Vale-combustível: por que implementá-lo na sua empresa?

O vale-combustível é um benefício que facilita muito a vida de quem vai de carro para o serviço. Veja como oferecê-lo!

Flash

Oferecer vale-combustível permite que os colaboradores escolham o melhor modo para se deslocar até a empresa. Esta também é uma forma de dar mais autonomia ao funcionário e tornar uma vaga mais atrativa!

No entanto, você sabe como este benefício deve ser pago? Ou quem tem direito ao vale-combustível? Vem com a gente descobrir tudo sobre este tema no texto a seguir!

O que é vale-combustível?

O vale-combustível, ou vale gasolina, é um benefício oferecido aos colaboradores que escolhem usar o seu próprio veículo para ir e voltar do trabalho.

Ao mesmo tempo, este também pode ser pago para funcionários que realizam viagens corporativas ou visitas a clientes com os seus automóveis pessoais.

É importante ressaltar que o valor do vale-combustível deve ser definido em um acordo realizado entre a empresa e o funcionário.

Como o vale-combustível funciona?

Após um funcionário escolher usar o vale-combustível, será definido um acordo sobre o valor e modo de pagamento. No caso de uso de cartão corporativo ou ticket, por exemplo, a empresa deposita todos os meses a quantia para cobrir as despesas.

Também existem outros modos de fazer o pagamento deste benefício, como o reembolso de quilometragem após o colaborador ter feito o abastecimento.

Sendo assim, empresas e funcionários podem escolher a maneira que traz mais benefícios e simplifica o processo!

O que diz a lei sobre o vale-combustível?

A legislação trabalhista determina que o vale-combustível é um benefício opcional. Em outras palavras, a empresa não tem a obrigação de fazer o pagamento deste, ao contrário do que acontece com o vale-transporte.

Apesar de não haver uma obrigação legal, a escolha de fornecer um auxílio gasolina pode manter os colaboradores satisfeitos. Isso, por sua vez, ajuda a reter talentos em uma empresa e, até mesmo, tornar uma vaga mais atrativa.

No entanto, é válido pontuar que mesmo sendo um benefício opcional, a legislação ainda estabelece regras sobre o auxílio combustível.

Os artigos 457 e 458 da CLT definem que o pagamento do vale gasolina não deve integrar o salário. Por isso, este benefício não deve ser alvo de encargos trabalhistas e previdenciários.

Caso o pagamento ocorra por meio de reembolso, o funcionário deve apresentar documentos, como notas fiscais, para comprovar o quanto gastou em viagens.

Sendo assim, é mais fácil para a empresa e para o colaborador optarem por formas de depósito como o cartão pré-pago ou o ticket.

Como calcular o vale-combustível?

O valor do vale-combustível pode variar, já que este é definido em um acordo entre a empresa e o funcionário. Então, algumas possibilidades são: calcular o quanto é gasto de gasolina no trajeto, definir um valor fixo, pagar o que seria depositado no vale-transporte, etc.

É importante relembrar que o auxílio gasolina não pode ser descontado da folha de pagamento. A CLT define que este valor deve ser pago ao funcionário sem nenhum desconto, não devendo entrar no cálculo junto a outros benefícios trabalhistas.

Quais são as maneiras de oferecer vale-combustível aos colaboradores?

Este benefício pode ser pago por meio de reembolso ou cartão pré-pago. Que tal conhecer mais detalhes sobre os principais modos de fazer o pagamento?

Reembolso do vale-combustível

Em primeiro lugar, citamos o depósito do vale-combustível por reembolso. Neste método, o pagamento é feito posteriormente, ou seja, depois do colaborador já ter abastecido o carro com seu próprio dinheiro.

Para ser reembolsado, o funcionário deve apresentar todas as notas fiscais de um certo período para a empresa, demonstrando o quanto gastou com combustível.

Em resumo, esta forma exige uma organização maior, tanto por parte do funcionário quanto da empresa. Organização essa que pode ser facilitada com uma ferramenta específica para lidar com despesas e gastos corporativos, como a Flash Expense, que permite agilizar processos e acessar gastos e reembolsos dos colaboradores.

Vale-combustível com valor determinado

Por outro lado, existe também a possibilidade de o vale-combustível ser pré-pago. Neste modo, se usa um cartão de benefícios ou um ticket. Com um cartão específico, o colaborador recebe todos os meses um valor que deve ser usado apenas para o abastecimento de seu veículo.

Deste modo, a empresa e o funcionário podem ter um maior controle sobre os gastos. No caso do cartão Flash, por exemplo, é possível personalizar a oferta desse benefício através de um saldo exclusivo.

Como oferecer vale-combustível com a Flash?

A Flash oferece um vale-combustível que vai além do tradicional e permite que a sua empresa atenda a todos os funcionários!

