RH e Financeiro: veja como alinhar os objetivos dessas duas áreas na sua empresa

Descubra os desafios e objetivos em comum entre o financeiro e o RH. Entenda porque a Flash Expense, People e Benefícios são a solução ideal.

Flash

Você já se perguntou qual departamento é mais importante, gestão financeira ou RH? Saiba que para uma boa gestão esses dois setores precisam estar alinhados.

Na prática, os recursos financeiros são utilizados por e para pessoas. Isso significa que essas duas áreas são pilares para o sucesso de uma organização. Essas estratégias combinadas tem cada vez mais força na otimização do fluxo de caixa. Uma vez que, para alcançar os objetivos do setor de RH e financeiro, o planejamento estratégico precisa ser unificado e eficiente.

Acompanhe a leitura e descubra como unificar a gestão financeira e a gestão de pessoas da sua empresa. Entenda qual é a importância do setor financeiro e de relações humanas, como a gestão financeira pode ser estruturada para fortalecer o RH e vice-versa.

Aproveite para baixar nosso infográfico e descubra como melhorar os processos financeiros da sua empresa.


Como os departamentos financeiro e de RH se relacionam?

O que une o financeiro e o RH é o efeito positivo para a empresa. Ter funcionários motivados é de grande valia para os resultados financeiros. Da mesma forma que a gestão financeira é beneficiada pelo capital humano.

Para entender qual a relação do RH com o financeiro, primeiro vamos entender qual a diferença entre RH e financeiro.

O RH e o financeiro desempenham funções distintas dentro de uma organização, com suas próprias atividades e cargos específicos. No entanto, sua colaboração efetiva, através do uso de ferramentas de gestão integrada na operação de RH e financeiro, o que é essencial para o funcionamento coeso da empresa.

A macro jornada do RH concentra-se em habilidades, estratégias e práticas de gerenciar o capital humano e o comportamento dos colaboradores, envolvendo tarefas como:

  • atração e recrutamento;
  • admissão e demissão;
  • avaliação de desempenho;
  • integração dos colaboradores;
  • gestão de cargos, salários e benefícios;
  • saúde e segurança no trabalho;
  • plano de carreira;
  • clima organizacional;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • engajamento e retenção.

O analista de RH é responsável por diversas tarefas relacionadas às atividades acima. Junto ao assistente de RH, analisam dados e desenvolvem estratégias fundamentais para a companhia.

Nesse momento, ter a gestão de pessoas aliada à ferramentas de otimização faz com que o departamento de RH seja mais assertivo e menos burocrático. Isso é positivo tanto para a performance dos colaboradores quanto para os resultados da empresa.

O departamento financeiro é responsável por gerenciar as finanças da organização, como:

  • plano financeiro orçamentário;
  • análise de custos;
  • gestão tributária;
  • contabilidade e;
  • tomada de decisões financeiras estratégicas.

O analista financeiro trabalha na análise de dados financeiros para auxiliar na elaboração de relatórios e previsões. O assistente financeiro executa tarefas como lançamento de dados financeiros, gerenciamento de faturas e apoio geral nas atividades financeiras.

Uma área em que o financeiro e o RH se relacionam é na contenção de despesas. Ambos reconhecem a importância de manter os gastos sob controle para garantir a saúde financeira da empresa.

O financeiro propõe estratégias para reduzir os custos e o RH dispõe as informações sobre os custos associados aos funcionários. Juntos, colaboram para desenvolver as políticas e manter o bem estar dos funcionários.

No que diz respeito aos benefícios dos funcionários, como vale refeição e vale alimentação, o RH garante a distribuição em conformidade com as políticas. Enquanto o financeiro garante que os recursos estejam disponíveis para estes benefícios.

O vale combustível é mais um exemplo de como essas áreas se unificam. Uma vez que, se tratando de viagens corporativas, o bem-estar do colaborador e das finanças da empresa são prioridade.

Com este alinhamento, uma pergunta que fica é: quem é do RH pode trabalhar no financeiro? E a resposta é sim. O profissional de RH pode fazer a transição para o setor financeiro, preferencialmente com o treinamento adequado.

Muitas habilidades são transferíveis entre estes setores, como comunicação, análise de dados, gestão de tempo e conformidade regulatória, por exemplo.

Os benefícios de integrar RH e financeiro na empresa

Integrar essas áreas pode trazer benefícios para o aprimoramento da eficiência operacional, comunicação interna e satisfação dos funcionários. Os 9 principais benefícios são:

  1. eficiência operacional;
  2. comunicação facilitada;
  3. melhoria na análise de dados;
  4. tomada de decisões informadas;
  5. alinhamento dos objetivos;
  6. gestão de custos melhorada;
  7. diminuição de erros e trabalhos repetitivos;
  8. agilidade em mudanças organizacionais;
  9. transparência e confiança entre os departamentos e os colaboradores.

A aplicação dos benefícios pode ser exemplificada na agilidade em administrar os direitos de quem viaja a trabalho. O RH pode comunicar ao financeiro os detalhes das viagens, enquanto o financeiro pode garantir que os recursos estejam disponíveis para atender às necessidades dessas viagens.

