Sem planos para o fim de ano? 13 executivos indicam filmes e séries para assistir durante a folga

Descubra as melhores indicações de filmes e séries para suas férias com as recomendações de 13 executivos e líderes de RH de grandes empresas.

Flash

 

À medida que o fim de ano se aproxima, muitos profissionais esperam ansiosamente por um merecido descanso. Pensando nisso, pedimos para especialistas em gestão de pessoas e RHs de grandes empresas, como Magalu, Nivea e PepsiCo, para compartilhar recomendações de filmes e séries para curtir durante o período de folga.

Seja para aqueles que desejam uma pausa total do mundo corporativo ou para os que querem manter o foco na carreira, há opções para todos os gostos. Histórias inspiradoras que prometem enriquecer seu tempo livre com entretenimento de qualidade.

Então, prepare a pipoca e aconchegue-se no sofá, e aproveite esta lista de filmes e séries indicados por executivos de líderes de RH!

1. Filme: Mussum, um Filmis

Indicação: Carlos Domingues, gerente de RH da PepsiCo Brasil

A cinebiografia de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, é a sugestão de Domingues para quem quiser se emocionar e matar a saudade do trapalhão. Para ele, o filme, que estreou em novembro nos cinemas, é “uma avalanche de inspiração” que revela os mais variados talentos do humorista, inclusive como filho e como integrante dedicado da escola de samba carioca Mangueira.

“O filme mostra o quanto você precisa ser gênio para ser um negro bem-sucedido no Brasil. Antonio Carlos participou ao mesmo tempo do principal grupo de samba da época, o Originais do Samba, do mais potente programa de humor da TV Brasileira à época, ‘Os Trapalhões’, com o qual gravou 40 filmes, e de uma das principais escolas de samba do país, a Mangueira. É muita coisa e muita coisa significativa, icônica e histórica”, diz o executivo.

 

2. Série: Modern Love

Indicação: Patricia Pugas, diretora-executiva de gestão de pessoas do Magalu

A série norte-americana inspirada em uma coluna do jornal "The New York Times", é uma boa pedida para quem quer embarcar em situações de vida das mais variadas. Para Patricia, o programa, que está disponível na Prime Vídeo, tem como traços característicos a leveza e a sensibilidade.

“São relatos da vida como ela é, ainda que contados de forma poética. É a realidade por trás da narrativa. Talvez por isso mesmo evidencie as imperfeições e fragilidades humanas. Há, ainda, um especial contraponto: a delicadeza das muitas formas de comportamentos, parcerias, relacionamentos. De amor. No mínimo, deixa mensagens reflexivas, mas sempre inspiradoras, num relembrar constante de que a vida vale a pena ser vivida”, afirma Patrícia.

3. Documentário: Beckham

Indicação: Luciana D’Elboux, diretora de gestão de pessoas e performance social da Ourofino Agrociência

O documentário em formato de série, que estreou em outubro na Netflix, conta a trajetória do jogador inglês em 4 episódios de 60 minutos. E muito além do futebol, a série mostra um pouco mais sobre o negócio por trás do esporte, seja para os que gostam de acompanhar o dia a dia dos jogadores, seja para quem quer ver as histórias sobre sonhos que se realizam das mais diferentes formas.

“Ele me parecia fazer mais sucesso fora do que dentro de campo. Mas o que me chamou a atenção foi justamente o fato de se revelar um grande atleta. Apesar de reconhecer seu talento, não enxergava a dedicação, a disciplina e até mesmo a sua humildade. Mais recentemente, quando investiu no time que acabou contratando Lionel Messi, demonstrou uma visão estratégica sobre o esporte. E o documentário ainda é divertido. Fica evidente o quanto a esposa é parte da ‘marca Beckham’. Aparentemente, essa é uma construção conjunta e que faz bem a ambos e à família”, diz a executiva.

