Como configurar o Uber Corporativo para a sua empresa? Passo a passo facilitado
Aprenda como configurar o Uber Corporativo, a ferramenta de gestão de transporte corporativo da Uber, para a sua empresa
O Uber for Business, também conhecido como Uber Corporativo ou Uber para Empresas, foi lançado para melhorar a gestão de transporte corporativo das empresas.
Com perfis de negócios dedicados a cada colaborador, é possível administrar a mobilidade e ter um maior controle sobre os valores gastos com idas e vindas dos funcionários.
O serviço surgiu com a missão de facilitar o deslocamento dos profissionais e, ao mesmo tempo, diminuir o custo das empresas com transporte.
Imagine substituir a necessidade de calcular as despesas e reembolsos por quilometragem por um sistema integrado onde o controle é unificado e simples. Com ferramentas como o Uber Corporativo – além de diversas outras – isso é possível.
Dentro da plataforma, há diversos recursos que facilitam o dia a dia do transporte corporativo, tanto para os gestores quanto para os usuários.
Ao longo deste conteúdo, vamos detalhar o funcionamento do Uber para Empresas e te ajudar a configurar da maneira correta para começar a utilizá-lo já.
Boa leitura!
Como funciona o Uber para Empresas?
Nada mais é do que uma plataforma de viagens para a sua empresa.
Os colaboradores podem solicitar corridas para visitar clientes, ir a reuniões de negócios, entre outros compromissos ligados à companhia. Isso tudo de uma maneira rápida, fácil e segura.
A plataforma proporciona um deslocamento diário de ponta a ponta, com três opções de modalidades.
Uber Travel
Nesta modalidade, os colaboradores conseguem realizar a solicitação da corrida através do app, trocando o perfil pessoal da conta – caso possuam – para o perfil da empresa. Assim, é possível separar as viagens pessoais das corporativas.
Antes de confirmar a viagem, o colaborador deve alterar o perfil e a forma de pagamento, indicando que está realizando uma corrida pela empresa.
Desta forma, a fatura vai direto para a companhia que, mensalmente, irá receber relatórios detalhados sobre os gastos.
A empresa tem a opção de estabelecer algumas regras como:
- forma de pagamento e de reembolso;
- valor máximo da corrida;
- tipos de viagens.
Além disso, para evitar que os funcionários utilizem o serviço de maneira indevida, algumas empresas só permitem que o ponto de partida das corridas seja a sede empresarial.
Outra forma é autorizar apenas os funcionários que ficam até tarde na empresa a solicitarem uma corrida.
Uber Central
Já nessa modalidade a empresa fica responsável por definir um operador ou administrador da conta, que ficará responsável por solicitar as viagens.
A gestão é totalmente online, o que possibilita pedir corridas para os funcionários ou clientes, sem a necessidade de um cadastramento prévio na conta do Uber Corporativo.
Essa ferramenta está disponível em todas as cidades em que a Uber atua no Brasil.
Uber Vouchers
Nessa modalidade a plataforma oferece códigos de promoção que ficam disponíveis para colaboradores ou clientes.
Há muitas maneiras de utilizá-los. A instituição pode oferecer como forma de bonificação ou aplicar como uma forma de deslocamento diário.
Basta a empresa se cadastrar no perfil empresas do aplicativo e depois acessar a criação de vouchers para definir os parâmetros de uso.
Assim a instituição poderá distribuir os vouchers da maneira que achar mais conveniente, seja por SMS, link de URL, códigos para serem digitados no app ou mandando diretamente para os colaboradores no painel de vouchers.
Como configurar o Uber Corporativo?
Para se cadastrar, é necessário entrar no site oficial do Uber para Empresas e seguir as instruções de cadastro.
Dentre as informações necessárias estão:
- nome e sobrenome;
- nome da empresa;
- porte da empresa;
- telefone (opcional);
- e-mail.
Vale ressaltar que é preciso possuir um e-mail corporativo, como, por exemplo: joao@flashexpense.com.br.
E-mails sem um domínio de negócios – Gmail, Hotmail ou similares – não podem ser utilizados.
Também é recomendável cadastrar um cartão de crédito para realizar as transações referentes a corrida.
Além disso, algumas empresas optam por realizar o pagamento mensalmente, através do cartão de crédito, boleto ou transferência bancária.
Depois de preencher todos os dados e clicar em “Avançar”, a Uber enviará um e-mail de confirmação.
Ao final, é só escolher a forma de pagamento desejada e convidar os colaboradores.
Pronto, o cadastro do Uber Corporativo está feito.
Além do valor da corrida, também é imposto uma taxa de 10%, referente aos custos operacionais e gerenciamento dos funcionários, segundo a própria Uber. Nenhuma tarifa adicional é cobrada do passageiro.
Principais vantagens do Uber Corporativo
Além de otimizar e centralizar as informações referentes às viagens, companhias que optam pelos serviços conseguem escapar da burocracia de contratar uma empresa de transportes tradicional ou utilizar frota própria.
Veja abaixo algumas das vantagens.
Controle centralizado
O aplicativo oferece relatórios e proporciona um gerenciamento simplificado, reduzindo riscos e aumentando a prevenção a fraudes.
O Uber Corporativo permite que a empresa tenha controle sobre os trajetos, através de permissões e restrições de viagens a diferentes grupos de pessoas da empresa.
Atendimento especializado
Possui um canal exclusivo, o Help Center. Nada mais é do que um centro de ajuda sobre a plataforma, para tirar dúvidas e encontrar as melhores soluções para o uso do dia a dia.
Além disso, ainda oferece um sistema de suporte através do e-mail: suporte-empresa@uber.com
Faturamento integrado
Uma das principais vantagens do aplicativo é a possibilidade de realizar o pagamento das viagens mensalmente, seja através de boleto, transferência ou cartão de crédito.
Isso também inclui a declaração de viagens mensais, o que simplifica toda a organização das faturas referentes às viagens em um só lugar.
Outro ponto é a reconciliação automatizada, o que evita atraso nos processos de reembolso das empresas.
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