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Entenda o que é margem bruta e saiba como calcular na sua empresa

Descubra o que é margem bruta, como diferenciar e calcular. Confira as melhores estratégias para uma gestão financeira eficiente.

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A margem bruta é uma importante métrica financeira. A partir dela é possível identificar o lucro ou o prejuízo financeiro de uma empresa. Ela desempenha um papel fundamental na avaliação da eficiência operacional e na tomada de decisões estratégicas.

Também conhecida como margem de lucro bruto, trata-se da diferença entre a receita total e os custos e despesas relacionados à produção. Esses custos fixos e variáveis estão ligados a fabricação e mão de obra, assim como a quantidade de produtos vendidos, respectivamente.

Acompanhe a leitura e descubra como impulsionar a eficiência da gestão financeira da sua empresa.

O que é margem bruta?

A margem bruta é um indicador financeiro que mede a eficiência de uma empresa em gerar lucro com base em suas vendas, levando em consideração apenas os custos diretamente relacionados à produção ou aquisição dos produtos ou serviços vendidos (custos diretos).

Ela reflete o percentual da receita líquida que sobra após a dedução dos custos diretos e está disponível para cobrir outras despesas (como marketing, salários administrativos e aluguel) e gerar lucro.

Como calcular a margem bruta?

A margem bruta mostra a eficiência do negócio em gerar lucro a partir de suas vendas, considerando apenas os custos diretamente ligados à produção ou aquisição dos produtos ou serviços vendidos (os custos diretos). A fórmula para calcular a margem bruta é a seguinte:

Margem Bruta (%) = Receita Líquida - Custos Diretos / Receita Líquida x 100​

  • Receita Líquida: Receita total menos impostos sobre vendas, devoluções, etc.
  • Custos Diretos: Custos relacionados à produção, como matéria-prima, mão de obra direta e outros custos ligados ao produto ou serviço vendido.

Exemplo:

  • Receita líquida: R$ 100.000
  • Custos diretos: R$ 60.000

Margem Bruta = 100.000−60.000 / 100.000 x 100 = 40%

Neste caso, a margem bruta indica que 40% da receita fica disponível para cobrir outras despesas e gerar lucro.

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Diferenças entre margem bruta e margem de lucro 

A margem bruta mede a eficiência operacional de uma empresa, mostrando o percentual da receita líquida que sobra após deduzir os custos diretos de produção ou aquisição dos produtos ou serviços vendidos. Ela reflete apenas os custos envolvidos diretamente na operação, como matéria-prima e mão de obra direta, sem considerar despesas gerais, impostos ou custos administrativos.

Já a margem de lucro representa o lucro final da empresa em relação à receita líquida, considerando todos os custos e despesas (diretos e indiretos), como impostos, salários administrativos, aluguel e despesas financeiras. Ela indica a rentabilidade total do negócio, ou seja, quanto realmente sobra como lucro após cobrir todos os gastos. A

Leia também: O que é rateio de despesas, de custos, suas diferenças e como fazer.

Enquanto a margem bruta analisa apenas a eficiência da produção ou operação, a margem de lucro mostra o resultado financeiro completo da empresa.

Subcategorias da margem bruta

A margem bruta pode se apresentar de algumas formas, por exemplo a margem de contribuição e a margem operacional. Além dos 3 tipos de margem de lucro que já citamos aqui: bruta, líquida e operacional.

Margem bruta de contribuição e produto

Essa métrica concentra-se em calcular os custos variáveis. Tem como objetivo indicar a parte da receita disponível para cobrir os custos fixos e gerar lucro. Essa métrica é valiosa para tomar decisões sobre preços, mix de produtos e estratégias de redução de custos.

  • Margem de contribuição bruta = receita de vendas - gastos (custos variáveis)

Margem bruta operacional e de vendas

A Margem Bruta Operacional é uma métrica mais abrangente. Ela considera tanto os custos variáveis quanto os custos fixos relacionados às operações de negócios. Ajuda a avaliar a eficiência operacional da empresa em gerar lucro bruto em relação à receita total.

  • Margem operacional = (receita - CPV - despesas) / receita
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Quais as estratégias para uma margem bruta ideal?