4. Filme: O Show de Truman - O Show da Vida

Indicação: Talita Queiroz, gerente de gente & gestão da BDF Nivea

A gerente da Nivea conta que já viu o filme estrelado por Jim Carrey algumas vezes. A cada vez, revela, parece perceber ou refletir sobre algo novo. O drama de 1998, que hoje pode ser visto na Prime Video ou na Apple TV, estreou pouco tempo antes da febre dos realities shows chegar ao Brasil. O longa conta a saga de Truman, um homem comum que tem sua vida televisionada para todo o país, mas não tem ideia disso.

“Apesar de o mundo tentar determinar o seu comportamento, as suas reações e até o seu modo de pensar, Truman consegue perceber sinais, buscar suas próprias respostas e desafiar padrões que tentam colocar em sua vida. Hoje, somos constantemente influenciados a sermos pessoas 'padrão' e, muitas vezes, entramos em modo automático de aceitação à realidade que nos é apresentada. A principal lição, para mim, é que podemos ser muito mais que o ambiente que vivemos — e essa liberdade é o aspecto mais importante das nossas vidas”, comenta a gerente.

5. Filme: À Procura da Felicidade

Indicação: Carlos Corrêa, diretor administrativo e de sustentabilidade da FriGol

Para Corrêa, este filme lançado há 14 anos já pode ser considerado um clássico. Estrelado por Will Smith e baseado em um caso real, a obra conta a história de um homem sem casa e sem diploma que, com filho pequeno para criar, persiste até conseguir um emprego. Dando início, assim, a uma trajetória brilhante. Pode ser visto nas principais plataformas de streamings, como Netflix, Prime Video e HBO Max.

“É um exemplo de resiliência. Sobre a importância de acreditar no seu potencial, definir metas, ter persistência na busca de um sonho sem abrir mão de crenças e valores. Certamente inspira profissionais de todas as áreas”, diz Corrêa.

6. Documentário: Happy- Você Feliz

Indicação: Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work

Renata sugere o documentário norte-americano, disponível na Google Play, sobre a busca pela felicidade ao longo do tempo e em diferentes culturas ao redor do mundo. O filme reúne descobertas científicas e entrevistas com pesquisadores, psicólogos, líderes religiosos, além de relatos de pessoas que passaram por situações transformadoras.

“O filme destaca a importância de priorizar o bem-estar emocional e relacional para alcançar uma vida mais feliz e satisfatória. Mostra que a felicidade não está prioritariamente ligada à riqueza material, mas, sim, a elementos como conexões sociais, propósito de vida, generosidade e a busca por experiências significativas”, afirma Renata.

 

7. Filme: O Discurso do Rei

Indicação: Ronaldo Brunoro, executivo de RH da Zuki Saúde Ocupacional

Por trás de um líder está um ser humano que pode muito bem ser alguém com medos, falhas, inseguranças, mas também com senso de responsabilidade, amor à família, dignidade e coragem. É o que mostra o filme de 2011, escolhido por Brunoro. A obra de época reconstitui o momento transformador da vida do Rei Jorge VI, pai da rainha Elizabeth II. É possível assistir na HBO Max e Prime Video.

“O filme trata de perseverança e determinação. Mostra o processo de desenvolvimento de uma nova habilidade e a importância do treinamento, quando se está aprendendo algo novo. O principal, para mim, é que quando tudo isso acontece, o resultado é o sucesso”, afirma Brunoro.

8. Série: Special

Indicação de: Katya Hemelrijk, CEO da Talento Incluir, consultora de inclusão e diversidade e TEDx speaker

A série de comédia conta a história de um homem gay com paralisia cerebral que decide reescrever sua história. Ryan O’Connell não apenas é autor e produtor como também estrela o programa, baseado em sua autobiografia, disponível na Netflix.

“Esta série traz várias situações muito interessantes, e muito reais. Tem todo o capacitismo familiar, do mundo corporativo, das amizades e até o autocapacitismo. Outro ponto interessante é que aborda a interseccionalidade: o personagem principal, que é feito por um ator com deficiência, também é uma pessoa gay. Vale a pena!”, afirma Katya.

