Conheça nossos produtos

Deixe seu trabalho mais simples com a Flash! Utilize nossos sistemas de gestão de benefícios, despesas e pessoas para facilitar o seu dia a dia.

Fale com um especialista

Como medir e calcular o ROI aéreo de viagens corporativas?

Saiba como medir o ROI de viagens corporativas e otimizar seus investimentos. Confira estratégias e dicas aqui no blog da Flash.

Flash

Investir em viagens corporativas pode trazer inúmeras vantagens para uma empresa. Fechar novos contratos, fortalecer relações com parceiros ou até explorar novos mercados são apenas algumas delas.

No entanto, não é incomum encontrar gestores que desejam garantir o retorno sobre o investimento – também conhecido como ROI aéreo – em deslocamentos de colaboradores para a realização de negócios.

O ROI aéreo permite avaliar se os custos dessas viagens estão sendo compensados pelos resultados obtidos. Também são uma excelente forma de demonstrar os gastos envolvidos para os gestores e garantir que os recursos estão sendo utilizados de maneira eficiente.

Este artigo tem como objetivo fornecer uma fórmula prática para calcular o ROI aéreo. Entenda como mensurar o retorno financeiro das viagens na sua organização e saiba como tomar melhores decisões sobre futuras viagens. Veja também como otimizar despesas e maximizar o resultado dessas iniciativas.

Acompanhe a leitura.

O que é ROI aéreo?

O ROI – Return On Investment, ou retorno sobre investimento – é uma métrica financeira utilizada para avaliar a eficiência de um investimento. Em termos simples, este indicador mede o lucro obtido em relação ao valor investido.

Aplicar o conceito de ROI às viagens corporativas aéreas permite que o gestor de viagens avalie se os custos estão sendo compensados pelos benefícios gerados. Ou seja, trata-se da medição de receitas adicionais, oportunidades de negócios e ganhos estratégicos.

Nesse caso, o ROI aéreo pode ser uma ferramenta poderosa para viabilizar e analisar os resultados de viagens corporativas.

Fórmula para calcular o ROI de viagens corporativas

O primeiro passo para compreender o impacto financeiro das viagens em sua empresa é o cálculo do ROI aéreo. A fórmula para calculá-lo é a seguinte:

  • ROI = (receita gerada - custos / custos) * 100

Vamos considerar um exemplo fictício em que um colaborador realiza uma viagem corporativa para São Paulo:

  • Custos da viagem: R$5.000,00 (incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte local)

  • Receita gerada: R$100.000,00

Dessa forma, o retorno sobre o investimento dessa viagem será de:

  • (R$100.000 - R$5.000 / R$ 100.000) x 100 = 900%

Neste cenário, o retorno sobre o investimento da empresa naquela viagem foi de 900%. Um ROI positivo como este confirma que o gasto foi bem-sucedido, proporcionando resultados financeiros significativos.

Precisa de ajuda? Aproveite para baixar nossa planilha calculadora de ROI para viagens corporativas e comece a usá-la agora mesmo.

Passo a passo do cálculo de ROI aéreo

A tarefa de calcular o ROI pode parecer complexa, mas não é. Basta seguir um processo estruturado, como o destacado abaixo, para obter resultados precisos sobre as viagens de negócios na sua empresa.

1. Identificar as despesas totais da viagem

Primeiro, é necessário identificar todas as despesas de viagem realizadas. Isso inclui:

  • passagens aéreas;
  • hospedagem;
  • alimentação;
  • transporte local;
  • outros custos (ex. seguro, taxas, entre outros).

Algumas empresas também se utilizam da classificação de diárias de viagem para calcular os gastos envolvidos.

2. Mapear o resultado gerado

Em seguida, é importante identificar a receita gerada pela viagem. Isso pode incluir novos contratos fechados, vendas realizadas ou qualquer outro resultado adicional resultante do deslocamento.

3. Definir os objetivos e expectativas da viagem

Definir os objetivos e as expectativas da viagem ajuda a medir seu sucesso. Isso envolve estabelecer metas específicas, como novos clientes adquiridos, reuniões de negócios realizadas, entre outros.

