A febre do Chat GPT e como ele pode transformar o dia a dia do RH

Entenda o que é Chat GPT e como esta tecnologia baseada em IA pode transformar o dia a dia do RH nas empresas.

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Nas últimas semanas, a internet foi tomada pela discussão sobre o Chat GPT. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, em um primeiro momento a tecnologia pode so

ar apenas como mais uma invenção de gênios do Vale do Silício.

Mas o fato é que o barulho que a ferramenta está fazendo — mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para usá-la em apenas cinco dias— é proporcional às mudanças que ela promete na forma como buscamos informação, produzimos conteúdo na internet e trabalhamos. E o RH não fica de fora dessa inovação.

Pelo contrário: o Chat GPT tem tudo para se tornar um aliado dos departamentos de gestão de pessoas. A ferramenta vem ao encontro de uma grande tendência para o RH nos próximos anos: a da automação de processos como forma de aumentar a produtividade, abrindo espaço para uma gestão mais estratégica.

Mas, afinal, o que é Chat GPT?

Lançado no final de 2022 pela empresa OpenAI (e ainda em fase de testes), o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que responde às perguntas dos usuários de forma automatizada, com base em material disponível na internet. O significado da sigla GPT é justamente: Transformador Generativo Pré-treinado.

Em outras palavras, a inteligência artificial generativa é uma evolução do aprendizado de máquina, possível graças ao treinamento com grandes quantidades de dados. Isso quer dizer que a busca por informação foi simplificada.

Em vez de receber uma lista de links como estamos acostumados, o Chat GPT consegue compreender e responder aos questionamentos humanos com linguagem textual natural, como em um bate-papo. E quando não fica satisfeito, o usuário ainda pode solicitar uma segunda, terceira resposta.

De acordo com o que é solicitado, o Chat GPT também desenvolve tarefas, como produzir e traduzir textos, analisar dados e elaborar resumos, por exemplo, além de criar códigos, escrever poemas e músicas, entre outras coisas.

Para muitos, o segredo de uma experiência bem-sucedida com a IA está justamente em saber fazer a pergunta certa.

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Por que essa tecnologia é revolucionária?

Especialistas vêm tratando o Chat GPT e os usos que ele permite como um acontecimento cujo impacto será comparável ao da chegada da internet ao mercado de trabalho, em um passado não muito distante (o buscador do Google foi registrado em 1997). Acredita-se que irá transformar a maneira como fazemos pesquisas na internet, com respostas mais diretas, de maneira mais intuitiva e natural, e sem que seja necessário clicar em nenhum link como acontece hoje.

Prova disso é que a Microsoft vem fazendo aportes bilionários na plataforma, no intuito de incorporá-la ao Bing, seu sistema de buscas. Além disso, o próprio Google já se movimenta na mesma direção, anunciando o lançamento do Bard, sua arma contra o Chat GPT, que será incorporada ao seu mecanismo de busca. Yahoo e Baidu também já dão sinais de que vão investir em buscas mais sofisticadas.

Diante de tudo isso, companhias que desenvolvem tecnologia para a integração e a gestão de pessoas por meio de dados já se debruçam em soluções que utilizam o Chat GPT. Muitas empresas estão aproveitando a aderência à nova tecnologia para criar outras ferramentas de IA generativa, que encurtam o caminho entre as necessidades dos usuários e as respostas.

Uma pesquisa da McKinsey de 2022 mostra que a adoção de IA mais do que dobrou nos últimos cinco anos, e o investimento em inteligências artificiais pelas empresas está aumentando rapidamente. Ou seja, é só o começo.

Como o Chat GPT já pode ser usado pelo RH?

Para entender como o ChatGPT será incorporado à área de recursos humanos, o blog da Flash decidiu perguntar para a própria ferramenta. A reportagem acessou a plataforma e, ao fazer a pergunta "Como o Chat GPT pode ajudar o departamento de RH?", obteve a seguinte resposta:

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Vale ressaltar aqui que a tecnologia ainda está em fase de testes e muitos usuários têm apontado respostas erradas ou equivocadas pelo Chat GPT.

Além disso, há uma grande discussão sobre privacidade das pessoas e a LGPD — não se sabe ainda de que forma esses pontos são tratados pela ferramenta.

Mas ninguém duvida do potencial do Chat GPT de facilitar algumas tarefas. A seguir, nós listamos 8 tarefas do RH que já podem receber ajuda da IA:

  1. Descritivo de vagas: o Chat GPT consegue criar textos para anunciar a abertura de vagas, contemplando todas as especificidades necessárias para a posição, que muitas vezes o funcionário do RH responsável pelo anúncio pode não dominar.
  2. Textos para os anúncios de vagas: dependendo do local em que a vaga for anunciada, como no LinkedIn, é necessário um texto para atrair os candidatos. A ferramenta pode ajudar a criar esses textos também.
  3. Testes para a seleção de candidatos: no momento do processo seletivo, a ferramenta pode ajudar também na aplicação de testes, mesmo quando for necessário fazer perguntas de natureza técnica.
  4. Perguntas para entrevista de emprego: ainda o processo seletivo, de acordo com o perfil de candidato que se busca, o Chat GPT pode ajudar a formular questões específicas para diferentes áreas de atuação.
  5. Insights para estratégias e campanhas: a ferramenta também pode colaborar para a criação de estratégias para as áreas, uma vez que traz dicas, planos e visões abrangentes sobre temas variados.
  6. Produção de conteúdos: quando parece difícil organizar as informações que precisam estar em textos como comunicados para toda a empresa, feedbacks aos candidatos, e-mails ou respostas para perguntas frequentes de funcionários ao departamento, por exemplo, a ferramenta consegue fazer sugestões de textos. É só dar a ela alguns detalhes. Ela é capaz também de fazer pesquisas a partir de uma solicitação de tema de interesse.
  7. Consultas de questões trabalhistas: no mundo ideal (e em breve se depender dos mais entusiastas da tecnologia), o Chat GPT será capaz de tirar dúvidas sobre questões trabalhistas. Vale lembrar que hoje isso não é possível ainda porque ele se baseia em textos publicados até setembro de 2021. Mas pode trazer alguns insights, desde que validados com advogado.
  8. Elaboração de respostas para chats nos canais da empresa: o Chat GPT promete uma versão aprimorada dos chatbots que as empresas já utilizam, fornecendo respostas mais precisas e próximas de um bate-papo com um humano.

Importante ressaltar que o impacto dessas transformações ainda é desconhecido e que muitas outras funcionalidades devem surgir nos próximos anos. Portanto, será fundamental que os profissionais de RH estejam antenados e cientes de todas as questões éticas que o uso dessa nova tecnologia envolve.

O Chat GPT pode substituir os funcionários?

Até onde já se conhece, a ideia é que ele atue como um auxiliar e, assim, o colaborador tenha mais tempo livre para buscar inovações, por exemplo

Todo o trabalho desenvolvido pela inteligência artificial precisa ser revisado e eventualmente corrigido por um profissional do departamento, com conhecimento sobre o assunto.

A ideia é que, com algumas tarefas sendo otimizadas por ela, funcionários possam se dedicar a outras atividades.

Além disso, quando o colaborador se livra da "burocracia" e dos trabalhos repetitivos, além de se sentir mais estimulado intelectualmente, ele pode investir energia em melhorar sua performance em outros aspectos.

Se quiser matar a curiosidade fazendo perguntas para a ferramenta de maneira gratuita (planos pagos já estão sendo lançados), basta realizar um cadastro rápido no site da OpenAI. A plataforma funciona em português.

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