As intersecções na atuação de cada um dos departamentos

A colaboração entre o financeiro e o RH pode impactar a produtividade e a eficiência financeira, veja como.

O papel da gestão financeira na produtividade

Decisões financeiras afetam a produtividade direta ou indiretamente. Por exemplo, investir em tecnologia é benéfico para automatizar processos. Da mesma forma que não investir pode atrasar o desenvolvimento da sua empresa e causar prejuízos financeiros.

A alocação de recursos humanos determina a capacidade de contratar, treinar e reter talentos. Se o departamento financeiro não alocar recursos suficientes, a equipe pode estar despreparada e ou não atingir a produtividade esperada.

É necessário atentar-se em relação à alocação desses recursos. Eles podem tanto ajudar e reduzir custos e despesas quanto serem responsáveis por desperdícios significativos.


RH como impulsionador da eficiência financeira na empresa

O RH contribui para a saúde financeira da empresa através da gestão de talentos. Isso significa que uma equipe talentosa é um ativo valioso para a empresa. O recrutamento estratégico serve para evitar a rotatividade de funcionários, contratando profissionais especializados e melhorando a curva de aprendizado.

O recrutamento, treinamento e a retenção de funcionários são a base do RH para otimizar custos a longo prazo. Uma vez que a retenção contribui inclusive para a redução de custos envolvidos no processo de recrutamento e treinamento.

Identificando desafios e objetivos comuns para a colaboração entre financeiro e RH

Entre os desafios, o mais comum é a compreensão mútua, garantir que ambas as equipes entendam e se preocupem com as metas compartilhadas. Outros obstáculos incluem o compartilhamento de informações, a priorização de recursos e a avaliação de impacto.

Os objetivos, como já mencionado anteriormente, tratam-se dos resultados para a empresa. Ou seja, quando esses setores compartilham suas estratégias, o engajamento e a produtividade são consequências positivas para todos os envolvidos.

9 métricas que podem ser compartilhadas entre as áreas de RH e financeiro

Compartilhar métricas entre os departamentos de RH e financeiro promove uma compreensão mais profunda dos impactos financeiros das atividades de recursos humanos. Também ajuda a tomar decisões mais informadas que beneficiem a empresa como um todo.

  1. Custo de recrutamento por funcionário: serve para calcular quanto é gasto com a contratação de novos funcionários. Ideal para avaliar os processos de recrutamento.
  2. Taxa de rotatividade: identifica o impacto financeiro da rotatividade de funcionários. Calcula os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores.
  3. Custo por benefício oferecido: serve para gerenciar o orçamento e a tomada de decisões sobre o pacote de benefícios dos funcionários.
  4. Eficiência de processos de RH: cálculos como o tempo médio para preencher vagas ou processar a folha de pagamento medem a eficiência desses processos.
  5. Engajamento dos funcionários: o índice de engajamento demonstra quanto o ambiente de trabalho está positivo. Para o financeiro pode relacionar o engajamento aos resultados financeiros.
  6. Produtividade por funcionário: esses dados ajudam o financeiro a entender como os investimentos em desenvolvimento impactam a qualidade do trabalho.
  7. Índice de retenção de talentos: esse índice ajuda a avaliar o sucesso das estratégias de RH na manutenção de funcionários valiosos, o que influencia diretamente a eficiência financeira.
  8. ROI: essa métrica calcula o retorno sobre o investimento em treinamento. Relevante para o financeiro entender como os gastos em capacitação impactam o desempenho financeiro da empresa.
  9. Reembolso de despesas: calcular os custos com viagens a trabalho, entre outras despesas, ajuda a gerenciar gastos e a identificar possíveis fraudes.

Descubra outras ferramentas essenciais para automatizar o financeiro e o RH da sua empresa. Baixe nosso guia.


Flash Expense, People e Benefícios: a solução completa para o financeiro e RH da sua empresa

A Flash existe para facilitar tarefas manuais e repetitivas, o que se aplica a diversas áreas de uma empresa.

A Flash Expense é especializada em gestão de despesas. Ideal para o financeiro ter um controle eficiente dos pedidos de reembolsos e despesas de viagens corporativas.

A Flash People acompanha a jornada de trabalho do colaborador desde a sua contratação até o desligamento. Empresas que normalmente utilizam de 7 a 9 ferramentas de RH podem centralizar sua gestão em uma única plataforma. A otimização segura dos processos de recrutamento e engajamento está garantida aqui.

Já a Flash Benefícios é a primeira, maior e melhor empresa de benefícios flexíveis do país. Com esse sistema é possível ter uma ampla visão de como os colaboradores utilizam os benefícios. Além de proporcionar mais autonomia e visibilidade também para o colaborador.

Resolvemos a gestão de fluxos da sua empresa com tecnologia, dados estratégicos e automação. Nossa plataforma integrada conta com diversos recursos essenciais para melhorar as rotinas de gestão, desde o RH até o financeiro.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️