Alcançar uma margem bruta ideal que gere mais rentabilidade para as empresas envolve uma combinação de estratégias. Elas devem estar direcionadas para otimizar a eficiência operacional, controlar custos e maximizar a receita.

Aqui estão 9 estratégias que podem contribuir para uma margem bruta saudável:

  1. precifique estrategicamente;
  2. gerencie os custos;
  3. diversifique o mix de produtos;
  4. invista na qualidade dos produtos;
  5. controle as despesas operacionais;
  6. monitore as mudanças com regularidade;
  7. analise seus concorrentes;
  8. foque no atendimento ao cliente;
  9. invista em sistemas automatizados.

1. Precifique estrategicamente

Defina ou ajuste o preço dos produtos ou serviços considerando os custos de produção e o valor percebido pelos clientes. Uma abordagem de precificação adequada pode permitir que a empresa alcance margens brutas mais altas sem comprometer a demanda.

2. Gerencie os custos

Avalie regularmente os custos associados à produção, compra de matéria-prima e outros fatores que impactam na margem bruta. Identifique oportunidades de redução de custos sem comprometer a qualidade ou a entrega. Por exemplo, a negociação com fornecedores.

3. Diversifique o mix de produtos

Ofereça uma variedade de produtos ou serviços que possam ter margens brutas diferentes. Isso permite que a empresa compense margens mais baixas em determinados produtos.

4. Invista na qualidade dos produtos

Produtos de alta qualidade muitas vezes podem justificar preços mais altos, o que pode contribuir para margens brutas melhores. Associar produtos ou serviços complementares também ajuda a aumentar o valor médio das transações.

5. Controle as despesas operacionais

Gerenciar as despesas relacionadas à produção ajuda a evitar desperdícios financeiros e para mitigar parcelas excessivas da margem bruta. Essas despesas podem ser marketing, vendas e logística, por exemplo.

6. Monitore as mudanças com regularidade

Acompanhe as mudanças na margem bruta ao longo do tempo. Isso ajuda a identificar desvios nas metas e tomar medidas corretivas rapidamente.

7. Analise seus concorrentes

Avalie como seus concorrentes estão precificando e gerenciando suas margens brutas. Essa ação facilita a identificação de oportunidades e desafios no mercado.

8. Foque no atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente visa a repetição de negócios e recomendações. O que contribui para o crescimento da receita e margens brutas saudáveis.

9. Invista em sistemas automatizados

Processos mais eficientes auxiliam diretamente na rotina de gestão e na produtividade. Para otimizar o fluxo de despesas corporativas da sua empresa, conheça a Flash. Nossa plataforma automatizada ajuda na identificação de fraudes, riscos e tendências, além de facilitar o gerenciamento de reembolso de despesas. Essencial para uma margem bruta rentável e sustentável.

Qual a relação entre as margens bruta, líquida e operacional?

A margem bruta, líquida e operacional estão relacionadas pois oferecem uma compreensão holística do desempenho financeiro e operacional da empresa.

  1. O índice margem bruta é o primeiro nível de análise, focando nos custos diretos de produção em relação à receita total.
  2. A margem operacional amplia essa análise considerando todas as despesas envolvidas, indicando a eficiência das operações.
  3. Por fim, a margem líquida é a mais abrangente, ela considera todas as despesas e ainda os impostos, apresentando a receita bruta final.

Importância do acompanhamento da margem de lucro bruta para a gestão financeira

A margem bruta indica o quão bem a empresa está convertendo suas vendas em receita. Monitorar essa métrica é fundamental para identificar ineficiências na produção, desperdício de recursos e oportunidades de melhoria nos processos operacionais.

Leia também: O que é EBITDA, por que e como calcular nas empresas?

Da mesma forma, a margem bruta contribui para identificar os produtos ou serviços mais rentáveis ou com baixa sazonalidade. Auxiliando na tomada de decisões tanto para a estratégias operacionais como para a promoção ou a descontinuação de produtos.

A métrica de margem bruta permite avaliar tendências de rentabilidade e elaborar um planejamento financeiro eficiente. Clique na imagem abaixo e conheça o software de gestão de despesas da Flash.

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