Entenda o que é sustentabilidade financeira e como realizar uma gestão sustentável

Descubra o que é sustentabilidade financeira e como funciona esse conceito que prega equilíbrio no mundo corporativo.

Flash
 

Você sabe o que é sustentabilidade financeira? Trata-se de unir a educação financeira e a sustentabilidade em prol de controlar o orçamento de uma empresa. Esse controle é fundamental para evitar riscos financeiros, como endividamento e gastos desnecessários. Também contribui para o crescimento do negócio a longo prazo e uma gestão financeira eficiente.

O termo sustentabilidade representa o equilíbrio entre o consumo e a prevenção dos recursos naturais. Visa o respeito com o meio ambiente, práticas sustentáveis e a proteção dos direitos humanos. Se preocupa, principalmente, em propiciar um impacto positivo para as próximas gerações.

Ser uma empresa sustentável significa reciclar, poupar água e energia e promover a responsabilidade social, por exemplo. Já o conceito de sustentabilidade financeira pode ser aplicado por meio da governança corporativa.

O principal objetivo é desenvolver a responsabilidade corporativa, promovendo transparência e equidade na empresa. Além disso, fortalece o compliance e direciona o plano de sustentabilidade financeira para alcançar as metas de gestão financeira e sustentabilidade.

Continue a leitura e descubra a importância da sustentabilidade financeira e como aplicar essa prática e garantir o desenvolvimento sustentável da sua empresa.

Como a educação financeira pode contribuir com a sustentabilidade?

A educação financeira é importante para as empresas desde sua concepção até a modelagem da governança e compliance estabelecidos. Permite a modernização de processos e o tão almejado equilíbrio financeiro.

A educação financeira é interdisciplinar, ou seja, transita entre a tomada de decisão consciente e inteligente em relação aos investimentos de uma empresa. Minimiza impactos negativos e motiva a produtividade dos colaboradores.

Essa troca de conhecimentos e estratégias contribui de diversas maneiras para a sustentabilidade financeira empresarial através de indicadores de sustentabilidade financeira.

Assim como os KPIs financeiros, esses indicadores tem como objetivo mensurar o desempenho financeiro e a performance de uma empresa. Os KPIs de sustentabilidade financeira podem ser:

  • receitas provenientes de produtos ou serviços sustentáveis (eco-friendly);
  • redução de custos mediante a adoção de práticas sustentáveis;
  • diminuição de desperdícios;
  • ROI da aplicação de projetos sustentáveis;
  • avaliação do custo x benefício em relação às mudanças sustentáveis;
  • investimento em P&D de novas tecnologias e práticas sustentáveis.

A relação entre a educação financeira e a sustentabilidade financeira é complementar. Ambas possuem o mesmo propósito que é compreender, capacitar e desenvolver uma responsabilidade socioambiental. Esse movimento contribui diretamente para a sustentabilidade corporativa, já que incorpora os conceitos de sustentabilidade às operações do negócio.

Como a sustentabilidade financeira se estabelece na prática corporativa?

Através da capacidade de uma empresa gerar receitas e administrar suas finanças de forma equilibrada e responsável. Alcançar a sustentabilidade financeira empresarial requer um compromisso contínuo e uma abordagem abrangente para integrar práticas sustentáveis em todas as áreas do negócio. Confira 8 estratégias de sustentabilidade financeira a seguir.

  1. Integre a sustentabilidade financeira na estratégia;
  2. Gerencie riscos financeiros;
  3. Promova a eficiência operacional;
  4. Invista em inovação sustentável;
  5. Transparência nos relatórios;
  6. Envolva os colaboradores;
  7. Colabore e faça parcerias sustentáveis;
  8. Faça investimentos sustentáveis.

1. Integre a sustentabilidade financeira na estratégia

Alinhar a sustentabilidade financeira com os objetivos e valores da empresa significa incorporar indicadores de desempenho sustentável no planejamento financeiro. Essa estratégia monitora regularmente os progressos em direção às metas estabelecidas.

 

 

2. Gerencie riscos financeiros

Identificar e gerir riscos financeiros associados a questões ambientais e sociais é fundamental. As empresas devem entender como a mudança climática, regulamentações ambientais ou problemas de responsabilidade social podem afetar suas operações e finanças. Uma abordagem proativa na gestão desses riscos pode minimizar impactos adversos e aumentar a resiliência financeira.