9. Série: The Morning Show

Indicação de: Maria Eduarda Silveira, sócia-fundadora da Bold HRO

Para a headhunter, a série da Apple TV é uma boa pedida para espairecer no intervalo entre o fim de 2023 e o início de 2024. Com Jennifer Aniston e Reese Witherspoon como protagonistas, o programa é uma boa dica para quem gosta de maratonar: já tem 30 episódios disponíveis.

“Gosto desta série porque entrelaça a vida cotidiana dos personagens com a vida profissional. Aborda os desafios de jornalistas em uma rede de televisão passando por temas complexos e relevantes como assédio, preconceitos, liderança feminina, relações interpessoais, a importância da resiliência e inteligência emocional. Fala, até mesmo, sobre como as mudanças no mercado podem afetar o futuro da emissora”, conta Maria.

10. Filme: A Grande Virada

Indicação de: Suzie Clavery, especialista em employer branding e co-fundadora da Employer Branding Brasil

O que acontece com a vida de executivos após sua empresa passar por uma demissão em massa? Este é o tema deste filme, que traz no elenco os atores Ben Affleck e Tommy Lee Jones, entre outros grandes nomes, e pode ser visto na Netflix. Segundo Suzie, a obra é um drama que retrata problemas reais.

"Traz muitas emoções à tona. Incômodo, tristeza, solidariedade, recomeços e mostra que, para cada situação, é possível muitos finais. Este ano de 2023 foi marcado por demissões em massa em muitas empresas, afetando muitas carreiras, vidas e planos. É inevitável não pensar como a demissão afeta consideravelmente a vida e a saúde mental das pessoas”, diz Suzie.

11. Filme: Estrelas além do Tempo

Indicação de: Christine Da Silva-Schröeder, professora de gestão de pessoas da UFRGS

Fundamentais para o sucesso dos Estados Unidos na corrida espacial, três matemáticas negras têm sua história contada neste filme. Para Christine, o longa, disponível na Disney+, é particularmente importante para profissionais de RH.

“Sua mensagem me encanta por mais de um motivo, como a importância de se estar atenta às multiplicidades das diferenças humanas e entender que machismo, misoginia, racismo e capacitismo, bem como quaisquer preconceitos e vieses, prejudicam o progresso da sociedade, da ciência e dos profissionais em geral”, defende Christine.

 

12. Minissérie: Explicando - A Mente

Indicação de:Andrea Iorio, especialista em transformação digital e professor de Mindset Digital na Fundação Dom Cabral

O título desta minissérie documental da Netflix já diz tudo sobre esta série documental que, para Andrea, é um programa imperdível para qualquer pessoa. Dividida em episódios temáticos, que abordam assuntos como memória, ansiedade, sonhos e meditação, a obra traz dados de estudos científicos feitos por pesquisadores renomados.

“Recomendo demais, pela clareza com que a série explica os mecanismos e os segredos da nossa mente. Afinal, é ela quem controla tudo o que decidimos. Por isso, é fundamental entendermos como a mente funciona para, primeiro, ter mais autoconhecimento. E segundo, entender melhor os outros. Isso nos fará melhores profissionais, gestores e pessoas”, afirma Iorio.

13. Filme: Paraíso

Indicação de: Mauro Wainstock, fundador da Hub40+ e Linkedin Top Voice

Uma startup desenvolve uma tecnologia para transferir anos de vida de uma pessoa para outra, mediante pagamento. A ideia ousada é o mote do filme alemão “Paraíso”, de 2023, recomendação de Wainstock. Disponível na Netflix, a obra é uma aposta para desopilar antes do início de 2024.

“Você abriria mão de 20 anos da sua vida por dinheiro? Será que, no nosso dia a dia, não estamos desperdiçando anos de vida de forma gratuita? Independentemente da idade, temos que nos preocupar menos com os nossos anos de vida, e sim em colocar mais vida em nossos anos”, diz o executivo.

Continue navegando no blog da Flash:

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️