Assine nossa newsletter

Quero assinar

5 formas de validar nota fiscal para usar na gestão de despesas

Descubra 5 formas de validar nota fiscal e como um sistema automatizado como a Flash Expense pode facilitar essa validação.

Flash
 

A validação da nota fiscal é um processo essencial para garantir a integridade e a autenticidade de documentos fiscais. A validação de nota fiscal de entrada é um elemento crucial para as empresas que desejam manter sua conformidade tributária e financeira.

É fundamental compreender como validar uma nota fiscal eletrônica, seja ela de entrada, de serviço ou avulsa. Bem como entender a importância da chave de validação da nota fiscal eletrônica para evitar erros de validação e problemas fiscais.

Neste contexto, digitalizar notas fiscais através de um sistema OCR é essencial para o armazenamento e gestão de despesas. Acompanhe a leitura e descubra as diferenças entre validar nota fiscal avulsa e validar nota fiscal eletrônica. Conheça 5 formas de validar notas fiscais e como digitalizar a nota fiscal com a Flash.

 

 

Como funciona a validação de uma nota fiscal?

De notas fiscais em papel a notas fiscais eletrônicas, quem valida a nota fiscal é tanto o emitente quanto o gestor financeiro. O processo de validação percorre algumas etapas, a começar pela coleta de notas fiscais.

Ao realizar despesas corporativas, o funcionário deve coletar e fornecer à empresa os recibos e notas fiscais, saiba a diferença. Esses comprovantes devem incluir informações como a data, o valor e a descrição das despesas incorridas.

Feito isso, o funcionário preenche um relatório de despesas, onde além de detalhar as despesas é necessário justificá-las, indicando as atividades realizadas. Neste momento, a equipe responsável pela gestão de despesas realiza a revisão dos relatórios. Isso é importante para garantir que todas as informações estão de acordo com as políticas internas.

Confira 7 passos para elaborar uma política de reembolso assertiva, baixe o ebook.

 

 

Além da conformidade com as políticas internas, as despesas corporativas também precisam passar pelo validador de nota fiscal. Isso envolve a verificação dos requisitos fiscais, como a correta emissão, informações obrigatórias e cálculo adequado dos impostos.

Realizadas as verificações, as despesas são aprovadas e o funcionário recebe o devido reembolso. Esse processo pode envolver a emissão de pagamentos, reembolsos diretos ou o lançamento de despesas em sistemas de contabilidade e folha de pagamento.

Tanto as despesas corporativas quanto os documentos relacionados, como notas fiscais e recibos como comprovante de pagamento, devem ser arquivados e armazenados. Isso é importante para auditorias futuras, conformidade tributária e prestação de contas.

A empresa deve gerar relatórios para identificar tendências, oportunidades de economia e áreas onde a política interna precisa ser ajustada.

Caso esse processo seja novo na sua empresa, é importante fornecer treinamento aos funcionários e também à equipe. Para que todos estejam alinhados quanto ao fluxo de validação de nota fiscal de serviço ou de qualquer tipo.

Diferenças da validação de uma nota fiscal eletrônica

A principal diferença entre a validação de uma nota fiscal e a nota fiscal eletrônica está no escopo e na natureza desses documentos. Abaixo listamos 4 diferenças para saber como verificar a autenticidade de uma nota fiscal.

1. Natureza da transação

A nota fiscal (NF) abrange diversos tipos de documentos fiscais, podendo ser emitida tanto em formato eletrônico quanto em papel. Já a nota fiscal eletrônica (NF-e) é um tipo específico de nota fiscal, emitida e armazenada eletronicamente.

2. Emissão

O validador e gerador de recibo e nota fiscal pode ser manual (em papel) ou por meio de sistemas informatizados. Já a NF-e é sempre emitida de forma eletrônica, seguindo um formato padronizado de arquivo XML.

3. Validação

O validador de nota fiscal envolve a verificação da autenticidade do documento, a consistência das informações e a conformidade com a legislação fiscal. A validação da NF-e envolve a verificação da estrutura do arquivo XML, a autenticidade do certificado digital e a conformidade com as regras da legislação tributária.

4. Finalidade

A finalidade de uma NF inclui o registro de vendas, registro de serviços prestados, controle de estoque, entre outros. Já a principal finalidade da NF-e é documentar transações comerciais, permitindo o recolhimento de impostos de forma eficiente e reduzindo a burocracia associada à emissão e ao armazenamento de notas fiscais em papel.