4. Medir os benefícios tangíveis e intangíveis

Além dos benefícios financeiros tangíveis, é necessário medir os benefícios intangíveis, como o fortalecimento de relações com clientes e parceiros, aumento da visibilidade da marca e outras vantagens estratégicas.

Indicadores de sucesso para mensurar o ROI aéreo

Para medir o sucesso de uma viagem corporativa, é essencial usar KPIs que forneçam uma visão clara dos resultados alcançados. A seguir, destacamos os principais:

Medição do impacto nas vendas

  • Compare as vendas realizadas antes e depois da viagem. Utilize relatórios comerciais para identificar aumentos associados ao deslocamento.

  • Registre os novos clientes adquiridos como resultado de reuniões e eventos durante a viagem. Ferramentas de CRM podem ajudar a rastrear esses dados com precisão.

Avaliação do retorno financeiro e estratégico

  • Calcule o lucro adicional gerado pelas vendas e novos contratos fechados. Compare os resultados com os custos totais da viagem para saber de fato o retorno financeiro.

  • Avalie o fortalecimento de relações comerciais, a abertura de novas oportunidades de mercado e a possibilidade de parcerias estratégicas. Essas métricas podem ser medidas por meio de relatórios de progresso e feedback de equipes de vendas e desenvolvimento de negócios.

Análise de feedbacks dos colaboradores e parceiros

  • Realize pesquisas de satisfação com os colaboradores que participaram da viagem. Pergunte sobre a eficácia das reuniões, a qualidade das oportunidades de networking e o suporte recebido durante a viagem.

  • Solicite feedback dos parceiros de negócios sobre a utilidade das reuniões e discussões realizadas. Isso pode ser feito por meio de questionários ou entrevistas.

Dicas práticas para otimizar o ROI de viagens de negócios

É de praxe que gestores busquem por melhoria nos resultados, e com as viagens corporativas não é diferente. Por isso, preparamos algumas dicas práticas para ajudar a sua empresa nesse desafio.

Faça um planejamento

Planejar com antecedência ajuda a reduzir custos de viagens. Por exemplo, uma reserva em hotel ou compra de passagens aéreas feitas com antecedência podem significar uma boa economia para a empresa. 

Estratégias como a escolha de voos e hotéis com melhor custo-benefício e a utilização de tarifas podem resultar em economias significativas. Para otimizar isso, conte com o módulo de viagens corporativas da Flash e descubra como economizar muito a longo prazo.

Baixe também nosso checklist de viagem a trabalho e confira todos os documentos, itens pessoais e de trabalho necessários para uma viagem tranquila e produtiva.

Negocie parcerias e verifique fornecedores

Negociar com fornecedores é uma prática eficaz para otimizar gastos. Parcerias estratégicas com agências de viagens corporativas também podem oferecer vantagens adicionais, como descontos e serviços exclusivos.

Todos esses benefícios estão disponíveis na plataforma de viagens corporativas da Flash. Lá, gestores encontram uma solução completa para gerenciar deslocamentos de negócios de seus colaboradores. De passagens aéreas a hotéis, são milhares de opções cadastradas para entregar as melhores oportunidades de otimizar seu ROI.

Monitore as despesas de forma contínua

Acompanhar os gastos de viagem em tempo real permite aos gestores realizar ajustes e melhorias no processo de gestão de viagens. Isso inclui a análise detalhada de relatórios de viagem (RDV) para a identificação de oportunidades de economizar.

Implemente uma política de viagens eficiente

A política de viagens corporativas é fundamental para assegurar que colaboradores e gestores sigam as regras pré-determinadas pela empresa. Ela define os parâmetros para as despesas, garantindo a conformidade com os objetivos financeiros e operacionais. Além de simplificar a gestão dos gastos.

Se a sua empresa ainda não conta com uma política definida, aproveite para baixar nosso modelo e comece já a implementar na sua empresa.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️