Como funciona uma plataforma de benefícios? Entenda por que sua empresa precisa de uma
Descubra como uma plataforma de gestão de benefícios corporativos pode facilitar a vida do RH e dos colaboradores na sua empresa.
Não é novidade dizer que os benefícios corporativos desempenham um papel fundamental para a satisfação e retenção de talentos nas empresas. Afinal, melhoram a qualidade de vida dos profissionais e reforçam o compromisso da organização com o bem-estar de todos.
É nesse contexto que a contratação de uma plataforma de benefícios se destaca como uma decisão estratégica fundamental para os RHs.
De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, funcionários satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. De olho nisso, o mercado de benefícios vem passando por uma transformação significativa nos últimos anos.
Com o avanço da tecnologia e a mudança nas expectativas dos colaboradores, as empresas precisam se adaptar para oferecer benefícios flexíveis e personalizados.
A diversidade de perfis dentro das organizações também exige soluções inovadoras que atendam às diferentes necessidades e preferências dos times. Ao mesmo tempo, também devem otimizar processos administrativos e garantir mais eficácia ao setor de recursos humanos. Tudo isso sem colocar a empresa em riscos legais.
Essas exigências vão de encontro com uma dúvida frequente dos profissionais de recursos humanos: por que contratar uma plataforma de benefícios? Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar tudo sobre esse tipo de ferramenta, suas vantagens e por que sua empresa precisa de um.
O que é uma plataforma de benefícios corporativos?
Trata-se de uma ferramenta de gestão para os benefícios corporativos e subsídios oferecidos aos funcionários. Na prática, é um software que otimiza a disponibilização dos valores de vale-alimentação (VA), refeição (VR), transporte (VT), entre diversos outros benefícios corporativos.
Para o RH, a plataforma proporciona uma experiência mais eficiente, automatizada e até mesmo personalizada. Já para os colaboradores, junto ao cartão de benefícios, simplifica os processos de recebimento e uso.
De igual importância, para a empresa, um software desse tipo também deve assegurar a segurança jurídica necessária para evitar problemas de legislação. Ou seja, garantir que os montantes sejam distribuídos e utilizados de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outras regras, como o Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) – neste caso, para as empresas optantes.
Aproveite para baixar nosso Manual Jurídico dos Benefícios Corporativos e entenda tudo sobre a nova legislação.
Tecnologia em prol da eficiência na gestão de benefícios
O funcionamento de um software de benefícios deve atender às exigências da gestão de recursos humanos e também as necessidades relacionadas aos colaboradores. Muito além de um suporte técnico para ajudar ambos, é fundamental que a plataforma ofereça funcionalidades para:
- Centralização da gestão: todas as informações são reunidas em um único sistema, facilitando o acesso e a administração das equipes de RHs.
- Automatização de processos: que reduz a carga de trabalho manual do RH, automatizando tarefas como cadastramento, atualização e controle de benefícios.
- Personalização: permite que os colaboradores escolham os melhores benefícios das empresas de acordo com suas necessidades individuais. Planos de saúde, programas de saúde mental, acessos à academia, auxílios para cursos, entre outros.
- Geração de relatórios e análises: que ajudam o RH a entender o uso dos benefícios e a tomar decisões informadas.
- Facilidade de acesso: oferece aos colaboradores uma interface amigável, onde eles podem visualizar e gerenciar seus benefícios de forma autônoma.
Essas são apenas algumas das vantagens de uma ferramenta para a gestão de benefícios. Com a Flash, RH e colaboradores ainda contam com diversas outras que transformam as rotinas complexas em passos simples no dia a dia.
Preencha o formulário abaixo e descubra o lado rosa da gestão de benefícios com a plataforma Flash.
A importância de uma plataforma para gerenciar benefícios flexíveis
Não é exagero dizer que a personalização é a chave para manter colaboradores satisfeitos e engajados. Por isso, as plataformas de benefícios flexíveis – como a Flash – se destacam ao oferecer uma solução moderna que atende às diversas necessidades individuais dos funcionários.
