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O que mudou na Heineken dois anos após criação da Diretoria da Felicidade

Aline Mello, da Heineken, explica como a felicidade corporativa virou estratégia e por que líderes têm papel central no bem-estar dos colaboradores.

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Na contramão de um cenário nacional preocupante, em que as empresas tiveram um aumento de 68% nos afastamentos atribuídos à saúde mental, segundo o Ministério da Previdência Social, a Heineken vê seus dados internos estabilizados.

Os resultados são fruto do trabalho de uma área pioneira da cervejaria, que é a Diretoria da Felicidade, criada em 2023. A iniciativa começou a ser discutida na empresa em 2020, quando seu CEO, Maurício Giamellaro, entrou em contato com a Ciência da Felicidade durante um curso em Stanford, nos Estados Unidos. 

De lá para cá, a empresa adaptou os princípios da felicidade corporativa para torná-la um dos pilares da sua estratégia de negócios. Com uma equipe formada por profissionais de RH e da saúde, uma das ações da Diretoria da Felicidade é realizar pesquisas quinzenais com os quase 15 mil colaboradores da empresa. 

Estes estudos permitem que as lideranças da empresa tomem decisões baseadas em indicadores como engajamento, realizações e propósito. A ideia é clara: criar espaço para conversas efetivas e ações contínuas que cuidem da saúde emocional e da experiência de trabalho. 

“Nossa Diretoria de Felicidade existe para estruturar essa estratégia, mas é essencial lembrar que o papel do líder é fundamental. São os líderes que estão diretamente conectados ao desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que a responsabilidade pela felicidade é, antes de tudo, da liderança”, afirma Aline Mello, gerente de Saúde do Grupo Heineken e médica do trabalho, que integra o time da Diretoria de Felicidade.

Na entrevista a seguir, Aline compartilha os principais aprendizados sobre o que, de fato, funciona quando o assunto é felicidade corporativa. 

Leia também: O que muda na NR-1 em 2025? Norma entra em vigor em maio, mas fiscalização é adiada por um ano

Por que a Heineken decidiu investir institucionalmente na felicidade dos colaboradores?

Aline Mello: A Diretoria da Felicidade surgiu no início de 2023 com o objetivo de trazer a felicidade corporativa para dentro da nossa estratégia de negócios. Trouxemos a felicidade como responsabilidade primária da liderança, estruturando uma diretoria específica com a meta de consolidar a felicidade como parte da cultura da companhia, focando no bem-estar das pessoas. Temos referências de grandes pesquisas que mostram como este sentimento traz resultados importantes para os negócios, com aumento de produtividade, de vendas, redução de adoecimento.

Quais foram os desafios para implementar a Diretoria da Felicidade?

O desafio inicial foi definir por onde começar. Como fomos pioneiros, tivemos a coragem de entender, dentro da nossa estrutura, como impactar nossas pessoas e quais seriam os pilares a priorizar. Testamos o que funcionava e o que não funcionava. Uma das questões que identificamos desde o início foi a importância da mensuração. Optamos por realizar uma pesquisa quinzenal com todos os colaboradores, baseada na psicologia positiva, para acompanhar a jornada de bem-estar no ambiente de trabalho.

Também trouxemos mais pessoas para participar do processo: os embaixadores da felicidade. Aberto a todos, lideranças ou não, o programa começou com 200 participantes e hoje conta com cerca de 1.500 embaixadores. Eles têm a missão de influenciar positivamente o ambiente em todas as unidades, promovendo a felicidade no dia a dia e contribuindo para a construção de um clima organizacional mais positivo.

Como vocês avaliam o desempenho desse projeto?

Hoje um dos temas em maior evidência é a saúde mental. Recentemente, o INSS publicou o anuário de 2024 com um aumento de 68% nos afastamentos por esse motivo. Esse crescimento tem sido observado em diversas empresas do mercado, mas aqui nós não acompanhamos essa tendência. Os afastamentos decorrentes da saúde mental na nossa companhia têm se mantido estáveis, com crescimento mínimo. Isso indica que estamos conseguindo construir uma cultura que previne o adoecimento, especialmente a longo prazo. É um impacto claro e alinhado com os nossos valores, que reforça nosso compromisso com o bem-estar das pessoas.

Outro ponto que mostra como influenciamos a cultura da empresa é a forma como a felicidade tem sido incorporada no dia a dia, refletindo não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal das nossas pessoas. O pessoal do Sesc Recife, por exemplo, visitou uma de nossas fábricas e ficou encantado ao ver colaboradores falando espontaneamente sobre a jornada da felicidade— e não só isso: relataram como essa abordagem tem sido usada até como uma ferramenta preventiva para a segurança do trabalho.

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E como o tema impacta a cultura organizacional da companhia?

