Plano de saúde para pet: benefícios que podem transformar o clima da sua empresa
Plano de saúde para pet: porque esse benefício é tão importante e benéfico para os tutores e seus animais? Veja os cases de Mars, GetNinjas e Petz.
Você conhece a opção de oferecer plano de saúde para pet como estratégia de benefícios?
Com o impressionante número de 139,3 milhões de animais de estimação, o Brasil se posiciona como o terceiro maior país do mundo em população pet. Esses dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Este cenário destaca uma transformação significativa nos ambientes de trabalho, onde os benefícios voltados para os pets ganham espaço, refletindo uma tendência global em direção a uma maior inclusão e bem-estar - tanto dos colaboradores, quanto dos animais - mundo corporativo.
A pesquisa da Mercer Marsh Benefícios, realizada em 2023, aponta que cerca de 7% das empresas brasileiras já implementaram alguma política pet-friendly. Além disso, entre as organizações que ainda não adotaram essa prática, 6% planejam incorporá-la nos próximos 12 meses.
De pet days a políticas de peternidade e licença-luto para animais de estimação, a variedade de benefícios criados para atender às necessidades dos colaboradores que são "pais" e "mães" de pets está em expansão.
Mas, quais são os impactos práticos desses benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas? E como essas iniciativas podem ser implementadas de forma eficaz?
Neste artigo, conversamos com especialistas e companhias que estão liderando essa tendência para oferecer um panorama completo sobre os benefícios corporativos para pets. Continue lendo para explorar as vantagens dessa prática em ascensão.
O papel familiar que os pets vêm assumindo nos últimos anos
O papel dos animais de estimação na vida das pessoas tem ganhado cada vez mais destaque, levando ao surgimento do termo “pai” ou “mãe” de pet.
Esse fenômeno não é um mero capricho da modernidade; ele reflete uma mudança profunda na forma como os pets são percebidos e valorizados pelas famílias.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 58% dos millennials (nascidos entre 1980 e 1995) expressam uma preferência por ter pets em vez de filhos, de acordo com a Consumer Affairs.
No Brasil, a adoção de animais de estimação viu um aumento significativo durante a pandemia de Covid-19, com cerca de 30% dos pets domésticos sendo acolhidos nesse período, segundo o Radar pet 2021 do Sindan.
“Muitas pessoas recorreram aos pets como forma de companhia durante o isolamento”, diz Yasmin Conolly Carolino, especialista em comportamento de consumo e inovação.
A transição para o trabalho presencial pós pandemia revelou novos desafios para os tutores de pets. Eles passaram a enfrentar questões relacionadas ao bem-estar e comportamento dos animais devido à mudança na rotina.
Essa realidade acelerou a demanda por políticas corporativas que reconheçam e atendam às necessidades dos funcionários e seus companheiros animais, destacando a importância de criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo e sensível às necessidades de todos os membros da família - incluindo os de quatro patas.
“As empresas viram que se quisessem atrair de volta os funcionários para os escritórios era preciso tornar o ambiente mais amigável e menos hostil para os animais. Isso porque os próprios funcionários passaram a valorizar os momentos de descompressão que tinham com o pet em casa”, afirma Yasmin.
O que é a licença pet e como ela funciona?
Em um movimento crescente para adaptar o ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores, a licença pet ou “peternidade” emerge como um benefício estratégico e inclusivo. Esse é o reconhecimento dos animais de estimação como membros essenciais da família.
Esta iniciativa permite que os funcionários tenham dias de folga para acolher um novo pet em casa, facilitando um período crítico de adaptação tanto para o animal quanto para seu tutor.
Na Mars, dona de marcas como Pedigree, Whiskas e Royal Canin, desde 2021 os funcionários têm direito a um dia de licença ao adotar ou comprar um gato ou cachorro.
Além disso, os colaboradores da empresa também contam com o benefício da licença luto pet, quando o animalzinho morre.