O diferencial se encontra na proposta contrária dos benefícios tradicionais, que são padronizados e muito menos adaptáveis. Outro ponto importante é a segurança jurídica que plataformas digitais como a Flash certificam às empresas que optam pela modalidade.
Por meio de tecnologias exclusivas, é garantido que cada benefício concedido só será utilizado para aquela finalidade específica. Por exemplo, o vale-refeição não será usado para o pagamento de uma compra de roupas on-line, assim como o vale-alimentação também não poderá ser utilizado para pagamento de bebidas alcóolicas. A plataforma assegura que tudo esteja em conformidade com a legislação.
Benefícios flexíveis vs. benefícios tradicionais
Benefícios tradicionais
- São definidos pela empresa e iguais para todos os colaboradores.
- Separam VA, VT e VR em cartões separados, o que tende a dificultar a gestão e o uso.
- Oferecem pouca – ou nenhuma – flexibilidade e personalização; pode não atender às necessidades específicas de cada colaborador.
Benefícios flexíveis
- Permitem que os colaboradores escolham como utilizar seu pacote de benefícios, os alinhando às suas preferências individuais.
- Incluem uma ampla gama de opções, como saúde, bem-estar, educação, cultura e lazer.
- Geram maior satisfação ao oferecer um único cartão de benefícios para os funcionários, que pode ser gerenciado de maneira simples e segura.
5 vantagens que fazem um software de gestão de benefícios corporativos valer a pena
Adotar um sistema de benefícios traz inúmeras vantagens para a gestão de pessoas como um todo. Abaixo, destacamos as que mais geram impacto no dia a dia dos RHs.
1. Facilidade na gestão de benefícios
Em suma, um software de benefícios proporciona uma gestão mais ágil, precisa e econômica. A empresa é beneficiada, mas o destaque fica para os ganhos destinados aos profissionais que a operam e utilizam no dia a dia – RH e colaboradores.
A automação de processos elimina tarefas repetitivas e manuais. Assim, garante que a administração dos benefícios seja mais eficiente e livre de burocracia. Isso leva à redução de erros, já que o sistema minimiza as falhas humanas, assegurando que os dados sejam precisos e atualizados.
Além disso, há uma economia de tempo e recursos do RH. Permite que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado.
2. Customização e flexibilidade
Com a solução tecnológica certa, cada colaborador pode ter seu próprio pacote de acordo com suas preferências e necessidades. Essa flexibilidade não apenas melhora a experiência dos funcionários, mas também demonstra o compromisso da empresa com o bem-estar e a individualidade de sua equipe.
3. Conformidade e segurança
A plataforma também garante que todos os benefícios de empresas para os funcionários estejam de acordo com as legislações vigentes. Assim, evita penalidades e problemas legais.
Além disso, a proteção dos dados dos colaboradores é uma prioridade máxima. Isso é traduzido na utilização de tecnologias avançadas de segurança para proteger informações sensíveis, como dados pessoais e financeiros.
Criptografia, controle de acesso rigoroso e monitoramento contínuo são algumas das medidas implementadas para garantir que os dados dos profissionais estejam sempre seguros e protegidos contra acessos não autorizados e violações.
4. Mais controle e transparência
Com uma plataforma centralizada, o RH pode gerenciar todos os aspectos dos benefícios de forma mais eficiente e clara.
Uma das funcionalidades mais valiosas é a geração de relatórios detalhados que fornecem insights profundos sobre a utilização dos benefícios. Eles ajudam a identificar tendências, avaliar a eficácia dos pacotes oferecidos e tomar decisões baseadas em informações concretas.
A análise detalhada de dados permite ajustar e otimizar os benefícios oferecidos para melhor atender às necessidades dos colaboradores e aos objetivos da empresa.
Com a plataforma Flash, é possível fazer um pedido de benefícios cumulativos ou usando a recarga inteligente. Ou seja, a empresa verifica se há saldo não utilizados dos benefícios, que poderão ser aproveitados na próxima recarga – como acontece com o vale-transporte, por exemplo.
