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O que é Endomarketing? Exemplos e 9 ações para engajar colaboradores

Entenda o que é endomarketing e confira 9 estratégias eficazes para engajar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional da sua empresa.

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Em tempos de alta competitividade, a retenção de talentos se tornou uma prioridade, e métodos tradicionais já não são suficientes para manter um dia a dia mais produtivo. Assim, o endomarketing se mostra como uma estratégia cada vez mais valorizada pelas empresas que buscam melhorar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Se a sua organização está enfrentando desafios como alta rotatividade, baixo engajamento ou até mesmo dificuldades para implementar um plano de comunicação interna, este artigo traz respostas importantes.

Acompanhe a leitura e entenda como o endomarketing funciona, suas vantagens e como as organizações podem implementar com alguns exemplos e dicas estratégicas.

Afinal, o que é endomarketing?

O significado da palavra vem da junção do prefixo grego “endo-”, que significa “dentro” ou “interno”, com a palavra “marketing”. Logo,  o endomarketing pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o público interno da empresa: os colaboradores.

Diferentemente do marketing tradicional, no entanto, que foca no cliente externo, o endomarketing visa fortalecer a relação da companhia com seus funcionários. Dessa forma, busca criar um ambiente mais positivo e motivador.

Esse conceito está diretamente ligado à gestão eficiente de pessoas, pois busca valorizar o colaborador como parte essencial do sucesso da organização. Isso envolve construir uma marca empregadora forte, capaz de atrair e reter talentos, por meio de ações voltadas à comunicação, reconhecimento e incentivo ao desenvolvimento.

As ações de endomarketing vão desde comemoração, como dia das crianças, a campanhas de Outubro Rosa e dia das mães, além de diversos outros exemplos aplicados pelas empresas.

Endomarketing e comunicação interna: qual a diferença?

Muitas vezes, endomarketing e comunicação interna são confundidos. É importante, no entanto, entender as diferenças entre os conceitos para aplicar as estratégias corretas diante dos desafios encontrados.

Enquanto o endomarketing foca em engajar e valorizar os colaboradores, a comunicação interna é voltada para a disseminação de informações, garantindo que todos os funcionários estejam alinhados com as metas e políticas da empresa.

Uma comunicação interna bem estruturada serve como base para qualquer ação de endomarketing. Cria um ambiente de transparência e alinhamento essencial para o engajamento e a motivação da equipe.

Essa é uma distinção importante a ser feita antes de implementar um plano de comunicação interna, por exemplo. Ouça seus funcionários e os inclua no processo de decisões da empresa.

A importância do endomarketing nas empresas

Investir em endomarketing é indispensável para organizações que buscam por um crescimento sustentável, mantendo suas equipes motivadas e produtivas. Isso porque os colaboradores engajados não só performam melhor, mas também são mais leais e alinhados aos valores e metas da organização.

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, porém, o impacto do endomarketing não se restringe à gestão de recursos humanos. Ele deve ser uma prioridade integrada em todas as áreas da empresa.

Quando a companhia se preocupa com o bem-estar e a satisfação de sua equipe, ela cria um vínculo mais forte. Assim, contribui para uma maior retenção de talentos, redução do turnover e, consequentemente, dos custos associados a novas contratações. Além disso, fidelizar os profissionais é uma maneira de fortalecer a cultura organizacional.  já que funcionários que permanecem por um longo prazo são mais propensos a disseminar os valores da empresa.

“Pessoas engajadas e que se sentem parte da solução trabalham com mais eficiência, tendem a permanecer na empresa por mais tempo, oferecem melhores entregas e reforçam os valores e identidade da empresa, criando uma cultura de atração de novos profissionais e valorização da marca”, afirma Ricardo Gomes, professor da FIA Business School.

Endomarketing, cultura organizacional e a satisfação do colaborador

Uma pesquisa realizada Sociedade de Pesquisa Acadêmica em Gestão de Recursos Humanos (MARS) enfatiza que um ambiente de trabalho positivo e uma cultura organizacional sólida são cruciais para a retenção de funcionários. Logo, organizações que investem em uma cultura organizacional forte observam uma maior retenção de talentos e um ambiente de trabalho mais coeso.

