Especialista explica o que são 'power skills' — e como desenvolvê-las!

Entenda porque as power skills serão determinantes para o sucesso no trabalho.

Flash

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Se nas últimas décadas o mercado de trabalho buscava no profissional ideal alguém que equilibrasse hard skills e soft skills, o futuro (e o presente) do trabalho será das power skills.

Evolução das soft skills, novas habilidades serão determinantes para ter sucesso no pós-pandemia, defende estudioso do mercado de trabalho.

Mas o que são power skills?

Para Rafael Souto, CEO da Produtive e especialista em carreiras, as power skills são uma nova roupagem para as soft skills, que são os chamados comportamentos leves, as atitudes, que não são os conhecimentos técnicos, esses ligados às hard skills.

O novo conceito conecta-se com modelos de gestão de trabalho que empresas mais inovadoras já estão buscando. "A gente está chamando de power skills para justamente fazer um alerta. É uma discussão global sobre o tema, de que essas competências que eram ditas leves parecem uma coisa menos importante do que as hards kills, mas na verdade são as atitudes que transformam as carreiras, as organizações e que neste mundo que a gente vive hoje são essenciais."

Traduzindo, quando falamos em power skills estamos falando em competências comportamentais e emocionais.

"Em um mundo em que a informação está muito disponível e o conhecimento técnico é muito mais acessível, o diferencial da pessoa não está mais no quanto ela sabe uma fórmula ou domina um item técnico, e sim na habilidade que ela tem de construir relações, de olhar cenários, que são as chamadas power skills. Essas competências são muito fortes, elas são poderosas", afirma Souto.

Cenário pós-pandemia prioriza power skills

E a importância das power skills só aumenta quando pensamos no contexto atual, de pós-pandemia, com estudos revelando a todo tempo que o profissional contemporâneo não quer abrir mão de autonomia e flexibilidade, priorizando o próprio bem-estar.

"A pandemia fez com que as pessoas olhassem os aspectos de trabalho dentro do desenho de suas vidas. E as empresas que mais rápido percebem esse conjunto que compõe o indivíduo têm mais chance de atrair e reter profissionais. O fenômeno da grande renúncia que está aí varrendo o mundo mostra que as pessoas estão dispostas inclusive a mudar de trabalho para ter uma qualidade de vida melhor, para poder ter mais flexibilidade, para realizar o seu propósito."

Assim, diz o especialista, companhias que conseguirem se conectar com seus profissionais com mais força e potência vão sair na frente. Aqui entram as power skills. "A empresa que seguir em uma analogia com a hard skill forte, ou seja, apenas buscando entrega técnica, achando que só pagar salário resolve, que as pessoas vão estar lá só pelo crescimento de cargo, em uma política meio old school de gestão dos indivíduos, vai ter mais dificuldade de atrair e manter talentos", afirma Souto.

4 Power Skills que o profissional contemporâneo precisa ter

A pedido do blog da Flash, Rafael Souto lista 4 competências que considera essenciais para desenvolver a power skil:

1 - Alfabetização sobre futuros

"Neste mundo de muita incerteza e volatilidade, o indivíduo que consegue olhar cenários de carreira, de negócio, e ter essa capacidade, essa habilidade para construir futuros possíveis, tende a realizar melhor o seu propósito. Alfabetização sobre futuros inclui liberdade para pensar cenários. E ainda vemos organizações que tratam as pessoas na cultura paternalista, você não pode dizer que quer ir para lá ou para cá ou fazer tal projeto. É o chefe quem manda. Então não cria condições para a pessoa praticar essa power skill."

2 - Curiosidade

"Curiosidade todo mundo tem, até os bebês. Mas a gente cresceu em um mundo do trabalho baseado em comando, controle e paternalismo, em que a empresa dava tudo e o indivíduo ficava esperando que o chefe dissesse o que ele tinha que fazer. Seja para escolher os meus benefícios, seja para olhar os meus treinamentos, seja para pensar o meu futuro profissional, eu preciso ser um explorador, um curioso."