Isso permite que a empresa acompanhe de perto o que está sendo mais utilizado, detecte possíveis problemas ou falta de eficiência rapidamente e faça ajustes proativos.
5. Integração com outros sistemas
Como a folha de pagamento e outros sistemas utilizados pelo RH, que torna a gestão de benefícios mais eficiente e coesa. São eliminados fatores como entradas de dados duplicadas e reduzindo erros.
De olho nessa simplificação da gestão e na melhora da eficiência operacional como um todo, a Flash permite aos gestores o gerenciamento de oito categorias de benefícios corporativos, que incluem:
- Vale-alimentação
- Vale-refeição;
- Saúde;
- Auxílio-mobilidade;
- Educação;
- Auxílio home office;
- Cultura; e
- Vale-transporte.
Tudo isso pode ser facilmente acompanhado e gerenciado pela plataforma, proporcionando uma visão centralizada e acessível de todos os benefícios oferecidos. Essa funcionalidade não só melhora a precisão e a agilidade na gestão, mas também garante uma experiência mais fluida para a equipe de RH e os colaboradores.
Sem falar do Flash Encanta, marketplace de parceiros que oferece descontos e ofertas exclusivas. Ele está disponível dentro do aplicativo e da plataforma Flash, no qual é possível realizar compras em mais de 150 parceiros de diferentes segmentos.
Como escolher a melhor plataforma de benefícios para a sua empresa?
Escolher a melhor plataforma de benefícios flexíveis para sua empresa envolve uma análise cuidadosa de vários fatores cruciais. Vamos a eles:
- Avaliação das necessidades da empresa: primordial para garantir que a plataforma atenda aos requisitos específicos e aos objetivos estratégicos da organização.
- Identificação dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores: dessa forma é possível alinhar a oferta com as preferências e expectativas da equipe.
- Consideração do orçamento disponível: para escolher uma plataforma que ofereça um equilíbrio entre funcionalidade e custo, garantindo um retorno positivo sobre o investimento.
- Comparação das funcionalidades e dos preços das plataformas: é importante avaliar se os softwares de gestão de benefícios atendem às necessidades específicas da sua empresa.
- Verificação das avaliações e dos depoimentos de clientes: para entender a experiência de outras empresas com cada fornecedor. Comentários e feedbacks de clientes atuais e antigos podem fornecer insights valiosos.
- Testes e implementação de um sistema de benefícios: ajuda a identificar e resolver possíveis problemas, ajustar configurações e garantir que as expectativas e necessidades da empresa sejam atendidas.
Além desse passo a passo, não se esqueça de alinhar o planejamento da integração com os sistemas de RH existentes.
Assim, é possível confirmar se a plataforma escolhida se integrará com os sistemas já em uso, enquanto a realização de treinamento da equipe de RH maximiza a eficácia da nova ferramenta.
Por que escolher a plataforma de gestão de benefícios da Flash?
A gestão de benefícios corporativos da sua empresa não precisa ser engessada e burocrática.
Com um único cartão de multibenefícios, que integra até 8 benefícios corporativos, a solução da Flash é a escolha certa para você simplificar e otimizar seus processos de RH, com segurança jurídica e em uma única plataforma.
Não por acaso, indicadores comprovam que mais de 70% das empresas que aderiram à Flash, conquistaram:
- mais engajamento dos colaboradores;
- satisfação dos funcionários; e
- melhora no clima organizacional.
Junte-se às mais de 30 mil organizações que fazem parte da nossa comunidade. Experimente a inovação e a eficiência que só a Flash pode proporcionar!
O meu trabalho é encontrar soluções de conteúdo e desenvolver histórias nos momentos certos. Para isso, uso todos os tipos de linguagem a que tenho acesso: escrita criativa, fotografia, audiovisual, entre outras possibilidades que aparecem ao longo do caminho.