Dentre as principais descobertas, destacam-se dois pontos:

  • Eventos recreativos e o apoio de gestores para atividades lúdicas no ambiente de trabalho facilitam conexões informais entre os colaboradores, promovendo um ambiente que incentiva a formação de amizades.
  • Essas atividades e o suporte gerencial estão significativamente associados à redução da rotatividade de funcionários, indicando que uma cultura organizacional que valoriza o bem-estar e a interação social contribui para a retenção de talentos.

Ou seja, é possível afirmar que a satisfação no trabalho atua como mediadora entre a cultura organizacional e a intenção de rotatividade. Ou seja, indica que uma cultura forte e positiva é fundamental para a retenção de talentos.

3 principais benefícios do endomarketing

O endomarketing traz uma série de benefícios para os colaboradores e, consequentemente, à empresa, tanto no curto quanto no longo prazo. Essas vantagens incluem não apenas o aumento do engajamento no trabalho, mas também a construção de um ambiente organizacional saudável e colaborativo.

A seguir, destacamos as 3 maiores vantagens das ações de endomarketing nas organizações.

1. Colaboradores mais engajados

Funcionários que se sentem parte integrante do sucesso da empresa tendem a se dedicar mais, o que se traduz em melhores resultados. Por isso, companhias que não conseguem manter a equipe engajada correm o risco de perder colaboradores incríveis, o que pode prejudicar o crescimento e a estabilidade do negócio.

Você sabia que 6 em 10 profissionais estão insatisfeitos com o salário e benefícios? Realizar pesquisas de satisfação periódicas podem ajudar a medir o nível de engajamento e identificar áreas que precisam de melhoria.

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2. Melhora da cultura organizacional

A cultura organizacional é um reflexo direto do quanto os profissionais estão alinhados com os valores da organização.

Ao investir em ações de endomarketing, a empresa consegue consolidar uma cultura que valoriza a transparência, a colaboração e o crescimento mútuo. Isso cria um ambiente propício à inovação e à criatividade, favorecendo também a inclusão e a diversidade.

3. Redução de turnover

Companhias que aplicam o endomarketing tendem a reduzir significativamente o turnover, que é um dos grandes desafios atuais dos profissionais de RH.

Quando os colaboradores se sentem reconhecidos e valorizados, são mais propensos a permanecer na empresa. Ou seja, não só fortalece a equipe, como também reduz os custos e esforços envolvidos em processos de recrutamento e seleção.

Mais do que economia de processos, funcionários de longa data também contribuem para novas integrações e fortalecem o espírito de meritocracia e confiança.

Se sua gestão tem encontrado dificuldades para reter os talentos, aproveite para baixar nosso infográfico gratuito sobre o tema e descubra como reduzir a rotatividade na sua gestão.

9 ações de endomarketing para engajar colaboradores

Aqui estão algumas das principais estratégias de endomarketing que podem ser adotadas para aumentar o engajamento e a satisfação no ambiente de trabalho:

  1. Campanhas de reconhecimento e valorização: o reconhecimento é essencial para manter a motivação dos colaboradores. Crie campanhas que celebrem conquistas individuais e coletivas, reforce a importância de cada colaborador para a empresa.
  2. Ações de integração para novos funcionários: um processo de onboarding bem estruturado garante que novos colaboradores se integrem rapidamente à equipe. Isso pode incluir desde dinâmica de integração até programas de mentoria.
  3. Eventos internos, experiências e ações criativas: eventos internos são ótimos para fortalecer o espírito de equipe. Eles também ajudam a criar momentos descontraídos que melhoram o clima organizacional.
  4. Canais de comunicação interna humanizados: utilizar canais como intranet, aplicativos de comunicação e newsletters pode facilitar o fluxo de informação e garantir que todos estejam informados sobre as novidades da empresa.
  5. Programas de bem-estar e qualidade de vida: iniciativas como plano de saúde, parcerias com academias e programas de saúde mental no trabalho são cada vez mais valorizados e demonstram preocupação com o bem-estar dos colaboradores.
  6. Campanhas de diversidade e inclusão: promover a inclusão de diferentes grupos é fundamental para construir um ambiente de trabalho diverso e inovador
  7. Gamificação no ambiente de trabalho: usar a gamificação pode aumentar o engajamento, tornando as tarefas rotineiras mais divertidas e motivadoras
  8. Enquetes e pesquisas de clima: realizar pesquisas de clima organizacional ajuda a entender a percepção dos colaboradores e tomar decisões estratégicas.
  9. Incentivos à inovação e desenvolvimento pessoal: promova o desenvolvimento contínuo dos colaboradores através de treinamentos, workshops e acesso a plataformas de aprendizado online.