Enquanto o vale-transporte contempla apenas uma parcela dos trabalhadores – aqueles que usam transporte público –, o vale-combustível beneficia apenas aqueles que usam seus próprios veículos.

No entanto, existem diversos outros cenários na atualidade. Alguns colaboradores preferem pedir carros de aplicativo, enquanto outros fazem partes do trajeto mudando entre transporte público e carros de aplicativo.

Pensando nisso, para fornecer um benefício que contemple diversos cenários, a Flash oferece o auxílio-mobilidade. Este permite que o valor depositado pela empresa seja usado nas mais diversas formas de transporte, como:

  • Aluguel de carros;
  • Carros de aplicativos;
  • Vale-transporte;
  • Aluguel de bicicletas e patinetes;
  • Compra de passagens aéreas;
  • Compra de passagens de ônibus;
  • Pagamento de combustível;
  • Pagamento de pedágios, estacionamentos e manutenção de veículos.

Com tantas possibilidades, é possível fornecer diversas soluções de transporte para o trabalhador atual. Assim, você garante que sua empresa tenha um benefício de qualidade, mantendo a satisfação do seu colaborador!

Quais os benefícios do vale-combustível?

Flexibilidade, economia, maior controle de gastos e retenção de talentos são alguns dos benefícios de oferecer o vale-combustível na sua empresa. Preparamos uma lista detalhando as principais vantagens, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Confira!

Vantagens para os colaboradores

Vamos começar citando as vantagens que os trabalhadores obtêm com estes benefícios:

Maior flexibilidade e conforto

Quando o colaborador sabe que pode utilizar seu veículo para ir até o trabalho e vai ter os custos com combustível cobertos pelo auxílio, isso gera uma maior sensação de flexibilidade e conforto.

O funcionário pode planejar melhor sua rotina, sabendo que consegue sair de casa em diferentes horários, a depender do meio de transporte e do trajeto selecionados.

Além disso, em dias que ele se atrasar ou quando estiver chovendo muito, por exemplo, existe a opção de ir com seu carro próprio, sem a necessidade de arcar com os gastos de combustível.

Não depender unicamente de transporte público

Não são raras as vezes em que o transporte público sofre com imprevistos. Trens que atrasam, ônibus que quebram, trânsito em época de chuvas…

Por isso, o vale-combustível pode proporcionar mais segurança e estabilidade para o funcionário, permitindo que ele se prepare e se adapte a esses diferentes cenários.

Economia para o colaborador

Por fim, citamos a vantagem mais óbvia para os colaboradores: a economia. Ao contrário do vale-transporte, o vale combustível não possui nenhum desconto no salário. Ao mesmo tempo, este ajuda o colaborador a pagar pelas despesas de locomoção.

Portanto, este benefício pode ser um diferencial e ajudar na retenção de talentos de uma empresa.

Vantagens para a empresa

As empresas também saem no lucro ao pagarem vale-combustível para os seus colaboradores! Saiba quais são os principais pontos positivos em disponibilizar este benefício:

Redução de burocracias

Usar um cartão pré-pago para disponibilizar o vale-combustível ajuda a reduzir a burocracia e a tornar o depósito mais simples!

Enquanto o pagamento por notas exige uma organização maior de todos os envolvidos, um vale pré-pago centraliza os gastos e permite mais agilidade.

Aumento da satisfação dos colaboradores

Um colaborador mais satisfeito tende a trabalhar com mais empenho e a gerar mais resultados para a empresa.

Sem dúvida, o auxílio-gasolina ajuda a construir esta relação, uma vez que contribui com a economia e a fidelização de um funcionário.

Ao mesmo tempo, a satisfação do colaborador também pode ser conquistada com a praticidade que um auxílio com diversas opções de transporte oferece!

Automatização da gestão financeira

Fornecer auxílio-combustível permite que a empresa adote soluções automatizadas que aumentem a eficiência dos pagamentos. O auxílio-mobilidade Flash, por exemplo, além de emitir relatórios sobre os saldos, ainda possui a função de recarga complementar.

Esta função, com base na quantidade de dinheiro que restou em um cartão após o término de um mês, realiza um novo depósito para apenas inteirar o valor combinado.

Qual a diferença entre vale-combustível e vale-transporte?

Cada um destes benefícios tem características próprias e devem ser oferecidos em situações específicas. Sendo assim, o vale-combustível é destinado para pessoas que usam o próprio veículo para ir e voltar de seu trabalho. Por outro lado, o vale-transporte atende apenas os usuários de transporte público.

O vale-transporte (VT) é um benefício garantido pela CLT e é direito de todo trabalhador que atua com carteira assinada. Este foi instituído pela Lei n.º 7.418, de 16 de dezembro de 1985.

