Dave Ulrich: após 10 anos, o guru de RH volta ao Brasil para o Flash Humanidades
Conhecido como o pai do RH moderno e criador do conceito de Business Partner, Ulrich estará presente no evento da Flash para líderes visionários.
É quase impossível ser um profissional de RH e nunca ter ouvido falar do americano Dave Ulrich. No mundo da gestão de pessoas, poucos nomes são tão influentes quanto o escritor e professor universitário, que é conhecido como o "pai do RH moderno".
Isso porque, por meio dos seus mais de 30 livros publicados, Ulrich desenvolveu ideias que moldaram a forma como as pessoas e organizações agregam valor a clientes, comunidades e investidores.
No próximo dia 25 julho, durante o Flash Humanidades, Dave volta ao Brasil depois de 10 anos para compartilhar suas visões únicas sobre um tema premente nas organizações: como construir um futuro em que humanos e inteligência artificial potencializem um ao outro.
Criado pela Flash, o Flash Humanidades está na sua terceira edição e visa debater as grandes questões do mundo corporativo reunindo líderes visionários que estão transformando a gestão de pessoas no país.
Nesta edição, Ulrich estará ao lado de Kate Darling, cientista do MIT e da Boston Dynamics IA Institute, e será entrevistado pelo premiado jornalista investigativo Caco Barcellos. Para entender quem é Dave Ulrich e quais são as ideias do guru que estamos trazendo para o Brasil, preparamos este artigo.
Boa leitura!
Quem é Dave Ulrich?
Nascido na cidade de Ely, no estado americano de Nevada, Dave Ulrich é conhecido por desenvolver o conceito de Business Partner, profissional cuja função seria capaz de aproximar o departamento de recursos humanos e as áreas de negócio.
Há mais de 47 anos Ulrich se dedica a estudar a gestão corporativa. Aos 23 anos, após formar-se pela Universidade de Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, iniciou uma pós-graduação em Comportamento Organizacional.
No ano de 1982, obteve um PhD em Negócios (Teoria da Organização) pela Universidade da Califórnia, consolidando sua expertise na área de gestão de recursos humanos.
Classificado como guru de gestão número 1 pela Business Week e um dos 10 pensadores mais criativos e inovadores pela Fast Company, Ulrich também foi destacado como um dos cinco melhores coaches pela Forbes e reconhecido na Thinkers50 como um dos principais pensadores de negócios do mundo.
Com mais de 30 livros publicados sobre liderança, gestão e recursos humanos, ele também prestou consultoria para mais da metade das empresas listadas na Fortune 200 e trabalhou em mais de 80 países ao redor do mundo.
Ulrich atualmente integra o Conselho de Administração da Herman Miller, empresa referência em design de móveis de escritório, é membro da Academia Nacional de Recursos Humanos nos Estados Unidos e participa do Conselho de Curadores da Southern Virginia University.
O que significa o conceito de Business Partner, criado por Dave Ulrich?
O conceito de Business Partner, criado por Dave Ulrich na década de 1980, revolucionou a forma como os departamentos de recursos humanos interagem com as demais áreas de uma organização. Ele propôs uma nova perspectiva na qual os profissionais de RH não apenas lidam com questões operacionais, mas se tornam parceiros estratégicos do negócio.
Este modelo busca integrar as práticas de gestão de pessoas com as necessidades do negócio, promovendo uma colaboração mais estreita entre o RH e os demais setores da empresa para impulsionar o crescimento organizacional e a eficiência operacional. Antes dessa abordagem, o RH era geralmente visto como uma função estritamente de suporte dentro das organizações.
Apesar de ter sido criado há mais de 30 anos, o papel do Business Partner é cada vez mais relevante. E se, hoje, RHs discutem como atuar de forma mais estratégica, isso teve início com as ideias de Ulrich.
Para o guru, o papel de um Business Partner vai muito além de criar um senso de propósito, engajamento e gerenciar remuneração e desenvolver equipes — esses são apenas 40% do trabalho. O que realmente importa é a capacidade de transformar a organização em um líder vencedor em seu mercado, gerando valor para todos os stakeholders da companhia.
Dica de leitura da Flash: Quem cuida do RH? Pesquisa inédita da Flash mapeia saúde mental dos profissionais de gestão de pessoas
3 livros essenciais de Dave Ulrich sobre Liderança e Gestão de Pessoas
Agora que você já conhece um pouco mais sobre quem é Dave Ulrich e um dos seus principais conceitos, listamos três das suas principais obras, que abordam temas como liderança e gestão estratégica para recursos humanos. Confira mais detalhes a seguir.
1. Os Campeões de Recursos Humanos (1998) | Autor: Dave Ulrich
O best-seller é uma das obras mais conhecidas de Dave Ulrich e é considerado um marco na área de gestão de recursos humanos. No livro, Ulrich apresenta o conceito de "Business Partner" e discute como os profissionais de RH podem se tornar parceiros estratégicos dentro das organizações.
Ele argumenta que, para agregar valor real, o RH deve alinhar suas práticas e estratégias com os objetivos gerais da empresa, focando em resultados tangíveis e impulsionando o desempenho organizacional.
2. O Código da Liderança (2009) | Autores: Dave Ulrich, Kate Sweetman e Norm Smallwood
Neste outro best-seller, Dave Ulrich, Kate Sweetman e Norm Smallwood exploram os princípios fundamentais da liderança eficaz. O livro propõe um "código" composto por cinco regras essenciais que os líderes devem seguir para serem bem-sucedidos. Esses princípios abrangem desde a gestão de talentos e a construção de uma cultura organizacional forte até a inovação e a execução de estratégias de negócios.
