Qual o segredo para uma gestão financeira eficiente?
Uma gestão financeira eficiente é o grande diferencial de empresas lucrativas, mas como fazê-la de forma correta? Saiba como neste conteúdo
A gestão financeira é o grande diferencial de empresas organizadas e competitivas. Mas o que separa uma gestão financeira eficiente de uma ineficiente?
Na maioria das mais de 20 milhões de empresas abertas pelo Brasil, o departamento financeiro se preocupa apenas em pagar contas e registrar movimentações.
Essa visão mostra que muitos não se preocupam com os resultados. A boa gestão se envolve em toda a operação para fazer com que a companhia prospere, reduza custos e possa investir nas áreas que mais trazem retorno.
Se a sua empresa ainda pensa no financeiro apenas como “pagadores de contas”, vamos te ajudar a trazer uma nova perspectiva.
Toda empresa tem como objetivo o lucro. Ou seja, o departamento de finanças é o coração de qualquer negócio. Assim como o órgão que bombeia o sangue no nosso corpo, o financeiro faz o dinheiro fluir de maneira correta para que a companhia não morra.
Lembre-se: sem dinheiro, não existe negócio.
Ao longo deste conteúdo, vamos te mostrar o caminho para uma gestão financeira eficiente e como mudar a realidade dentro da sua empresa.
Analise o cenário atual e defina seus objetivos
Você sabe o que é um plano de voo? Simplificando, trata-se de um documento utilizado pelo piloto de uma aeronave para descrever qual é o ponto de partida, o caminho e o destino.
Uma gestão financeira eficiente passa, necessariamente, por um bom plano de voo. É preciso entender onde estamos, definir onde queremos chegar e como faremos isso.
Para isso, utilizaremos o fluxo de caixa, uma das métricas fundamentais para acompanhar a saúde da empresa.
Ao ter esses dados em mãos, torna-se possível entender se a empresa é rentável, quanto dinheiro está sendo gasto e quanto dinheiro está sendo ganho.
É bem provável que sua empresa já tenha essas informações. Por isso, faça uma revisão e garanta que todos os dados estão sendo registrados de maneira correta para que sua análise tenha um embasamento realista diante da atual situação do negócio.
O próximo passo será definir os objetivos financeiros. Listamos alguns exemplos abaixo:
- Aumentar em 30% o faturamento;
- Encerrar o ano com a empresa sem dívidas;
- Aumentar o número de clientes ativos;
- Reduzir os custos de operação em 20%.
Defina o melhor caminho
Agora que já sabemos de onde nossa aeronave vai partir e onde ela irá pousar, precisamos traçar o melhor caminho. Esse é o momento em que criamos um planejamento estratégico para alcançar nossos objetivos.
Nem sempre você vai encontrar o melhor caminho e conseguir dar a volta ao mundo. Por isso, é preciso aplicar uma metodologia simples para conseguir alcançar as metas mais simples e não se perder ao longo do processo.
Defina ações realistas que se encaixam com o seu orçamento, equipe e ferramentas.
Por exemplo: se o seu objetivo é aumentar o faturamento da empresa, é possível optar por algumas dessas ações abaixo:
- Revisar a precificação;
- Vender mais vezes para os seus clientes;
- Diminuir o custo de operação;
- Automatizar processos e ganhar escala.
Colocando as ações em prática e monitorando os resultados
Você já reparou que a cabine do avião contém diversos mostradores e botões? Eles são como as métricas financeiras da sua empresa.
Com eles à vista, o piloto da aeronave consegue entender o quão perto ele está de chegar no seu destino e como está sendo o voo.
Portanto, defina indicadores de sucesso da sua estratégia para medir se você está perto – ou longe – de alcançar os objetivos traçados no plano inicial.
Listamos alguns dos mais importantes para as empresas abaixo:
- Receita bruta e receita líquida;
- Custo fixo e variável;
- Custo de aquisição por cliente (CAC);
- Lucratividade;
- Despesas por centro de custo.
Quer saber como funcionam todas essas métricas? Confira o nosso conteúdo sobre as 7 métricas financeiras indispensáveis para empresas
Não se preocupe se você tiver que arrumar a aeronave em movimento!
Mudanças de plano são muito comuns em todos os tipos de estratégias. Além disso, elas são saudáveis para validar as ações e ter novos insights para os seus próximos passos.
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Ferramentas de gestão financeira são essenciais para alinhar os processos e ter ainda mais rentabilidade e organização dentro da sua operação.
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Criar uma boa política de reembolsos é essencial para começar a virar esse jogo.
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