Redesenhamos o valor de marca. Falamos que gente feliz brinda mais e isso impacta nossas pessoas e nossas marcas. A Amstel, por exemplo, trabalha muito a relação das pessoas e como isso é importante dentro do relacionamento: brindar, estar feliz. Então, é algo que foi se conectando.

Não temos um projeto de felicidade, temos milhões de pequenos projetinhos que estão acontecendo o tempo todo. Quando criamos a Diretoria da Felicidade, desenhamos também a jornada da felicidade. Não é apenas um programa, mas a base de toda nossa estratégia. Acreditamos que felicidade não é só o destino, é toda a jornada. Por isso, está sempre em construção, com novas oportunidades sendo implementadas de forma contínua.

Nesse processo, a segurança psicológica é um tema sempre presente, certo?

A segurança psicológica é uma das bases para o nosso treinamento de liderança. Sem segurança psicológica, nada funciona dentro do negócio. Mas percebemos que esse tema foi um pouco banalizado. Não é simplesmente dizer tudo o que se pensa.

Trazemos todos os estágios da segurança psicológica: pertencer, aprender, contribuir e desafiar, inclusive, para criar um clima positivo. Uma das coisas que desmistificamos é que segurança psicológica é clima.

Eu posso ter uma boa relação com alguém, mas se, diante de uma conversa difícil, o clima baixa, nosso foco tem sido desenvolver estratégias para lidar com essas situações, possibilitando agendas produtivas e espaços onde as pessoas possam contribuir e também desafiar ideias. Costumamos dizer que queremos conflito, que cada um possa colocar sua opinião, mas não o confronto, aquilo que é improdutivo. 

Leia ainda: Ser feliz está mais difícil: o que Michelle Obama pensa sobre felicidade, redes sociais e conexão entre pessoas

Por favor, fale mais sobre o papel das lideranças para a iniciativa… 

Nossa Diretoria de Felicidade existe para estruturar a estratégia, mas é essencial lembrar que o papel do líder é fundamental. São os líderes que estão diretamente conectados ao desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que a responsabilidade pela felicidade é, antes de tudo, da liderança. Nosso papel é apoiá-los nesse processo.

Nossos líderes já faziam felicidade antes de termos nossa jornada aqui. A gente só não colocava um nome. O que trago para eles é que precisamos de pelo menos 5% de felicidade na agenda do seu dia a dia. O que víamos e que mudou de forma positiva foi o reconhecimento. Antes era: “Vamos esperar bater a meta do mês?”. Não, [vamos avaliar] o que foi positivo nesta semana. Podemos engajar as pessoas mostrando o que foi positivo, mostrando como ela colaborou para a equipe chegar ao objetivo. 

Também criamos um guia para facilitar conversas e feedbacks, com dicas como: comece expondo uma vulnerabilidade sua sobre o tema para abrir a conversa. Quais perguntas o líder pode fazer de acordo com cada pilar. Materiais bem simples que têm ajudado muito eles a desenvolverem esse trabalho.

Leia também: “É possível ser feliz no trabalho”, afirma Suzie Clavery,  CHRO da TotalPass para a América Latina

O assunto ainda é mito no Brasil. Podemos falar que há despreparo de lideranças com relação à felicidade corporativa? 

Sim, as pessoas estão descobrindo a felicidade corporativa agora no Brasil. Um  tema tem ficado quente nos últimos meses, e percebemos isso porque temos recebido muitas empresas pedindo benchmarking, tentando entender o que fazemos, como aplicamos. Existe uma maior procura, mas ainda vemos pouca implementação, porque muitas empresas ainda estão em fase de migração. 

Conversei com algumas companhias com uma maturidade importante, mas que ainda não conseguem colocar em prática por ter baixo pertencimento, por não ter conseguido influenciar a alta liderança. E falo sempre que uma parte fundamental aqui para termos avançado da forma como avançamos foi ter influência da alta liderança e ter felicidade como estratégia de negócio.  

O que falta para as empresas tratarem a felicidade corporativa como uma questão estratégica?

Estou lendo um livro que ainda não foi publicado no Brasil que se chama “Por que bem-estar nas empresas importa”. Se um líder ler um livro desse, que apresenta todos os resultados como melhora na atração, melhora na retenção de pessoas, melhora na produtividade, vai começar a olhar e falar do tema de felicidade de outra maneira. Algumas pessoas só são convencidas por números. E números não faltam.

Temos estudos muito robustos que mostram o quanto a felicidade corporativa importa e traz resultado para a empresa. Mas digo que o resultado é um efeito colateral, na verdade. Você busca a felicidade e o resultado é um efeito colateral ótimo: pessoas mais felizes permanecem mais tempo na empresa, são mais produtivas.

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