Ulrich, Sweetman e Smallwood argumentam que, ao seguir este código, os líderes podem criar ambientes de trabalho mais produtivos e engajados, impulsionar o desempenho organizacional e preparar suas empresas para enfrentar desafios futuros.
3. RH de Dentro para Fora: Seis Competências para o Futuro da Área de Recursos Humanos (2013) | Autores: Dave Ulrich, Jon Younger, Wayne Brockbank e Mike Ulrich
Uma das obras mais recentes de Dave Ulrich, escrita em colaboração com Jon Younger, Wayne Brockbank e Mike Ulrich, foca na transformação do papel do RH dentro das organizações, propondo seis competências essenciais que os profissionais de RH precisam desenvolver para enfrentar os desafios do futuro.
Os autores destacam a importância de o RH atuar de maneira mais estratégica e alinhada aos objetivos do negócio, para além das funções tradicionais de administração de pessoal. As seis competências abordadas incluem:
- Credibilidade pessoal: construir confiança e integridade para ser um conselheiro confiável.
- Gestão do talento: atrair, desenvolver e reter talentos de forma eficaz.
- Liderança de cultura: criar e sustentar uma cultura organizacional que suporte a estratégia da empresa.
- Entendimento de negócios: compreender profundamente o negócio e como o RH pode contribuir para seu sucesso.
- Promover mudança: liderar iniciativas de mudança que impulsionam a organização.
- Capacidade tecnológica: utilizar a tecnologia para melhorar os processos de RH e a experiência dos funcionários.
Leia também: Descubra quais as responsabilidades e tendências de Recursos Humanos
4 visões de Dave Ulrich sobre o RH do presente e futuro
1. Os 4 papéis do RH
Uma das contribuições mais conhecidas de Dave Ulrich é o modelo dos 4 Papéis do RH, que redefine as funções tradicionais de recursos humanos. Segundo Ulrich, o RH deve desempenhar os seguintes papéis para agregar valor à organização:
- Implementar parcerias estratégicas: alinhar as estratégias de RH com os objetivos do negócio para impulsionar o desempenho organizacional.
- Contar com um especialista administrativo: otimizar a eficiência dos processos de RH de ponta a ponta, desde a folha de pagamento até a conformidade legal.
- Fomentar mudanças: gerenciar e facilitar mudanças dentro da organização para garantir a adaptação contínua.
- Atentar às necessidades dos colaboradores: compreender as necessidades e preocupações dos funcionários para garantir seu bem-estar e engajamento.
2. RH como janela, não espelho
Para Dave, o RH deve funcionar como uma "janela" e não como um "espelho" para a organização. Isso significa que o RH deve permitir que a empresa veja além de si mesma para se conectar com o ambiente externo.
Ao trazer insights de mercado, tendências e melhores práticas externas, o RH ajuda a empresa a se adaptar e prosperar no cenário competitivo atual.
3. Gerar valor para os stakeholders
Ulrich enfatiza que o RH deve focar na geração de valor para todos os stakeholders, não apenas para os empregados. Isso inclui clientes, investidores, líderes empresariais e a comunidade em geral.
O RH deve alinhar suas iniciativas com os interesses desses grupos, garantir que as estratégias de talento contribuam para o sucesso geral da organização e criar valor a longo prazo.
4. RH como arquitetura organizacional
Dave Ulrich também destaca a importância de ver o RH como “arquiteto da organização”. Ele argumenta que o RH deve ajudar a construir uma organização que seja capaz de executar sua estratégia de maneira eficaz.
Isso envolve desenhar sistemas, estruturas e processos que suportem os objetivos estratégicos da empresa e fortaleçam uma cultura corporativa de alto desempenho.
8 frases marcantes de Dave Ulrich
- "A inteligência artificial como assistente resume o passado, mas não cria o futuro".
- “Hoje em dia, os profissionais de RH desempenham três papéis: 1. Contador de histórias; 2. Intérprete de estratégias e 3. Facilitador estratégico."
- "Tudo o que se refere à liderança de qualidade surge a partir do caráter".
- "Os futuros líderes estarão menos preocupados em dizer o que farão e mais preocupados em fazer o que disseram que fariam."
- "A responsabilidade dos líderes que desenvolvem líderes baseados em resultados é compartilhada. Os líderes atuais que são gerentes seniores têm o desafio final de preparar uma próxima geração de líderes, cada um dos quais deve ser mais capaz do que eles.”
- "As competências podem ser comunicadas — e, portanto, podem ser ensinadas e aprendidas.”
- "Ser um líder eficaz é enormemente complexo. Requer visão para ver um futuro, dedicação para fazer as coisas acontecerem, sensibilidade a pessoas que são peculiares às vezes, e confiança pessoal sem arrogância."
- "Os profissionais de RH ajudam a transformar aspirações em ações ao se concentrarem em três pilares:
[1] Talento: temos a competência (habilidades e capacidades), comprometimento (vontade de se envolver e trabalhar duro) e contribuição (capacidade de encontrar significado no trabalho que fazemos) de nosso pessoal; [2] Cultura: temos as capacidades organizacionais certas que nos permitem moldar uma identidade externa e um padrão de comportamento interno à empresa e [3] Liderança: temos uma profundidade de liderança em toda a empresa que está focada nas coisas certas.”
Jornalista, atua na produção de conteúdo da Flash. Trabalhou em rádio web e como assessora de imprensa. Na equipe da Flash, se dedica aos conteúdos de gestão de pessoas, produtos e artigos institucionais.