“Respeitar o luto nesse momento também é essencial, uma vez que reconhecemos que o pet é parte da família”, explica Simone Karpinskas, diretora de Recursos Humanos da Mars petcare.
O benefício funciona de forma semelhante na petz, maior rede de pet shops do país. Porém, por lá, além de permitir a criação de uma conexão entre pets e tutores, a licença é estendida para dois dias em casos de adoção, incentivando a responsabilidade e o compromisso com o bem-estar animal.
Além de facilitar a adaptação de novos membros peludos à família, a licença pet reflete uma compreensão mais ampla das empresas sobre a vida dos seus empregados.
Apostar na licença e no plano de saúde para pet, pode se tornar uma poderosa estratégia de Employer Branding, além de promover um ambiente de trabalho mais empático e humano. Essa política não só beneficia os colaboradores diretamente envolvidos mas também enriquece a cultura corporativa, promovendo valores de cuidado, responsabilidade e apoio mútuo.
Plano de saúde para pet e kits boas-vindas: ampliando o cuidado com os peludos
À medida que os animais de estimação se firmam como membros valiosos das famílias, algumas empresas estão estendendo os benefícios. Anteriormente reservados aos humanos, agora é possível também os companheiros de quatro patas.
Entre essas inovações, os planos de saúde para pets e os kits de boas-vindas se destacam como exemplos de como as organizações podem apoiar o bem-estar dos pets de seus funcionários.
Desde maio de 2022, por exemplo, a GetNinjas, plataforma que conecta consumidores a prestadores de serviços em todo o Brasil, subsidia 50% do plano de saúde dos pets para os colaboradores
Atualmente estão disponíveis quatro tipos de convênios, cujas mensalidades iniciam em R$32, que vai alterando a rede credenciada de acordo com a modalidade. A cobertura vai desde consultas, exames, banho e tosa, até transporte e hotel para cães e gatos.
Segundo Lucas Arruda, diretor financeiro do GetNinjas, a ideia de oferecer o benefício surgiu após a empresa realizar uma pesquisa interna e descobrir que 60% dos funcionários eram tutores de pets.
“Para nós, o bem-estar dos nossos colaboradores é levado muito a sério e sabemos que a saúde e o bem-estar dos pets também precisa ser levado a sério, por isso passamos a oferecer esse benefício”, explica Lucas.
Os colaboradores do GetNinjas que adotam ou compram novos pets também recebem um kit de boas-vindas com itens que ajudam na adaptação, como brinquedos, petiscos e afins.
"Ao proporcionar essa comodidade, a empresa ajuda seus funcionários a equilibrar suas responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o estresse e permitindo que eles se concentrem melhor em suas tarefas", finaliza Lucas.
Benefícios pet-friendly como estratégia de cultura organizacional
A adoção de benefícios pet-friendly, como o plano de saúde para pet, é uma excelente forma de fortalecer a cultura organizacional e posicionar os valores da marca para os colaboradores e mercado.
A inclusão desses benefícios não só amplia o engajamento e a satisfação dos colaboradores, mas também serve como uma ponte que os conecta diretamente ao propósito e missão da empresa.
Exemplo pioneiro dessa prática, a Mars incorporou os benefícios voltados aos pets dos funcionários bem antes da popularização do conceito pet-friendly. A iniciativa reflete seu compromisso com o bem-estar animal e serve para promover as marcas sob seu guarda-chuva, como Pedigree e Whiskas.
A política de permitir animais de estimação no ambiente de trabalho começou há 10 anos. Enquanto isso, desde o início da sua operação no Brasil, eles oferecem descontos nos produtos da empresa.
“Acreditamos que os pets fazem do mundo um lugar melhor e reconhecemos todos os benefícios da relação humano-animal. Por isso, faz muito sentido promover um ambiente de trabalho amigável para os pets dos colaboradores e oferecer diversos benefícios relacionados aos animais de estimação”, diz Simone.
A Petz integrou a licença pet como parte de uma estratégia mais abrangente para incentivar a adoção responsável de animais.