3 - Confiança

"A gente pode desdobrar confiança em aumentar a autoconfiança, que tem a ver com a mentalidade de crescimento. Eu sou sempre um aprendiz. Eu preciso ter uma mente aberta à aprendizagem porque se eu tiver com a cabeça achando que eu não posso mudar, que as coisas são assim, é muito mais difícil ganhar espaço. Confiança também para encontrar mentores, pessoas com quem eu possa debater, aprender. Porque ninguém consegue fazer a gestão da carreira, do desenvolvimento sozinho."

4 - Mentalidade de crescimento

"Crescimento, leia-se aprendizagem, não é crescimento de cargo. Até pode, não é proibido, mas a habilidade para que isso seja consequência e não o caminho em si é 'Estou disposto a aprender'. Aquele mundo do trabalho em que você tinha "estuda, trabalha e depois se aposenta" como se fossem blocos estanques acabou. Você tem que estar sempre aprendendo, se reciclando, e a mentalidade de crescimento que o lifelong learning, a aprendizagem pra vida toda, vai nos mostrando é que as carreiras vão se transformando radicalmente. Se eu não tenho essa power skill da mentalidade de crescimento, eu fico obsoleto com mais velocidade, e ponho em risco a minha carreira, a minha trajetória."

Como desenvolver as power skills

Agora que já se sabe quais são as habilidades indispensáveis para o profissional conectado com o mundo atual, como conseguimos desenvolver a power skills?

Esse é um trabalho coletivo que envolve empresa e profissionais. Passa, prioritariamente, pelo profissional interessado nessa aprendizagem, mas companhias e gestores de áreas têm papel crucial neste processo de desenvolvimento, em que todos ganham.

Se de um lado os profissionais podem buscar por conta própria livros (veja a seguir algumas dicas de Rafael Souto) ou cursos, companhias conseguem colaborar com ações de curto prazo, oferecendo mentorias e workshops sobre o assunto. Até os benefícios flexíveis atuam como aliados no desenvolvimento de power skills.

"Algumas ações a empresa pode fazer, como um workshop para discutir alfabetização sobre o futuro, mas ela vai ter de construir a curiosidade também. É fácil falar, mas a pessoa só vai explorar coisas novas na empresa se ela sentir que tem esse espaço. Tem empresas ao estilo dinossauro em que o indivíduo que vai conversar com uma outra área é visto como traidor. Como é que ele vai ser curioso nesse tipo de cultura?", questiona Souto.

Benefícios flexíveis como aliados para aquisição da power skills

Na medida em que o protagonismo e a autonomia ganham nova importância no mercado de trabalho, benefícios que se adaptem a isso também podem ser aliados no desenvolvimento de power skills.

"Eu tenho falado muito na era da personalização do trabalho, que é um outro ponto, mas eu acho que o futuro do trabalho é a habilidade de a organização, na questão dos benefícios, ler o que faz sentido para cada indivíduo. Então eu acho que ela pode personalizar e criar opções, seja de desenvolvimento técnico, benefícios específicos, cursos e até iniciativas como saúde mental e uma série de outras ideias para personalizar a experiência do indivíduo e reforçar comportamentos que ele entende que são importantes. Os benefícios podem, sim, impulsionar power skills e ser uma excelente estratégia para reforçar autonomia e protagonismo", diz Souto.

3 livros para aprender mais sobre power skills

_ "21st Century Technologies" (Oecd Publishing), de Riel Miller, que criou o conceito de alfabetização sobre futuros

_ "Talento Rebelde - por que Vale a Pena Quebrar as Regras no Trabalho e na Vida" (Temas e Debates), de Francesca Gino, que estuda a curiosidade

_ "Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso" (Objdeiva), de Carol Dweck

Quer saber qual o estado da arte dos benefícios? Clique aqui

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️