Dia Internacional da Mulher: 9 ações de endomarketing para comemorar a data nas empresas
Listamos algumas ações para o Dia da Mulher que fogem do clichê de flores e batons — e ainda contribuem para a equidade de gênero nas empresas.
O Dia Internacional da Mulher se aproxima e, com o avanço do debate sobre equidade de gênero, homenagear as colaboradores com flores ou maquiagem se tornou algo clichê — e, para muitas, visto como sexista. O desafio do RH, então, é encontrar formas inovadoras de celebrar a data ao mesmo tempo em que valoriza o papel da mulher no trabalho.
O primeiro passo é, antes de tudo, entender a importância da equidade de gênero e como combater o machismo no dia a dia das organizações. Depois é válido buscar benchmarkings de outras empresas para criar ações que vão além do dia 8 de março, como grupos de afinidade, vagas afirmativas ou mentorias.
Mas, como celebrar as datas é algo essencial para o engajamento dos times, no próprio Dia Internacional da Mulher vale organizar palestras, folgas ou até oferecer vale-presentes para as colaboradoras.
Angélica Madalosso, CEO e cofundadora da ILoveMyJob, hub de employer branding e marketing de recrutamento, entretanto, salienta que todas as ações devem estar conectadas com a cultura da empresa.
"Não adianta criar uma ação inovadora e criativa, mas que não seja genuína e não tenha autenticidade no dia a dia. Os colaboradores percebem a diferença de uma empresa que só está querendo se promover na data daquelas que, de fato, estão trabalhando o tema”, afirma.
Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
Antes de tudo, é válido entender um pouco mais sobre o dia 8 de março. A data teve seu teve seu início em manifestações de mulheres por melhores condições de trabalho.
Os eventos ganharam força em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras, quando a socialista alemã Clara Zetkin propôs a criação de um dia internacional das mulheres para promover direitos iguais. Entre as reivindicações do movimento estavam o direito ao voto, melhores condições de trabalho e o fim da discriminação no local de trabalho.
O primeiro Dia Internacional da Mulher seria celebrado em 19 de março de 1911, com a manifestações por igualdade de direitos. Mais tarde, em 8 de março de 1917, trabalhadoras russas organizaram uma greve por melhores condições, marcando a partir daí a data como Dia Internacional da Mulher.
Qual a importância do Dia Internacional da Mulher ?
Mas se 1911 parece distante e conquistas como o direito ao voto já são realidade na maioria dos países, é preciso lembrar que a data continua importante nos dias de hoje.
Afinal, apesar de serem maioria no ensino superior, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, as mulheres ainda recebem 20% menos que os homens, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Ou seja, ainda há um longo caminho a trilhar dentro (e fora) das empresas para alcançarmos uma sociedade sem desigualdade de gênero.
Por isso, a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher nas empresas está em aproveitar a data para conscientizar sobre os obstáculos que as mulheres ainda enfrentam na carreira. Também é uma chance de pautar discussões que envolvem todos os colaboradores e reconhecer a contribuição das profissionais para o sucesso dos negócios.
Confira 9 ações inovadoras de endomarketing para o Dia Internacional da Mulher na empresa!
À luz de todas essas questões e da importância do tema junto ao endomarketing das empresas, o blog da Flash reuniu então 9 ideias inovadoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher nas empresas. Confira!
- Palestras, mesas de debate, painéis e workshops com mulheres inspiradoras
Tanto colaboradoras da própria empresa podem ser convidadas a contar suas histórias e compartilhar suas experiências quanto mulheres que sejam referência em suas áreas de atuação. A troca de experiência é uma ferramenta valiosa de empoderamento.
"Quando eu trabalhava em um aeroporto, organizamos uma campanha em que convidamos a diretora de operações para contar sua trajetória, que havia começado como operadora de rampa. Ela havia sido a primeira mulher a ocupar o cargo, que era extremamente masculino. Quando damos espaço para histórias de mulheres, contribuímos para que outras possam se enxergar em diferentes locais no mercado de trabalho", afirma Angélica Madalosso.