Exemplo de sucesso de endomarketing na Lojas Renner

Lisiane da Silveira, gerente de Cultura, Comunicação Interna e Experiência do Colaborador da Lojas Renner, conta sobre as ações de endomarketing

Reconhecida como uma das maiores varejistas de moda do Brasil, a Lojas Renner é um exemplo de sucesso quando o assunto é endomarketing. Com mais de 21 mil colaboradores atuando nos canais digitais e nas mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai, a organização alcançou o índice de 86% do time engajado em 2023. O dado surpreendente é de uma pesquisa interna anual realizada por uma consultoria contratada pela empresa.

Segundo Lisiane da Silveira, gerente de Cultura, Comunicação Interna e Experiência do Colaborador da Renner, esse indicador representa a força da cultura da empresa, e o trabalho de endomarketing colabora para que a proposta de valor ao colaborador seja melhor percebida por eles.

“Acreditamos na comunicação transparente e no compartilhamento de informações para engajar as equipes com os desafios do negócio e com o propósito de encantamento da empresa. Gente engajada irá encantar nossos clientes, e clientes encantados geram resultados sustentáveis”, diz Lisiane.

Um dos pilares dessas estratégias é o foco no employee experience, refletido em programas de reconhecimento e desenvolvimento pessoal. Entre os exemplos, o forte incentivo ao plano de carreira, onde a empresa oferece capacitação contínua e oportunidades claras de crescimento dentro da organização​, é um dos destaques.

Ações de endomarketing como ferramenta para encarar desafios

A Renner também se destaca pela criação de campanhas de bem-estar e qualidade de vida para seus funcionários. Dessa forma, busca proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor e ativo.

Durante a pandemia, por exemplo, a organização implementou ações com foco em saúde mental e reforçou a importância de uma comunicação aberta e transparente. Esse tipo de ação reforça o vínculo emocional entre a marca e seus funcionários, fortalecendo a marca empregadora​.

A marca também investiu em canais de comunicação humanizados, permitindo que os funcionários participem ativamente das decisões e tenham voz no ambiente corporativo.

Essas ações colocam a Renner como uma referência em endomarketing no Brasil, com resultados claros na retenção de talentos e na melhora do engajamento dos colaboradores.

A empresa entende que o endomarketing não se limita a grandes eventos, mas sim a práticas que envolvem todos os funcionários e reforçam os valores da organização.

Leia também: Quem cuida do RH? Pesquisa inédita da Flash mapeia saúde mental dos profissionais de gestão de pessoas

Dicas para implementar estratégias de endomarketing na sua empresa

Como vimos anteriormente, implementar práticas eficazes de endomarketing pode trazer diversos benefícios. Por isso, preparamos algumas dicas essenciais para você começar a desenvolver uma estratégia eficiente e duradoura.

  • Analise o perfil dos colaboradores: é fundamental entender o que motiva e engaja seus colaboradores. Faça uma análise detalhada e personalize suas ações.
  • Defina metas claras: toda estratégia de endomarketing precisa ter objetivos mensuráveis, como aumento no engajamento ou melhoria do clima organizacional.
  • Use ferramentas adequadas: utilize plataformas de gestão de pessoas que ofereçam soluções para simplificar a comunicação interna e facilitar o engajamento.

Conheça as soluções da Flash para gestão de pessoas

A Flash oferece uma plataforma completa para auxiliar as empresas a otimizar a gestão de pessoas e melhorar a experiência do colaborador.

Confira algumas funcionalidades a seguir:

  • Módulo de treinamentos: o RH pode criar, gerenciar e personalizar treinamentos, garantindo o suporte necessário para desenvolvimento de todos os colaboradores.

  • Gestão do engajamento: O módulo voltado para engajamento de colaboradores oferece soluções para aumentar a motivação e a retenção de talentos.

A Flash facilita a implementação de campanhas de reconhecimento e ações de valorização, permitindo que a empresa crie um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. 

Ferramentas como pesquisas de clima organizacional e feedbacks contínuos são integradas, para entender melhor as necessidades e ajustar estratégias conforme necessário.

O software de gestão de pessoas da Flash transforma a gestão de pessoas em uma experiência centrada no desenvolvimento, engajamento e bem-estar dos colaboradores, proporcionando à empresa um diferencial competitivo no mercado.

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