3. Promova a eficiência operacional

Substituir materiais descartáveis por reutilizáveis é uma das diversas maneiras de reduzir custos e praticar a sustentabilidade financeira. Controlar o uso de água e luz também são formas de alcançar resultados sustentáveis e melhorar a economia da empresa a longo prazo. Isso também inclui a adoção de metas de consumo e a comunicação dessas metas para empenho de todos da empresa.

4. Invista em inovação sustentável

Investir em produtos e serviços sustentáveis pode abrir novas oportunidades de mercado e atrair consumidores preocupados com questões ambientais. Tanto em relação ao core business da empresa como na contratação de fornecedores, por exemplo. A inovação pode aumentar a competitividade da empresa e fortalecer sua posição financeira.

5. Transparência nos relatórios

Ser transparente em relação às práticas sustentáveis e desempenho financeiro é essencial para a confiança dos stakeholders. Os relatórios de sustentabilidade financeira permitem que as partes interessadas compreendam o impacto financeiro e ambiental das operações da empresa.

6. Envolva os colaboradores

Engajar e capacitar os colaboradores é fundamental para promover uma cultura de sustentabilidade financeira na empresa. Os funcionários podem contribuir com ideias e ações que reduzam custos e melhorem a eficiência operacional. Ao mesmo tempo em que apoiam e podem até serem recompensados pelas práticas sustentáveis.

7. Colabore e faça parcerias sustentáveis

As empresas podem se beneficiar ao colaborar com outras organizações, ONGs ou governos em iniciativas sustentáveis. Parcerias estratégicas podem aumentar o impacto das ações e compartilhar recursos para atingir metas comuns.

8. Faça investimentos sustentáveis

Ao investir os recursos financeiros excedentes, as empresas podem optar por colocá-los em ativos sustentáveis. Como em empresas com práticas responsáveis ou fundos de investimento éticos, por exemplo. Essa abordagem incentiva práticas mais sustentáveis no setor financeiro e contribui para a mudança positiva.

 

 

Como aplicar a sustentabilidade financeira no dia a dia corporativo?

Uma maneira de aplicar a sustentabilidade financeira na rotina da sua empresa é com a identificação dos riscos ambientais, sociais e de governança. Também conhecido como ASG ou ESG (Environmental, Social and Governance).

Implementar uma cultura organizacional que respeite os direitos humanos e o meio ambiente é cada vez mais valioso. Valorizar o que é sustentável é o primeiro passo para construir um legado positivo quando estamos falando sobre sustentabilidade financeira.

Um exemplo de sustentabilidade corporativa é a aplicação dos 4G’s. Essa técnica tem como objetivo orientar iniciativas de sustentabilidade para alcançar o equilíbrio financeiro.

  1. Gerar;
  2. Gastar;
  3. Guardar e;
  4. Ganhar;

1. Gerar

O primeiro G contempla a lógica de gerar receita através de produtos ou serviços que atendam aos critérios de sustentabilidade. Diversificar as fontes de receita, incluindo essa preocupação sustentável, torna a empresa mais resiliente às mudanças de mercado.

2. Gastar

O segundo G orienta gastar os recursos financeiros da empresa de maneira consciente. Na busca por eficiência operacional e redução de custos, investir em tecnologias verdes e projetos sustentáveis garante uma forma de gastar mais responsável.

3. Guardar

Poupar recursos financeiros é essencial para a sustentabilidade corporativa. Permite pensar no futuro da empresa, garantindo estabilidade financeira e a continuidade do negócio.

4. Ganhar

O retorno financeiro da sustentabilidade corporativa traz benefícios econômicos, sociais e ambientais. Esse lucro pode ser revertido em outros projetos e soluções socioambientais.

Como garantir a sustentabilidade financeira de uma empresa?

Através de um planejamento financeiro sólido e uma gestão eficiente do controle de despesas, é possível desenvolver ações em diversas áreas da empresa a favor da sustentabilidade financeira.

A Flash Expense é uma plataforma de gestão de despesas que visa automatizar processos. Como o monitoramento de gastos e o desenvolvimento de relatórios, entre outras funcionalidades. Isso ocorre através de uma política de gastos bem estabelecida.

Seja em relação a viagens corporativas ou reembolso de despesas, a Flash é a escolha certa para otimizar as despesas corporativas da sua empresa e facilitar as iniciativas de sustentabilidade financeira.

 

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️