- Desenvolvimento profissional e pessoal
Segundo levantamento da consultoria Grant Thornton, que ouviu 250 empresas brasileiras, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil. Nesse contexto, que tal oferecer uma semana de workshops gratuitos voltados para o desenvolvimento profissional das mulheres na empresa?
O conteúdo pode ser relacionado às áreas de atuação das colaboradoras, mas também pensar em treinamentos voltados para soft skills, com temas como liderança e comunicação, por exemplo.
- Programa de mentoria
Pensando em ações de longo prazo, uma alternativa é organizar um programa de mentoria em que mulheres em posições de liderança na empresa orientem e aconselhem colegas que não ocupam cargos de gestão. O ideal é que essa ação seja acompanhada de um plano de carreira dentro da organização.
Nada melhor do que a data para lançar o programa ou lançar novas turmas, mostrando que a empresa está empenhada no desenvolvimento de suas colaboradoras.
- Premiação e reconhecimento
É importante reconhecer e premiar as mulheres que se destacaram em suas áreas. Além de certificados, vale apostar em folgas e bonificações em dinheiro, bem como em campanhas nas redes sociais.
Com o cartão multibenefícios da Flash, a oferta de premiações pontuais pode ser feita de forma simplificada. Isso porque é possível disponibilizar um saldo no próprio cartão da colaboradora para ela usar do jeito que quiser, de acordo com as categorias pré-estabelecidas pela empresa.
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- Eventos específicos
Promova eventos sociais, como cafés da manhã ou almoços especiais, onde as mulheres da empresa possam se reunir, interagir e compartilhar experiências de forma descontraída.
Essas ações podem ser exclusivas para as mulheres, criando espaços seguros para que elas possam expressar vulnerabilidades e compartilhar experiências entre elas.
- Flexibilidade e benefícios também para dependentes
A data pode ser uma oportunidade para apresentar novos benefícios, que também contribuem para avançar a equidade de gênero.
Implementar incentivos como horários flexíveis, licença-maternidade e paternidade estendida, creche no local de trabalho e subsídios para cuidados com os filhos permitem um maior equilíbrio entre parentalidade e carreira.
Já outros, como licença-menstrual, pode acolher colaboradoras que sofrem com a questão, incentivando que isso não seja um empecilho para a carreira. Como sempre, vale a regrinha de ouvir as colaboradoras antes de implementar os novos benefícios para entender suas demandas e necessidades.
- Momentos de bem-estar
Que tal oferecer momentos de bem-estar, como aulas de ioga, meditação ou sessões de relaxamento? Esses serviços podem ser oferecidos in-company ou por meio de subsídios para aulas em escolas e institutos personalizados.
Antes de implementar as ações, vale rodar uma pesquisa para entender o que as colaboradoras gostariam, de fato.
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- Campanhas para o empoderamento da mulher e de conscientização para toda a empresa
Invista em campanhas de empoderamento que se estendem por todo ano e não se limitam ao Dia Internacional da Mulher para destacar a importância delas na empresa.
Importante também investir em conscientização para todo o quadro de funcionários, com campanhas contra o machismo e pela igualdade, letramento sobre equidade de gênero e treinamentos para a liderança sobre o tema.
“Se a companhia está evoluindo nessa frente, tem iniciativas constantes, pode utilizar o momento não só para celebrar, mas para promover educação interna e para o mercado. O que também torna o meu posicionamento de marca empregadora mais robusto”, diz Angélica Madalosso.
9 - Planos de carreira e vagas afirmativas
Mostre que a luta pela equidade na empresa não se limita a datas importantes e invista em ações e práticas para aumentar o número de mulheres no quadro da empresa.
Uma opção é começar um trabalho proativo para que sempre tenha representatividade feminina no recrutamento. Outra ação é criar programas de recrutamento exclusivos com foco 100% em mulheres.
Por fim, não descarte planos de carreira e recrutamentos afirmativos também para posições de liderança, em que elas ainda são minoria.
Jornalista e mãe do Martin. Além de colaborar com a Flash, é assessora de imprensa na área de música e escreve sobre cultura em veículos de imprensa.