A companhia vai além, mantendo um portal com informações úteis para novos tutores, reforçando seu papel educativo e de apoio ao bem-estar dos pets. Esse engajamento demonstra uma sincronia entre as políticas internas da empresa e seu objetivo maior de fomentar uma comunidade mais consciente sobre a guarda responsável de animais.
“Há informações úteis sobre o processo de adaptação e as particularidades entre cães e gatos, informações sobre a importância do check-up e prevenção de doenças, ideias de brincadeiras e até checklists para tutores sem tanta experiência”, explica Ana Cecília de Paula e Silva, head de marketing e comunicação institucional da petz.
Critérios essenciais para ofertar benefícios como o plano de saúde para pets e licença peternidade
Os benefícios corporativos para pets não são obrigatórios por lei. Logo, à medida que eles se tornam cada vez mais populares no ambiente corporativo, a importância de definir critérios claros e objetivos para sua concessão é evidente.
Essas diretrizes não só garantem uma aplicação justa e consistente dos benefícios mas também evitam mal-entendidos e garantem que as políticas estejam alinhadas com a cultura e os valores da empresa.
- Documentação formal: uma política escrita que detalhe os critérios de elegibilidade, a duração da licença, critérios para inclusão no plano e os procedimentos para sua solicitação. Isso assegura transparência e compreensão clara por parte de todos os funcionários.
- Condições e cancelamento: Incluir na política as condições sob as quais o benefício pode ser concedido ou cancelado, oferecendo diretrizes claras para sua manutenção, como a necessidade de manter as vacinas dos pets em dia.
- Integração com a cultura da empresa: As políticas de licença peternidade devem refletir e reforçar a cultura e os valores corporativos, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e consciente das necessidades dos funcionários.
Sobre a licença peternidade, Letícia Yumi Marques, que é professora de direito animal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, recomenda um registro do benefício.
“Convém que a concessão do benefício seja formalizada em um documento entre empresa e o colaborador, em que constem também as hipóteses para seu eventual cancelamento. E, a critério da empresa, possíveis condições para a sua manutenção, como, por exemplo, manter em dia as vacinas obrigatórias por lei”, explica.
Potencializando indicadores de RH com benefícios pet-friendly
A inclusão de benefícios voltados para pets no pacote de vantagens corporativas não apenas enriquece a vida dos colaboradores e de seus animais de estimação. Como também gera impactos tangíveis nos indicadores chave de RH, como produtividade, clima organizacional e saúde mental.
Confira alguns dos principais impactos com a adoção de benefícios pet-friendly:
Redução de estresse
A preocupação com a saúde e o bem-estar dos pets ocupa um lugar significativo na vida dos colaboradores.
Ao facilitar o acesso a planos de saúde para pets ou criar um ambiente de trabalho pet-friendly, as empresas podem ajudar a aliviar o estresse dos funcionários, promovendo um ambiente mais tranquilo e produtivo.
Aumento da produtividade e satisfação
Contrariamente a algumas expectativas, a presença de pets no ambiente de trabalho pode impulsionar a produtividade.
Pesquisas, como uma conduzida pela startup Fiter, revelam um aumento na felicidade dos colaboradores. O número passou de 87% para 92%, em ambientes onde os pets são bem-vindos, reforçando o vínculo entre satisfação no trabalho e eficiência.
Estímulo ao engajamento
Em um cenário onde o desengajamento é uma preocupação crescente, benefícios relacionados à pets podem incentivar uma maior colaboração e comprometimento.
Colaboradores que se sentem reconhecidos pela empresa tendem a demonstrar maior lealdade e engajamento.
Fortalecimento do employer branding:
Oferecer benefícios pet-friendly é uma estratégia eficaz para reforçar a marca empregadora, especialmente entre o público mais jovem. Essas políticas podem atuar como poderosas ferramentas de atração e retenção de talentos, destacando a empresa como um lugar desejável para trabalhar.
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