5 formas de validar notas fiscais

Se você está se perguntando “como faço para validar uma nota fiscal eletrônica?” Saiba que existem diversas maneiras, a depender do tipo de nota fiscal e da regulamentação vigente.

A seguir, conheça 5 formas de validar notas fiscais e entenda por que a Flash é a melhor opção para realizar esses processos na sua empresa.

1. Validação manual

Envolve revisar manualmente todas as notas fiscais para verificar a precisão das informações. Como valores, descrição das despesas, dados do emitente e do destinatário, por exemplo. Esse processo está sujeito a erros humanos e pode ser bastante demorado.

2. Consulta à Secretaria da Fazenda

É possível validar uma nota fiscal consultando diretamente a Secretaria da Fazenda. Basta inserir a chave de acesso da NF-e e obter as informações sobre sua autenticidade e status.

3. Certificado digital

O certificado digital funciona através de um documento digital assinado pelo emitente. Dessa forma é possível validar a autenticidade do documento garantindo que ele não foi alterado após a emissão. Isso acrescenta mais uma etapa na validação e não garante a revisão dos dados importantes da nota fiscal.

4. Aplicativos móveis

Alguns aplicativos permitem a validação de notas fiscais através da leitura de códigos de barras ou QR codes. Isso pode ser útil para verificar rapidamente a autenticidade de uma NF-e. Quando não integrado a uma plataforma de automação, pode ser insuficiente mediante a demanda e outras informações relevantes do processo de validação.

5. Validação automatizada

Existem diversos tipos de softwares de validação automatizada para verificar se as NF-es estão em conformidade com as regras e políticas estabelecidas. Esses sistemas verificam a estrutura do arquivo XML da NF-e, a autenticidade da assinatura digital, a consistência dos valores e impostos.

A Flash une a praticidade de um aplicativo móvel com a otimização da validação automatizada. Isso significa que em uma só plataforma é possível escanear notas fiscais, armazenar, validar as informações automaticamente e gerar relatórios precisos.

 

 

 

Para que serve a validação de notas fiscais?

A validação de notas fiscais serve principalmente para garantir conformidade fiscal, evitando multas, penalidades e problemas legais relacionados à tributação. Outras funcionalidades em que a validação se faz necessária são:

  • comprovação de transações comerciais;
  • recebimento de produtos ou serviços;
  • registros contábeis;
  • controle financeiro;
  • recuperação de impostos;
  • reembolso de despesas corporativas;
  • auditorias internas e externas;
  • entre outros.

O que invalida uma nota fiscal?

Uma nota fiscal pode ser invalidada por erros no preenchimento. Informações incorretas sobre o valor, descrição das despesas, emitente ou destinatário, podem levar à invalidação do documento.

Divergências fiscais, falta de registro, emissão em nome de terceiros, cancelamentos, entre outras situações como estas podem invalidar uma nota fiscal. Além de alertarem possíveis fraudes fiscais ou o uso incorreto destes documentos.

Como um sistema de validação ajuda o financeiro a reduzir erros e mitigar riscos?

Um sistema automatizado como a Flash Expense é essencial para a segurança das informações e a organização do departamento financeiro. Com a nossa plataforma é possível validar notas fiscais em poucos cliques e com muito mais precisão.

Nosso sistema de validação é capaz de processar grandes volumes de notas fiscais em um curto período de tempo. Ideal para economizar o tempo gasto com a validação manual.

A ágil rastreabilidade de um sistema automatizado registra e arquiva todas as informações relacionadas às notas fiscais e às etapas de validação. Isso facilita a geração de relatórios e a integração com outros sistemas de gestão e contabilidade, por exemplo.

Com regras pré-definidas e padrões de validação consistentes, nosso sistema garante que as notas fiscais estejam em conformidade com a legislação tributária atual.

A disponibilidade de dados precisos e em tempo real permite uma tomada de decisão estratégica em relação às finanças e ao cumprimento das obrigações fiscais.

Descubra como a Flash Expense pode ajudar a tornar a sua equipe financeira muito mais produtiva e eficiente. Conheça nosso sistema e teste grátis por 7 dias.

 

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️