Como funciona e por que aderir um cartão de crédito virtual corporativo?
Descubra como funciona o cartão de crédito virtual corporativo e por que ele é uma solução segura e eficiente para empresas.
Um levantamento da Fecomercio/SP, em parceria com a Alagev, aponta um aumento de 5,5% nas despesas com viagens corporativas de empresas brasileiras em janeiro de 2024. O montante de R$7,3 bilhões confirma a tendência de retomada das viagens de negócios. Porém, evidencia a necessidade por soluções empresariais que facilitem a gestão desses gastos.
Em vez dos tradicionais reembolsos, os cartões corporativos despontam como alternativa ideal. Isso porque proporcionam agilidade e segurança, tanto às companhias quanto aos colaboradores. Mais do que isso, o uso do cartão virtual corporativo se mostra como uma nova solução, mais prática e segura.
Você provavelmente já viu ou usou algum cartão de crédito virtual, mas sabe como funcionam no ambiente corporativo? Eles oferecem uma série de vantagens em comparação aos cartões físicos, em termos de segurança, controle e conveniência.
Este artigo tem como objetivo explicar de que maneira esses cartões operam, seus benefícios e como podem ser integrados de maneira eficiente na gestão financeira empresarial.
Acompanhe a leitura.
O que é e como funciona um cartão de crédito virtual corporativo?
Diferentemente do cartão de crédito físico, é um cartão gerado em uma plataforma digital. Esse tipo de cartão conta com todas as informações e funções ao plástico, mas garante muito mais segurança e praticidade para o usuário – e também ao financeiro da empresa.
Os cartões virtuais permitem realizar compras online e gerenciar despesas de maneira segura e controlada. Ideais para pagamento de softwares, serviços de assinatura, gastos corporativos e para transações online, esses cartões reduzem o risco de fraudes e perdas financeiras.
A emissão é rápida e pode ser feita através de plataformas online oferecidas por bancos e instituições financeiras. As empresas que utilizam a plataforma de gestão de despesas da Flash, por exemplo, contam com essa função nativa.
Os cartões virtuais oferecem um nível adicional de segurança. Isso ocorre porque os dados do cartão podem ser descartados após o uso. Estes cartões permitem um controle mais rigoroso sobre onde e como o dinheiro está sendo usado pelos colaboradores.
As empresas podem optar por cartões de crédito virtuais pré-pagos – recarregáveis por saldo – ou pós-pagos. Independentemente da escolha, o importante é que as regras de uso e políticas sejam cumpridas para garantir conformidade.
O cartão corporativo virtual da Flash é projetado para proporcionar eficiência e praticidade. E ele segue todas as normas legais e as políticas estabelecidas pela empresa.
7 vantagens do uso de cartões virtuais corporativos nas empresas
Uma das grandes vantagens dos cartões de crédito virtuais é a sua integração com sistemas de gestão financeira (ERP) e contábil. Isso permite um acompanhamento em tempo real das transações e facilita a gestão de despesas corporativas. Mas não para por aí.
Abaixo, destacamos os sete principais benefícios que o uso de cartões corporativos oferece.
- Prevenção de fraudes e segurança aprimorada: os cartões virtuais são mais seguros para transações online, pois são emitidos com limites de gastos e datas de validade específicas, minimizando o risco de uso não autorizado. Por serem digitais, não podem ser perdidos ou roubados.
- Rastreamento e conformidade em tempo real: a integração com plataformas de gestão de despesas permite o monitoramento em tempo real das transações. Isso garante que os gastos estejam de acordo com as políticas da empresa. Além disso, facilita a conformidade e reduz a chance de gastos não autorizados.
- Economia de custos e aumento da eficiência: a automação dos processos de gestão reduz a necessidade de entradas manuais e diminui erros, além de permitir a identificação de oportunidades de economia através da análise de dados.
- Controle financeiro aprimorado: empresas podem definir limites de gastos para cada funcionário ou departamento, ajustando os orçamentos conforme necessário e mantendo um controle rigoroso sobre as despesas.
- Melhoria nas relações com fornecedores: pagamentos rápidos e eficientes podem resultar em descontos de fornecedores e melhorar as relações comerciais, além de simplificar pagamentos recorrentes e de uma única vez.
- Acesso imediato a capital e melhor fluxo de caixa: a "flutuação digital" permite que as empresas usem o crédito disponível sem incorrer em juros imediatos, melhorando a flexibilidade financeira.
- Relatórios detalhados e análise facilitada: a integração com sistemas de ERP e contabilidade proporciona visibilidade completa das despesas, meios de pagamento e permite a geração de relatórios detalhados, ajudando na tomada de decisões estratégicas.
Por que sua empresa deve aderir ao cartão de crédito virtual corporativo?
Na prática, o uso de cartões virtuais corporativos propicia diversos benefícios às empresas. Reduz os riscos de fraude com reembolsos, ajuda a evitar problemas de vazamento de dados, entre diversos outros.
Ao integrar essas ferramentas às plataformas de gestão financeira, o departamento tem a capacidade de monitorar suas despesas em tempo real e produzir relatórios detalhados. Isso simplifica o planejamento financeiro e assegura que sejam mantidos informados sobre a situação da empresa.
Os colaboradores se beneficiam da conveniência e segurança no uso diário dos cartões virtuais. Eles podem fazer compras online e pagar por serviços de assinatura sem utilizar recursos pessoais, evitando a necessidade de reembolsos.
O cartão virtual da Flash pode ser usado de forma rápida e segura para diversas finalidades, desde viagens corporativas até materiais de escritório.
Com a Flash, sua empresa está pronta para gerenciar despesas de um jeito moderno, simplificado e eficaz, proporcionando vantagens tanto para os gestores e colaboradores.
Ainda tem dúvidas sobre implementar cartões virtuais na sua empresa? Baixe nosso guia e saiba tudo sobre o cartão corporativo inteligente da Flash.
O meu trabalho é encontrar soluções de conteúdo e desenvolver histórias nos momentos certos. Para isso, uso todos os tipos de linguagem a que tenho acesso: escrita criativa, fotografia, audiovisual, entre outras possibilidades que aparecem ao longo do caminho.