O que é e como fazer uma auditoria financeira eficiente

Entenda o que é e como funciona a auditoria financeira nas empresas. Confira os tipos, vantagens, diferenças e como fazer com eficiência.

Flash

Clareza e transparência são fundamentais em qualquer organização, e é aí que entra a auditoria financeira.

Neste artigo, veremos o que é e como é feita a auditoria financeira nas empresas. Entenda o objetivo, as normas de auditoria financeira e a sua relação com a contabilidade.

Vamos analisar a auditoria financeira desde a teoria até a prática, e entender a importância desse exemplo de controle interno para as empresas.

Afinal, para administrar os recursos financeiros e validar as notas fiscais em uma instituição, é necessário um relatório de auditoria financeira eficiente.

Acompanhe a leitura e aprenda como fazer a auditoria financeira interna da empresa e gerenciar despesas administrativas.

Assim como o reembolso, o adiantamento de despesas também é um elemento crucial para manter a saúde financeira da empresa em conformidade.

O que é auditoria financeira e para que serve?

A auditoria financeira é um processo de exame, revisão e verificação das informações financeiras de uma organização. Ela é essencial para a prestação de contas junto a órgãos públicos ou mediante investidores, processos de M&A, entre outros.

Essa auditoria está intrinsecamente relacionada ao planejamento financeiro. Ela desempenha um papel fundamental para a gestão fiscal, para a eficiência operacional e para a mitigação de riscos financeiros.

De acordo com o ISSAI 200 (Normas Internacionais de Entidades Fiscalizadoras Superiores), a auditoria financeira tem como propósito final aumentar a confiança de clientes, investidores e fornecedores em relação à companhia.

A auditoria financeira serve para monitorar o balanço patrimonial e evidenciar as falhas no setor financeiro. Tudo isso caminha junto ao cumprimento de normas e leis, fortalecendo o compliance da empresa.

Descubra os benefícios da digitalização de processos para a transformação digital no setor financeiro. Baixe nosso infográfico e invista na evolução da sua empresa.


Quem faz auditoria financeira?

A auditoria financeira envolve diferentes tipos de auditores, internos e externos. Ambos são cruciais para a precisão e conformidade das informações fiscais de uma empresa.

Esses profissionais contribuem diretamente na manutenção da integridade financeira e na confiança dos investidores, reguladores e partes interessadas no desempenho da empresa.

Tipos de auditoria financeira

Existem vários tipos de auditoria, cada um com seu foco e objetivo específico. Isso ocorre devido à possibilidade de realizar análises financeiras em toda a empresa ou apenas em áreas selecionadas. A seguir, apresentaremos os tipos de auditoria mais comuns.

Existem vários tipos de auditoria, cada um com seu foco e objetivo específico, ocorre devido à possibilidade de realizar análises financeiras em toda a empresa ou apenas em áreas selecionadas. A seguir, apresentaremos os tipos de auditoria mais comuns.

Para saber mais sobre auditoria de reembolsos de despesas, e como preparar sua empresa corretamente para ser auditada, leia nosso guia completo de auditoria de reembolso.


Como fazer uma auditoria financeira eficiente?

Realizar uma auditoria financeira eficiente requer planejamento, organização e execução adequados. Listamos abaixo um passo a passo simplificado para conduzir uma auditoria eficiente.

  • Estabeleça objetivos claros;
  • Monte uma equipe de auditores competentes;
  • Planeje a auditoria, definindo escopo, prazos e recursos;
  • Coleta de documentos e informações relevantes;
  • Execute procedimentos de auditoria conforme planejado;
  • Avalie o sistema de controle interno;
  • Documente achados e conclusões;
  • Comunique os resultados à administração;
  • Prepare um relatório de auditoria com recomendações;
  • Siga os regulamentos e as normas de auditoria;
  • Arquive a documentação adequadamente;
  • Acompanhe a implementação das recomendações, se necessário.

Algumas ferramentas que podem facilitar a auditoria financeira são: a digitalização de despesas corporativas e a emissão de relatórios de despesas.

Quando se faz uma auditoria financeira?

Não existe um momento ideal para realizar a auditoria financeira. Ela deve ser uma ação preventiva para certificar a conformidade dos processos internos, mas também reativa a possíveis indícios de problemas.

Por exemplo, se o gestor encontrar sinais de fraude nos reembolsos, é preciso acionar auditores internos ou externos para fazer uma checagem.

É fundamental lembrar que, independente do porte da empresa, realizar a auditoria financeira com periodicidade é necessário. Quanto maior a frequência, maiores serão os benefícios.

Quanto tempo leva uma auditoria financeira?

A duração de uma auditoria financeira varia amplamente, de algumas semanas a vários meses. Isso depende do tamanho da empresa, complexidade da revisão, escopo, disponibilidade de documentos, eficiência da equipe e do cronograma acordado.

A qualidade do trabalho é mais importante do que a velocidade, uma vez que a auditoria busca assegurar a integridade das informações financeiras.

Vantagens da auditoria financeira

A realização de auditorias é bastante vantajosa tanto para a organização quanto para os stakeholders. Vamos recapitular porque é feita essa auditoria com as 5 vantagens a seguir.

  1. Integridade e confiança: valida as informações financeiras. O que dá credibilidade a empresa para possíveis investidores, credores e acionistas;
  2. Detecção de erros e irregularidades: os auditores estão atentos à prevenção de erros, omissões, fraudes e má conduta financeira;
  3. Cumprimento de regulamentações: garante que a organização esteja em conformidade legal com as normas contábeis e obrigações contratuais;
  4. Melhorias na eficiência operacional: identifica ineficiências operacionais, auxiliando a organização na alocação de recursos e na melhoria de seus processos;
  5. Melhor governança corporativa: garante que a administração atue de maneira responsável e em conformidade com as melhores práticas de gestão.

Diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil

A auditoria financeira se concentra na revisão das demonstrações financeiras para garantir sua conformidade com normas contábeis. O objetivo é fornecer uma avaliação confiável para investidores e reguladores.

Além disso, a auditoria contábil é mais abrangente, envolvendo a verificação da conformidade com políticas e controles internos. Por essa razão é frequentemente conduzida por auditores internos da empresa.

Enquanto a auditoria financeira atende a terceiros, a auditoria contábil melhora processos e controles internos.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️