução de custos e acesso rápido e seguro às informações.

Open Banking e Open Finance

O Open Banking refere-se à abertura dos sistemas bancários e financeiros para que terceiros possam acessar dados financeiros dos clientes. Desde que autorizados, a fim de fornecer serviços e produtos personalizados. Essa tendência visa aumentar a concorrência no setor, melhorar a experiência do usuário e promover inovação na gestão financeira.

O conceito de Open Finance é expandir o escopo do Open Banking, permitindo o compartilhamento de informações financeiras além do setor bancário. Abrange seguros, investimentos e outros serviços financeiros, por exemplo.

Dados na nuvem

O armazenamento em nuvem é uma prática essencial da tecnologia na gestão financeira. Essa abordagem, conhecida há bastante tempo, oferece mais eficiência para os processos de reembolso de despesas. Já que, digitaliza e armazenar os comprovantes de pagamentos, garantindo um controle financeiro positivo e uma análise precisa do fluxo de caixa.

Além disso, a nuvem também permite a colaboração entre diferentes departamentos, como recursos humanos, facilitando a comunicação e o compartilhamento de informações relevantes.

Como se preparar para as tendências de gestão financeira?

Preparar-se para as tendências de gestão financeira requer uma abordagem proativa e adaptável. Exige uma educação financeira e de mercado atualizada, capacitação e treinamentos para melhorar as habilidades tecnológicas e networking.

Saber como outras empresas estão se modernizando pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa. Descubra quais aplicações de tecnologia e inovação estão sendo utilizadas para tornar a sua empresa mais competitiva e eficiente.

Avalie quais tendências se encaixam nas suas necessidades e envolva a cultura da empresa nessa nova jornada de automação. Faça análise de dados para obter insights sobre o desempenho financeiro e tomar decisões embasadas em informações concretas.

Esteja em conformidade legal e seja flexível a mudanças, tanto estruturais como de comportamento. Aprenda a gerenciar riscos e estabeleça parcerias de sucesso como a Flash Expense para otimizar os recursos financeiros da sua empresa.

Nossa plataforma de gestão de despesas automatiza processos e contribui para a transformação digital no setor financeiro. Descubra por que investir e como aplicar na sua empresa!

Qual o futuro da gestão financeira?

A maior tendência de gestão financeira para os próximos 5 anos envolve uma combinação de fatores. Desde a intensificação das ferramentas já conhecidas como o descobrimento de novas tecnologias. Isso inclui mudanças regulatórias, foco na experiência do usuário, personalização, evolução de mercado e demanda. Embora seja difícil prever as próximas tendências, levando em consideração a velocidade da tecnologia, algumas perspectivas vem se destacando.

Maior automação

A automação de processos financeiros continuará a crescer, impulsionada pela inteligência artificial, machine learning e robótica. Tarefas repetitivas e rotineiras serão automatizadas, permitindo que profissionais da área se concentrem em atividades mais estratégicas e analíticas.

Uso generalizado de blockchain

O blockchain tem o potencial de transformar a gestão financeira, tornando as transações mais seguras, transparentes e eficientes. A tecnologia blockchain pode ser amplamente adotada para pagamentos, transferências, gestão de ativos, rastreabilidade e muito mais.

Crescente foco em análise de dados

A análise de dados terá um papel ainda maior na tomada de decisões financeiras. As empresas utilizarão big data, dark analytics e inteligência artificial para obter insights mais profundos sobre seu desempenho financeiro. Essas ferramentas são especialistas em identificar padrões de gastos, riscos e oportunidades.

Integração entre finanças e sustentabilidade

As questões de sustentabilidade, responsabilidade social e governança (ESG) ganharão mais importância na gestão financeira. Empresas e investidores estarão mais atentos aos impactos ambientais e sociais de suas decisões financeiras.

Avanço do Open Banking e Open Finance

O conceito de open banking continuará a se expandir, permitindo o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições. O open finance, expandirá seus serviços financeiros e abrirá espaço para mais inovações e competição no mercado.

Maior ênfase na segurança cibernética

Com a crescente dependência de tecnologia, a segurança cibernética se tornará uma prioridade ainda maior na gestão financeira. Os investimentos das empresas estarão focados nas medidas robustas de segurança para proteger seus dados e informações.

Pensar em tendências de gestão financeira e no futuro da sua empresa é mais do que necessário. Não deixe de usufruir da tecnologia a favor dos desafios de gestão financeira atuais e futuros.

Conheça a Flash Expense e descubra como montar uma planilha de gestão financeira para gerenciar os reembolsos de despesas corporativas da sua empresa.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️