O VT visa custear as despesas de transporte na ida e volta para o local de trabalho. No entanto, este só é aplicável quando o colaborador usa transporte público, ou seja: ônibus, trem e metrô.

Segundo a lei que estabeleceu este benefício, o valor do vale-transporte deve ser dividido. Portanto, o trabalhador tem um desconto de 6% do seu salário e o empregador deposita o restante para cobrir as despesas.

Porém, existem casos em que uma pessoa não deseja usar o transporte público, mas, sim, o próprio veículo para ir até o local de trabalho. Assim, um funcionário pode abrir mão do vale-transporte e a empresa pode fazer uma negociação, determinando o vale-combustível e, também, a forma de depósito.

Qual a diferença entre vale-combustível e auxílio-mobilidade?

O vale-combustível é destinado para pessoas que usam os próprios veículos para se locomover até o trabalho. Por outro lado, o auxílio-mobilidade da Flash, além de permitir que o funcionário use seu automóvel, ainda fornece mais possibilidades, como a recarga de bilhetes de metrô.

Sendo assim, o auxílio-mobilidade proporciona todas as vantagens de um auxílio-combustível e, ao mesmo tempo, ainda permite que o trabalhador use transporte público se quiser. Tudo isso com um único cartão!

O auxílio-mobilidade é uma forma mais fácil de oferecer vale-combustível. Por meio deste, a Flash permite à empresa um maior controle sobre os pagamentos e, para os funcionários, um verdadeiro leque de opções de deslocamento!

Auxílio-mobilidade na Flash

O auxílio-mobilidade é uma forma não apenas de atender as necessidades do funcionário, mas também de proporcionar mais agilidade e economia, e ajudar na retenção de talentos para a empresa.

Por meio deste auxílio, uma companhia pode se manter atualizada ao cenário contemporâneo do trabalho, tornar os seus colaboradores mais realizados e ter mais eficiência em sua gestão de benefícios.

Vantagens do auxílio-mobilidade

Confira cada um dos tópicos para conhecer com mais detalhes as vantagens do auxílio-mobilidade da Flash:

1. O trabalhador no comando

Como dito anteriormente, o auxílio-mobilidade oferece uma ampla gama de opções de transporte, como o uso de carros de aplicativo, aluguel de carros, uso de transporte público e aluguel de bicicletas.

Sendo assim, o trabalhador tem total liberdade para definir a maneira mais conveniente e prática para chegar ao trabalho. Além disso, sua vida é facilitada, já que pode utilizar o mesmo cartão para fazer o pagamento de diversos meios de transporte, centralizando os gastos.

2. Adaptado à atualidade

A Flash oferece o auxílio-mobilidade pensando em uma maneira de adaptar o vale-combustível aos tempos atuais. Sendo assim, este cartão flexibiliza as formas de transporte disponíveis e permite que o benefício seja realmente útil!

Em um cenário em que o colaborador não vai até a empresa todos os dias, ou usa diferentes meios para chegar ao local de trabalho, o auxílio-mobilidade é a melhor forma de atender às suas necessidades.

3. Segurança para a empresa

Você não precisa se preocupar com a segurança e checar se os gastos foram realmente utilizados com transporte. A Flash Expense já toma conta de tudo isso!

Por meio de nosso auxílio-mobilidade, os gastos são identificados no momento da compra. Sendo assim, o colaborador só poderá utilizar o valor destinado para transporte em estabelecimentos que tenham este viés.

4. Economia para a empresa

Por fim, o auxílio-mobilidade da Flash também representa uma economia para a empresa que o adota, sendo a função de recarga complementar, citada anteriormente, a grande responsável por isso.

Se o funcionário não utilizar todo o dinheiro depositado no auxílio-mobilidade em um mês, o novo depósito irá apenas inteirar o valor, e não fazer um pagamento por completo.

E, para agilizar ainda mais o processo, esta operação é feita de maneira totalmente automática!

Como implementar o vale-combustível na empresa?

A forma mais eficiente de oferecer um novo benefício na empresa é aliá-lo ao que a maioria dos funcionários busca hoje em dia: flexibilidade.

Com o cartão de benefícios flexíveis da Flash, o RH pode configurar, em poucos cliques, o nível de flexibilidade que deseja oferecer. Isso significa ajustar os limites de cada categoria com base nas necessidades dos funcionários.

Em um único cartão, a empresa pode oferecer vale-alimentação e vale-refeição, vale-educação, auxílio-mobilidade, auxílio-home office e muito mais!


Leia mais conteúdos no blog:

+ Como o setor de RH pode otimizar os custos com mobilidade nas empresas?

+ Por que investir em serviços de mobilidade corporativa como um benefício para o colaborador?

+ Entenda como contabilizar o reembolso do vale-transporte

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️